Como tratar retina descolada?

Perguntado por: Diogo Manuel de Carvalho  |  Última atualização: 21. April 2022
Pontuação: 5/5 (48 avaliações)

O tratamento de descolamento de retina geralmente é feito através de uma moderna cirurgia oftalmológica chamada de Vitrectomia. A vitrectomia é utilizada para o tratamento de diversas doenças da retina, entre elas casos de descolamento.

O que acontece quando a pessoa descola a retina do olho?

O descolamento da retina tracional ocorre quando o tecido fibroso ou fibrovascular, causado por inflamação ou neovascularização, repuxa a retina sensorial, separando-a do epitélio pigmentado da retina. Alguns descolamentos da retina resultam de traumatismos, incluindo os da órbita e os cranianos.

O que fazer para curar a retina descolada?

São a fotocoagulação com laser e a criopexia, que favorecem o acondicionamento da retina na sua posição original. Para casos mais graves são indicadas as cirurgias, que buscam vedar o espaço existente no vítreo. São elas a retinopatia pneumática, a retinopexia e a vitreoctomia.

Como saber se a retina está descolando?

Raramente a retina descolada causa de dor, geralmente os sintomas do descolamento de retina são de visão turva ou embaçada, flashes de luz, a sensação de que há insetos voando diante dos olhos e até mesmo a perda súbita da visão.

Como recuperar a retina do olho?

O tratamento indicado para este caso é a fotocoagulação a laser, aplicado diretamente sobre a região afetada, promovendo um reforço na estrutura do tecido retiniano, prevenindo um possível descolamento. É comum que esse procedimento possa ser repetido ao longo dos anos.

Descolamento de Retina O que é? Como tratar?

42 questões relacionadas encontradas

O que é bom para fortalecer a retina?

Ricos em vitamina A e betacaroteno. Esses nutrientes são importantes em uma alimentação saudável, pois funcionam como antioxidantes que ajudam a proteger a retina.
...
Exemplos de alimentos alaranjados:
  • Cenoura;
  • Abobora;
  • Mamão;
  • Tangerina;
  • Laranja;

Qual o melhor medicamento para retina?

Atualmente as medicações disponíveis são o ranibizumabe (Lucentis) e o aflibercept (Eylea). Essa nova medicação vem somar opções para aplicação clínica.

O que pode provocar o descolamento da retina?

As roturas ou buracos retinianos são pequenos rasgos que geralmente ocorrem na periferia da retina, que é o tecido que reveste o fundo do olho. Elas ocorrem por descolamento do vítreo (o gel que preenche o interior do olho) quando esse se separa da retina, exercendo uma tração e provocando seu rompimento.

Como cola a retina?

Retinopexia: nesse tipo de procedimento, cola-se uma faixa ou esponja de silicone ao redor dos olhos, para que se comprima e pressione a parte branca dos olhos (esclera) em direção à retina. Desta forma, uma vez apoiada a sua aderência é facilitada.

Qual o preço de uma cirurgia de descolamento de retina?

Com isso, o valor da cirurgia de descolamento de retina pode variar bastante. Porém, em média, esse procedimento fica em torno de 8 e 22 mil reais — ou mais, caso seja necessário algum tratamento pós-cirúrgico.

Quais os sintomas de problemas na retina?

Principais sintomas
  • Pequenas manchas escuras, semelhantes a fios de cabelo, que surgem no campo de visão;
  • Flashes de luz que surgem de forma repentina;
  • Sensação de dor ou desconforto no olho;
  • Visão muito embaçada;
  • Sombra escura que cobre uma parte do campo de visão.

O que fazer para evitar o descolamento da retina?

Isso porque um dos fatores responsáveis pelo descolamento é a alteração do vítreo, o qual vem a se tornar mais liquefeito com o passar do tempo. Contudo, a prevenção do descolamento de retina começa com a realização regular de exames oftalmológicos de rotina a cada um ou dois anos.

Quanto tempo para voltar a enxergar depois da cirurgia de retina?

O repouso deve ser absoluto durante 1 a 2 semanas e retornar as suas atividades após 45-60 dias. Porém, esta estimativa pode variar dependendo do caso. A visão geralmente melhora após algumas semanas do procedimento, mas pode levar meses até o resultado final.

Tem colírio para degeneração macular?

Já a degeneração macular “úmida”, nos estágios iniciais, pode ser tratada com raios laser. O tratamento é realizado no consultório, apenas com o uso de colírios anestésicos, e normalmente é indolor.

Quais são as doenças da retina?

Doenças da retina: quais são
  • Degeneração macular relacionada à idade (DMRI);
  • Descolamento de retina;
  • Retinopatia diabética;
  • Retinopatia hipertensiva;
  • Retinopatia miópica;
  • Doenças reumáticas como lúpus e artrite reumatoide;
  • Infecções como toxoplasmose, tuberculose, herpes e rubéola;

Qual é a melhor vitamina para os olhos?

As 8 vitaminas mais importantes para a saúde ocular
  • 1 – Ácidos graxos ômega 3. Os ácidos graxos ômega 3 são um tipo de ácido graxo poli-insaturado. ...
  • 2 – Luteína e zeaxantina. ...
  • 3 – Vitamina A. ...
  • 4 – Vitamina E. ...
  • 5 – Vitamina C. ...
  • 6 – Vitaminas B6, B9 e B12. ...
  • 7 – Riboflavina. ...
  • 8 – Niacina.

Quais os alimentos que prejudicam a visão?

4 alimentos que prejudicam a saúde dos olhos
  • Óleos vegetais e margarina prejudicam a circulação.
  • Alimentos ricos em gorduras trans são prejudiciais para a saúde dos olhos.
  • Açúcar, diabetes e a má visão.
  • Bebidas alcoólicas em excesso.

Qual o nome da vitamina para os olhos?

A vitamina A é a mais importante para os nossos olhos, pois mantém a córnea clara, lubrifica os nossos olhos e melhora a nossa visão em baixa luz, pois contém uma proteína chamada rodopsina.

É possível recuperar a visão após descolamento de retina?

A retina é uma estrutura muito frágil e sensível. Após a cirurgia vitreorretiniana para descolamento espera-se que a visão tenha sua recuperação somente após seis meses da cirurgia, podendo a partir de então melhrar com o passar do tempo. Porém, após descolamentos dificilmente a visão se recupera totalmente.

Quem não tem retina pode voltar a enxergar?

O descolamento de retina é uma urgência oftalmológica e, na maioria das vezes, é necessária a intervenção cirúrgica para colocar a retina no lugar. Quanto mais rápido o paciente operar, mais chance ele tem de voltar a enxergar. Há alguns casos também que o descolamento pode ser corrigido com laser e gás.

Quem faz cirurgia de retina pode assistir televisão?

No entanto, não há contra-indicação formal, ou seja, não há nada comprovado que usar a visão no pós-operatório te faça algum mal ou deixe sequelas. Portanto, cautela, vá devagar, conforme for se sentindo confortável, mas pode!

Qual o tempo de recuperação de uma cirurgia de descolamento de retina?

O procedimento dura aproximadamente 1 hora. O pós-operatório pode variar entre sete e 15 dias. Orientações ao paciente: Para uma recuperação mais eficaz, o paciente deve repousar, utilizar corretamente os medicamentos indicados e marcar consultas periódicas.

Quais os cuidados após cirurgia de retina?

Saiba tudo sobre o pós-operatório de cirurgia de descolamento de...
  1. Não dirigir;
  2. Tomar os medicamentos prescritos pelo médico;
  3. Evitar a prática de exercícios físicos e carregamento de peso;
  4. Caso o gás tenha sido utilizado, não viajar em aviões, pois pode ocorrer uma pressão ocular;

Como dormir após cirurgia de retina?

Em geral, a posição mais indicada para dormir depois da cirurgia de retina é com a cabeça elevada, como acontece com os pacientes que se submetem à vitrectomia. No entanto, para outros tipos de procedimento, o médico pode recomendar que se durma de bruços por até 30 dias, de modo a proteger o lado do olho afetado.

Como é feita a cirurgia de retina descolada?

Esta cirurgia é feita com a injeção de gás dentro do olho para que este obstrua o buraco ou a rasgadura da retina impedindo a passagem de líquido por ela e com isso propiciando tratamento do descolamento de retina.

Artigo anterior
Qual a chance de um casamento durar a vida toda?
Artigo seguinte
O que é creatinofosfoquinase CK total?