Qual a diferença de protusão discal e hérnia de disco?

Perguntado por: Hugo Marco Moreira Almeida  |  Última atualização: 8. Juni 2024
Pontuação: 4.6/5 (58 avaliações)

Numa protrusão, o disco está abaulado, mas seu conteúdo (núcleo pulposo), está contido pelo anel fibroso, já numa hérnia extrusa, ocorre lesão do anel fibroso e extravasamento do material discal para o interior do canal vertebral, havendo maior chance de compressão de estruturas neurais.

O que é pior hérnia de disco e protusão discal?

Quando nada disso resolve o problema para alguns casos, a depender da condição de saúde do paciente, uma cirurgia poderá ser indicada pelo médico. É importante destacar que se uma protrusão discal não for tratada, pode evoluir para uma hérnia de disco, que é mais grave.

Quem tem protusão discal precisa fazer cirurgia?

Não, na maioria dos casos não se faz cirurgia para a protrusão discal. Cirurgia para o reparo de um disco vertebral só é indicada em menos de 5% dos casos, e mesmo assim, ocorre excesso de cirurgias de coluna, muitas delas desnecessárias. Cirurgias na coluna podem ser desnecessárias em 60% dos casos.

O que é protusão discal tem cura?

A protrusão discal é uma condição que ocorre quando uma parte do núcleo pulposo do disco (localizado entre duas vértebras da coluna) se projeta para fora, pressionando o anel fibroso, mas sem rompê-lo. Isso pode levar à pressão de nervos da sua coluna, levando à dor, dormência e fraqueza nos seus braços ou pernas.

Qual a diferença entre hérnia e protusão?

Afinal, qual é a diferença das patologias? Como explicado acima, a protusão ocorre quando há uma distensão do anel fibroso. Já na hérnia de disco, ocorre uma ruptura do anel fibroso e o núcleo pulposo projeta-se além do anel, saindo da cavidade que o contém.

Diferença entre PROTRUSÃO e HÉRNIA DE DISCO

17 questões relacionadas encontradas

O que a protusão discal pode causar?

Uma protrusão discal pode ser mais lateral, comprimindo um nervo, causando radiculopatia, ou pode ser mais central, uma protrusão discal de base larga, causando uma estenose de canal vertebral.

É possível reverter protusão discal?

Apesar de o tratamento conservador atuar mais nos sintomas, é possível que, com ele, a hérnia de disco pode regredir. Isso ocorre porque o corpo, sinalizado de que há algo de errado com a coluna, e com a ajuda das medicações e da fisioterapia, é capaz de atuar na regressão das alterações nos discos intervertebrais.

Como é a dor da protusão discal?

A protrusão discal cervical, por exemplo, é acompanhada de dor na região do pescoço, na face, no ombro, nos braços e dedos. Isso acontece devido à pressão do abaulamento discal sobre raízes nervosas, que se irradia por toda região dos membros superiores e do tronco.

Quem tem protusão discal pode trabalhar normalmente?

Na grande maioria dos casos essa doença não possui relação com atividade laboral o ideal é consultar com o seu médico para realizar uma investifgação que busque determinar a existência de nexo causal.

Quanto tempo dura uma crise de protusão discal?

Uma crise de hérnia de disco dura de cerca de 2 meses em 80% dos casos, com ou sem tratamento, os 20% restantes se tornam crônica, um quadro clínico onde o paciente terá a patologia por toda a vida. Para diagnosticar uma crise de hérnia de disco crônica ou aguda, o paciente deve ser submetido a uma avaliação médica.

Quais os direitos de quem tem protusão discal?

A protusão discal não tem cura, o que pode levar à uma incapacidade total e permanente e, consequentemente, à aposentadoria por invalidez.

Quem tem protusão discal tem direito a aposentadoria por invalidez?

Hérnia de disco dá direito à aposentadoria por invalidez

Essa condição pode causar dor intensa, limitações de movimento e até mesmo incapacidade para realizar atividades diárias. Muitos trabalhadores se perguntam se a hérnia de disco pode levar à aposentadoria por invalidez. A resposta é sim, em alguns casos.

Qual médico trata protusão discal?

Neste caso, o procedimento é feito por um ortopedista cirurgião ou neurocirurgião.

O que é protusão discal L4 e L5?

O que é abaulamento discal difuso em L4-L5? A condição refere-se a uma protrusão do disco intervertebral entre as vértebras lombares L4 e L5, que pode afetar ainda toda a região de seu entorno. Este é um dos tipos mais comuns de abaulamento discal.

O que significa L4 L5 e L5 S1 na coluna?

Cada “L” representa uma vértebra lombar numerada sequencialmente. L4 está acima de L5, que, por sua vez, fica acima de L5-S1. Se você tem uma lesão em algumas dessas vértebras, pode ter direito a benefícios relacionados a problemas na coluna, como auxílio-doença e aposentadoria por invalidez.

Como aliviar dores de protusão discal?

O tratamento conservador para protusão discal é baseado em atividades para condicionamento da musculatura e melhora postural, envolvendo mudanças dos hábitos como as adaptações da postura durante o trabalho (ergonomia).

Como aposentar com protusão discal?

Para se aposentar por invalidez por hérnia de disco lombar, precisará pedir o auxílio por incapacidade temporária primeiro. Os requisitos são bem parecidos com os da aposentadoria por invalidez, o que muda é só a incapacidade, que precisa ser total e permanente para a aposentadoria.

Qual é o CID da protusão discal?

CID M51. 1 – Transtornos de discos lombares e intervertebrais.

Qual tipo de hérnia de disco dá direito a aposentadoria?

O direito à aposentadoria devido a uma hérnia de disco não está condicionado ao tipo específico de hérnia, mas sim à gravidade dos sintomas e ao impacto na capacidade de trabalho do indivíduo. Portanto, tanto a hérnia de disco lombar quanto a cervical podem resultar em incapacidade, contanto que causem limitações.

Como surge uma protusão discal?

Quando por algum motivo esses discos sofrem desgaste, ocorre esse processo que se chama protusão discal, que é um deslocamento do disco intervertebral para fora de seu lugar ideal. Esse disco se projeta, ficando abaulado, porém o anel externo não é rompido.

O que significa protusão discal em L5 e S1?

Clinicamente, a protusão discal representa um sinal de degeneração do disco(no caso L5-S1). Forame é o espaço por onde a raiz nervosa passa, podendo ser um local de compressão da raiz em casos de hérnia de disco.

O que significa abaulamento discal em L4 L5 e L5 S1?

O que significa abaulamento discal L4 L5 e L5 S1? Quando um abaulamento discal ocorre nas vértebras L4-L5 ou L5-S1, significa que o disco intervertebral entre a quarta e a quinta vértebras lombares, ou entre a quinta vértebra lombar e o primeiro segmento sacral, está afetado.

Como dormir com protusão discal?

A melhor posição para dormir é de lado e com um travesseiro entre os joelhos; ou de barriga para cima, com um travesseiro atrás do joelho. O tipo de colchão não deve ser muito duro, nem mole demais. Em geral, devem ser semiortopédicos, porém não há regra. É uma escolha individual.

Qual a diferença entre protusão discal e abaulamento?

Abaulamento discal: mínima deformação do disco; Protrusão discal:deformação maior do anel fibroso externo ainda íntegro; Extrusão discal:ruptura do anel fibroso externo e expulsão de fragmento central do disco; Sequestro:semelhante à extrusão discal, porém com presença de fragmento livre de disco.

Quem tem protusão discal pode fazer musculação?

De acordo com o médico ortopedista e especialista em coluna do grupo Spine, Dr. Nilo Carrijo, a musculação é sim uma das atividades físicas de fortalecimento recomendadas para quem tem hérnia de disco. A prática também pode ser benéfica para outras doenças da coluna, como artrose.

Artigo anterior
Quantas horas por semana um anestesista trabalha?
Artigo seguinte
Quem é responsável pelo plano Nacional de educação?