Como tratar síndrome do intestino irritável naturalmente?

Perguntado por: Laura Liliana Lopes Torres  |  Última atualização: 25. Juni 2025
Pontuação: 5/5 (50 avaliações)

Tratamentos para síndrome do intestino irritável
  1. 1 – Cortar alimentos que possam desencadear uma crise. ...
  2. 2 – Enriquecer a alimentação com os alimentos que ajudam a diminuir os sintomas. ...
  3. 3 – Ter hábitos alimentares controlados. ...
  4. 4 – Tomar muita água. ...
  5. 5 – Reduzir o estresse. ...
  6. 6 – Usar os medicamentos adequados.

Como me curei de síndrome do intestino irritável?

Tratamento da SII
  1. Consumir uma dieta normal e evitar alimentos que produzem gases e que causam diarreia.
  2. Aumentar o consumo de fibra e de água no caso de constipação intestinal.
  3. Às vezes medicamentos.

O que é bom tomar para síndrome do intestino irritável?

Laxantes, como Lactulose ou Sulfato de magnésio, em casos de prisão de ventre para estimular o funcionamento do intestino; Antidepressivos ou ansiolíticos,como Duloxetina ou Amitriptilina, podem ser indicados caso os sintomas da síndrome estejam associados a quadro de depressão ou ansiedade.

O que piora a síndrome do intestino irritável?

Leite e seus derivados, bebidas alcoólicas ou gaseificadas, bem como os FODMAPS (alho, cebola, beterraba, couve, maçã, pera, manga, melancia, abacate, feijão, ervilha, trigo, centeio e castanhas são alguns exemplos) costumam piorar o quadro do paciente com SII.

Qual Anti-inflamatório para síndrome do intestino irritável?

Irritratil 200mg Com 30 Cápsulas Aché

Quatro dicas de como tratar a síndrome do intestino irritável

34 questões relacionadas encontradas

Quais alimentos pioram a síndrome do intestino irritável?

A dieta para a síndrome do intestino irritável deve ser de fácil digestão, evitando o consumo de alimentos estimulantes da mucosa gastrointestinal, como o café e alimentos apimentados, alimentos ricos em gordura e açúcar, e regulando o consumo de fibras.

O que não pode comer com síndrome do intestino irritável?

Síndrome do Intestino Irritável: o que não comer?
  • Vegetais: aspargos, alcachofras, brócolis, cebola, alho-poró, alho, quiabo, ervilhas,
  • beterraba, favas, couve-de-bruxelas, couve e erva-doce.
  • Cereais: centeio e trigo quando consumidos em grandes quantidades (por exemplo, biscoito, pão, cuscuz, biscoito, macarrão).

Onde dói quem tem síndrome do intestino irritável?

A síndrome do intestino irritável é caracterizada por desconforto ou dor abdominal recorrente com pelo menos duas das características a seguir: relação com evacuação, associação com alterações na frequência de evacuação ou consistência das fezes.

Quanto tempo dura a síndrome do intestino irritável?

Os sintomas tendem a ir e vir com o tempo, e podem durar dias, semanas ou meses. Normalmente, trata-se de uma condição para a vida que pode ter impacto na vida do doente. Apresentamos alguns sintomas frequentes de SII: Dor de estômago ou cólicas que, geralmente são piores depois de comer e melhoram depois de defecar.

Qual exame detecta a síndrome do intestino irritável?

Embora não exista um exame específico para diagnosticar a síndrome, é possível fazer testes para descartar outros problemas e doenças similares. Exames de sangue, culturas de fezes e até mesmo colonoscopias e outros exames de imagem podem ser necessários.

Qual o melhor suco para intestino Irritável?

Principais opções de sucos laxantes
  • Suco de mamão, ameixa e aveia. Ingredientes: ...
  • Suco de pera, uva e ameixa. ...
  • Suco de beterraba, cenoura e laranja. ...
  • Suco de mamão, laranja e ameixa. ...
  • Suco de maracujá, couve e cenoura. ...
  • Suco de morango e kiwi. ...
  • Suco de espinafre e ameixa. ...
  • 13 remédios caseiros para soltar o intestino preso.

Como saber se o meu intestino está inflamado?

Sinais de alerta e sintomas

Fadiga e cansaço frequentes. Perda de peso não intencional (5% do peso habitual) nos últimos três meses. Urgência para evacuar. Lesões na região do ânus de difícil cicatrização.

Qual o melhor probiótico para quem tem síndrome do intestino irritável?

No caso da SII, os gêneros Lactobacillus e Bidifobacterium são os mais indicados. Portanto, se você está sofrendo com os sintomas da síndrome do intestino irritável, pergunte ao seu médico sobre a suplementação de probióticos. É importante lembrar que o uso de probióticos é um pilar importante do tratamento da SII.

É perigoso a síndrome do intestino irritável?

Além do desconforto provocados pelos diversos sintomas, ela não provoca qualquer tipo de alteração nos intestinos, por isso este problema não é perigoso para a saúde, nem aumenta o risco de se ter câncer.

O que acontece se não tratar a síndrome do intestino irritável?

Trata-se de uma doença crônica que, ao contrário do que temem alguns pacientes, não evolui para câncer de intestino, nem oferece riscos maiores, mas pode afetar a qualidade de vida e ser muito incapacitante.

Como são as fezes de quem tem síndrome do intestino irritável?

Alteração no hábito intestinal

As fezes são endurecidas e eliminadas com grande dificuldade (fezes em “cíbalos” ou “caprinas”), com dor anal, e aparecem fissuras e hemorróidas que podem gerar sangramento. Às vezes, o calibre das fezes está diminuído (fezes em “fita”) em virtude do espasmo colônico e retal.

Como é a vida de quem tem síndrome do intestino irritável?

A Síndrome do Intestino Irritável pode afetar múltiplos aspectos de sua vida: trabalho, social, doméstico e familiar. No dia a dia, pode ser difícil atuar de uma forma que pareça normal. Para algumas pessoas com SII, isso significa se afastar de situações sociais ou ter dificuldade em trabalhar.

O que comer quando se tem síndrome do intestino irritável?

Baixo teor FODMAPS: alface, espinafre, abobrinha, cenoura, tomate, banana, uva, kiwi, maracujá, itens sem lactose, carne, peixe, frango, tofu, itens sem glúten e amêndoas.

Qual o médico que cuida da síndrome do intestino irritável?

Ao procurar um coloproctologista, ele irá avaliar o quadro apresentado pelo paciente e, com base na exclusão de outras doenças com características semelhantes e por meio de exames complementares, será possível chegar ao diagnóstico da síndrome do intestino irritável.

Qual a causa da síndrome do intestino irritável?

Problemas de saúde mental, como ansiedade, estresse e depressão; Variações hormonais, como na menopausa; Maus hábitos alimentares; Histórico familiar do problema.

Quem tem síndrome do intestino irritável pode comer banana?

As frutas também contêm muitas fibras e são de fácil digestão. Algumas pessoas não reagem bem a algumas delas, como melancia, manga e maçã, mas isso deve ser avaliado individualmente. Veja exemplos de frutas que podem ser consumidas: banana, coco, laranja, limão, uva e abacaxi.

Quem tem síndrome do intestino irritável pode tomar café?

Café em si é uma bebida baixa em FODMAP, porém, o que colocamos no café pode mudar isso, como adoçantes artificiais ou açúcar de coco. Se for necessário adicionar leite, prefira leite sem lactose, ou bebidas vegetais. O café pode ajudar pessoas com SII constipadas, e piorar sintomas de pacientes com SII diarreica.

Quem tem síndrome do intestino irritado pode comer pão?

Não deve comer. De acordo com a Universidade de Monash, na Austrália, neste caso, devem ser evitados entre outros alimentos os pães feitos com trigo ou centeio, e leite. No caso deve optar por pão sem glúten e leite sem lactose. As pessoas que sofrem da SII tem medo de se alimentar.

Qual o melhor antidepressivo para síndrome do intestino irritável?

Os antidepressivos recomendados pelas guidelines para o tratamento da SII são os ADT e os SSRI, embora os primeiros tenham uma recomendação mais forte.

Quem tem síndrome do intestino irritável pode comer pizza?

NÃO FAÇA – Alimentos a evitar

Bebidas carbonatadas ou bebidas gasosas como refrigerantes, cerveja…; Alimentos ou bebidas que contêm cafeína como chá, coca, chocolate…; Alimentos que contêm muito ácido, como tomates, produtos à base de tomate, e laranjas; Alimentos apimentados, gordurosos ou processados6.

Artigo anterior
Quantas horas por dia fica no quartel?
Artigo seguinte
Que parte do porco é feita a linguiça?