Como tratar DQO?

Perguntado por: Duarte Lisandro Araújo de Melo  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.6/5 (21 avaliações)

As opções são aeração de superfície, aeração por bolhas pequenas e aeração a jato. O tratamento seguinte pode ser o de filtração, desnitrificação (para atingir concentrações de nitrogênio muito baixas) ou amolecimento dos efluentes.

O que faz aumentar a DQO?

O aumento da concentração de DQO num corpo d'água deve-se principalmente a despejos de origem industrial.

Como reduzir DBO e DQO?

Se a DQO for maior que o dobro da DBO, a maior parte do material tratado provavelmente não é biodegradável. Então, recomenda-se usar os tratamentos físico-químicos (coagulação-floculação e precipitação química).

O que significa DQO alta?

DQO é a Demanda Química de Oxigênio e se refere à quantidade de oxigênio que os processos químicos precisam para degradar os materiais orgânicos. A DQO alta significa que o material orgânico consome muito oxigênio no processo de degradação. A DQO baixa significa o inverso.

Como reduzir a DBO?

As Estações de Tratamento de Efluentes devem atuar para reduzir a carga orgânica e, consequentemente a DBO.

Como realizar análise da DQO - Demanda Química de Oxigênio [Método Espectrofotômetro]

45 questões relacionadas encontradas

O que significa DBO alta?

A DBO é um padrão importante no dimensionamento de Estações de Tratamento de Efluentes (ETE). A DBO elevada no meio indica que há muita matéria orgânica presente. E em contrapartida – a DBO sendo baixa: significa que não há poluição envolvida nos mananciais e rios.

O que é DBO e para que serve?

A Demanda Bioquímica de Oxigênio, mais conhecida pela sua sigla DBO, representa a quantidade de oxigênio necessária para que a flora microbiana degrade a matéria orgânica presente em determinado ambiente aquático. Essa degradação ocorre por meio de processos oxidativos, sobretudo pela respiração.

O que é DQO e para que serve?

A DQO é o único método utilizado para medir a quantidade de resíduos industriais na água, que não podem ser medidos pela DBO, sendo uma análise indispensável em estações de tratamento de água e efluente.

O que significa análise de DQO?

A Demanda Química de Oxigênio (DQO) é uma análise muito importante no tratamento de águas e efluentes, pois determina a efetividade do tratamento dos efluentes, ajudando a diagnosticar problemas no seu tratamento.

Qual a importância da DQO na análise do efluente?

Realizar o teste de DQO é importante para a determinação da efetividade do tratamento dos efluentes. Ajuda a diagnosticar e identificar problemas no tratamento até então vigente. É, assim como a Demanda Bioquímica de Oxigênio (DBO), uma das melhores formas de entender o nível de poluição em que o efluente se encontra.

Qual a relação entre DBO e DQO?

Normalmente, o resultado médio de DBO é dividido pelo resultado médio de DQO para encontrar um "fator de conversão" entre os dois parâmetros. Então se multiplicaria seus resultados de DQO por esse fator para estimar. Os valores de DQO são quase sempre mais altos que os valores de DBO para a mesma amostra.

O que significa quando um esgoto sanitário apresenta o valor da DBO maior que o valor da DQO?

Pode-se concluir que quanto maior for a relação DQO/DBO, maior será eficiência do tratamento biológico.

Quais são interferentes da análise de DQO?

III - Interferentes

- o sulfato de prata, utilizado como catalisador, pode reagir com cloretos, brometos, e iodetos produzindo precipitados diminuindo a sua ação catalítica. Para evitar a interferência principalmente de cloretos utiliza-se sulfato de mercúrio.

Quais são os principais interferentes nas análises de DQO?

2.4 Interferentes da DQO

Zuccari (1996) demonstrou ser imprescindível a presença de mercúrio(II) para sofrer complexação pelo ânion e consumi-lo para evitar sua interferência, numa proporção de 12 partes em massa de sulfato de mercúrio(II) para uma parte em massa de cloreto.

Qual a função da DQO?

Como o método de DQO funciona? A Demanda Química de Oxigênio é determinada pela acidificação na amostra de água e, em seguida, pelo aquecimento 150°C por duas horas. Este aquecimento faz com que a amostra seja oxidada. Mesmo com o calor, esta reação não acontecerá espontaneamente e precisa de um catalisador.

Como é feita a análise de DQO?

Análise da DQO

O método padrão para determinação da DQO utiliza dicromato de potássio (K2Cr2O7) como agente oxidante. Embora haja dois métodos distintos para a quantificação do dicromato não oxidado, a saber métodos titulométrico e colorimétrico, o procedimento de preparo e digestão das amostras é o mesmo para ambos.

Como fazer um teste de DQO em uma amostra de água?

Digestão das amostras: 1. Ligue previamente o digestor para que a temperatura desejada (150 °C) seja atingida; 2. Atingida a temperatura de 150 °C, introduza os tubos de DQO no digestor e ajuste o timer para operar por duas horas (120 minutos).

Como calcular a DQO?

c) método do calor de diluição e aquecimento externo a 140°C - 150°C, em frascos abertos mg L-1 de DQO = D (5/V) (A + 0,007)/3,022.10-4, ou mg L-1 de DQO = 16545 (A + 0,007)D/V (4) Page 10 Zuccari, Graner & Leopoldo - Determinação da demanda química de ... - 78 Energ. Agric., Botucatu, vol. 20, n.4, 2005, p.69-82 ...

O que significa o parâmetro Demanda Química de Oxigênio DQO e qual a sua importância ambiental?

A Demanda Química de Oxigênio, identificada pela sigla DQO, é um parâmetro indispensável nos estudos de caracterização de esgotos sanitários e de efluentes industriais, ela avalia a quantidade de oxigênio dissolvido (OD) consumido em meio ácido que leva à degradação de matéria orgânica.

O que é DQO e OD?

Oxigênio dissolvido (OD), demanda bioquímica do oxigênio (DBO) e demanda química do oxigênio (DQO) foram utilizados como parâmetros para se avaliar o grau e capacidade de autodepuração do ribeirão Lavapés, que atravessa a cidade de Botucatu - SP.

Por que analisamos DBO e DQO em águas efluentes?

Despejos com elevada DQO e DBO, ao adentrarem o corpo receptor, podem provocar a morte de peixes e outros organismos aeróbios do habitat, visto que o oxigênio ali presente poderá ser consumido em processos de oxidação que nada tem a ver com a respiração destes.

Onde podemos usar a DBO?

Em estações de tratamento de esgoto, a DBO é um parâmetro utilizado para verificar a eficiência na decomposição de matéria orgânica, pois, se a DBO está elevada, quer dizer que a matéria orgânica está sendo consumida. De acordo com a legislação, a DBO máxima no esgoto deve ser de 60 mg/L.

Qual é a função da DBO na natureza?

A DBO ajuda no combate à poluição. A Demanda Bioquímica de Oxigênio (DBO) corresponde à quantidade de oxigênio necessária para ocorrer a oxidação da matéria orgânica biodegradável sob condições aeróbicas.

Como é feita a análise de DBO e qual a sua finalidade?

A DBO significa, quantas partes do OD é preciso para degradar a matéria orgânica. E como é feita a análise? Basicamente, sua determinação consiste em medidas da concentração de OD nas amostras, diluídas ou não, com a presença de bactérias, antes e após um período de incubação de 5 dias a 20°C.

Artigo anterior
Como calcular a massa específica do aço?
Artigo seguinte
O que acontece se a empresa demitir um funcionário doente?