Como tratar ataxia sensitiva?

Perguntado por: Valentim Pedro Gomes de Faria  |  Última atualização: 10. März 2025
Pontuação: 4.1/5 (11 avaliações)

O tratamento da ataxia deve ser feito por meio do tratamento da condição que está causando esse sintoma. Em alguns casos, é possível realizar fisioterapia ou mesmo terapia ocupacional para auxiliar na retomada do controle da coordenação motora pelo paciente.

O que fazer para aliviar ataxia?

O tratamento para ataxia depende do tipo e da gravidade da doença, devendo ser orientado pelo neurologista, que pode recomendar o uso de remédios antiespasmódicos e relaxantes, como o baclofeno e tizanidina, ou até mesmo, injeções de botox para aliviar a contração dos músculos provocados pelas alterações cerebrais ...

O que causa ataxia sensitiva?

As ataxias sensoriais ocorrem devido à falha na transmissão da propriocepção ou informação sensorial de posição para o SNC; perda de força e alterações sensoriais podem simular uma ataxia motora, e alterações na propriocepção podem piorar bastante os sintomas de ataxia cerebelar.

Que médico cuida de ataxia?

Olá, o especialista para tratamento de ataxia é o Neurologista, com especialização em Distúrbios do Movimento.

Como fica uma pessoa com ataxia?

Em comum permanecem a perda progressiva da coordenação da marcha, dos movimentos da mão, dos olhos, os distúrbios da fala e o início tardio das manifestações clínicas. Outros sintomas possíveis são a rigidez muscular, diminuição da sensibilidade nos pés e nas mãos, incontinência urinária, perda da memória e cegueira.

ATAXIA (Vídeo Aula) - Rogério Souza

22 questões relacionadas encontradas

O que é ataxia sensitiva?

A ataxia é uma condição neurológica que afeta o controle motor, interferindo na coordenação dos movimentos e no equilíbrio. O distúrbio tem causas variadas e impõe desafios para o paciente que vive com a condição.

Onde a ataxia ataca?

Além de lesão do cerebelo, a ataxia pode ser causada por distúrbios em outras partes do sistema nervoso (por exemplo: tronco cerebral, medula espinhal e nervos periféricos).

Qual a expectativa de vida para quem tem ataxia?

A expectativa de vida depois que os sintomas motores se desenvolvem varia de 5 a 25 anos. Nas mulheres com pré-mutação, os sintomas geralmente são menos intensos, possivelmente devido à proteção pela presença do outro cromossomo X.

Tem cura ataxia cerebelar?

A forma como a ataxia se apresenta, bem como a sua progressao, variam conforme o subtipo da doença, podendo ser mais rápido em alguns casos e mais lento em outros. Por enquanto ainda não existe cura, e os medicamentos utilizados são para ajudar a aliviar alguns sintomas da doença.

Como a ataxia pode afetar a vida pessoal?

Um deles é quando o comando do cérebro não é "ouvido" pelo resto do corpo. Esta falha é causada pela ataxia: a incapacidade de coordenação motora. A pessoa portadora desta doença, seja de que tipo for, tem andar cambaleante, perda de equilíbrio, falta de coordenação motora, dificuldade na fala e na deglutição.

Qual o pior tipo de ataxia?

Para a medicina, incapacitações corpóreas tão severas são denominadas ataxias que, neste caso, são denominadas ataxias espinocerebelares. Por isso, a maioria dos pacientes têm como experiência a depressão, o isolamento social e outros transtornos psicológicos decorrentes.

Quem tem ataxia pode trabalhar?

Sim, a ataxia cerebelar com déficit na reparação do DNA pode gerar incapacidade permanente e omniprofissional. A incapacidade permanente refere-se à limitação funcional duradoura, enquanto a incapacidade omniprofissional impede o desempenho de qualquer atividade laboral.

Quais são os 3 tipos de ataxia?

Há três tipos de ataxia : ataxia cerebelar, ataxia vestibular e ataxia sensorial.

Qual Exame de sangue detecta ataxia?

Este exame é indicado apenas quando o resultado da análise de expansão for negativo. Quando as pessoas falam de ataxias cerebelares (SCA), estão, na verdade, a referir-se a um grupo de doenças neurodegenerativas que causam uma falta de jeito progressiva.

Tem cirurgia para ataxia?

Algumas ataxias podem se beneficiar de cirurgia, porém devem ser muito bem avaliadas e testadas. Existe uma gama de ataxias que não melhoram com os procedimentos cirúrgicos usuais.

O que é ataxia fisioterapia?

A ataxia espinocerebelar (AEC) é uma patologia caracterizada pelo déficit na execução de movimentos coordenados com progressiva os- cilação postural associada à dificuldade de manutenção do equilíbrio e diversas outras alterações motoras.

Quem tem ataxia pode dirigir?

É possível dirigir com ataxia? R: Em muitos casos, pessoas com ataxia podem encontrar dificuldades para dirigir devido às limitações motoras e de coordenação. É importante seguir as regulamentações de trânsito locais e buscar orientação médica sobre a capacidade de condução.

Quem tem ataxia cerebelar pode fazer academia?

Acredita-se que o exercício de força em membros inferiores traz benefícios na qualidade da marcha nos pacientes com distúrbios neurológicos, dentre eles a ataxia, alterando a programação motora e conexões neurais cerebelares que são possíveis de alteração na aprendizagem motora (DIAS et al, 2009).

Qual a marcha da ataxia cerebelar?

A ataxia cerebelar progressiva é uma patologia causada pela lesão cerebelar. Esta lesão é uma das principais causas que afetam a coordenação e a realização da marcha. Os movimentos passam a ser incertos, inseguros e descoordenados, caracterizando a marcha atáxica [5].

Quem tem ataxia cerebelar pode ter filhos?

Para que uma pessoa que tem ataxia de Friedreich transmita a doença para um dos seus filhos, é necessário que o pai também seja portador de uma alteração genética no mesmo gene. Ainda assim, o risco de transmissão de uma doença recessiva é de 25% caso ambos os genitores (pai e mãe) apresentem a alteração genética.

Quantos casos de ataxia existem no Brasil?

No Brasil, existem atualmente 216 pacientes diagnosticados com a ataxia de Friedreich. No entanto, para a representante da Associação Brasileira de Ataxias Hereditárias e Adquiridas, Amália Maranhão, a estimativa é de que existam 4,2 mil pacientes no País.

Quais são os tipos de ataxia cerebelar?

Existem diversas formas de dividir ataxias cerebelares: reversíveis x irreversíveis; genéticas x adquiridas; agudas x subagudas x crônicas.

O que acontece se o cerebelo parar de funcionar?

O cerebelo não funciona bem, o que causa a perda de coordenação. Geralmente, as pessoas não conseguem controlar os braços e as pernas, o que faz elas darem passos amplos e instáveis, quando caminham.

O que é ataxia cerebelar de início precoce?

A Ataxia cerebelar de início precoce, ou G11. 1, é uma doença neurodegenerativa rara que afeta o cerebelo e causa dificuldades no controle motor e coordenação dos movimentos. O diagnóstico precoce e o tratamento adequado são essenciais para melhorar a qualidade de vida dos pacientes e retardar a progressão da doença.

Qual doença que perde a coordenação motora?

Chamamos de ataxia um transtorno neurológico caracterizado pela falta de coordenação de movimentos musculares voluntários e também pela falta de equilíbrio. O comprometimento de movimentos se deve ao fato de o cerebelo, parte do encéfalo responsável pela coordenação motora, ser o principal afetado pela doença.

Artigo anterior
Faz mal tomar muito LUFTAL?
Artigo seguinte
O que pode ser mancha branca na tela da TV?