Como tratar a depressão respiratória?

Perguntado por: Teresa Débora de Valente  |  Última atualização: 29. April 2022
Pontuação: 4.6/5 (71 avaliações)

Na suspeita da intoxicação por opioides e depressão respiratória deve ser utilizada a naloxona, o antídoto para a overdose de opioides é um antagonista do receptor opioide mu-competitivo que reverte todos os sinais de intoxicação por opioides.

O que causa depressão respiratória?

A depressão respiratória Tipo III é um evento sentinela do fluxo aéreo rápido/saturação de oxigênio reduzida associado a queda vertiginosa da SpO2 que pode ser observada em pacientes com apneia obstrutiva do sono. Nessa situação, o paciente depende do despertar para manter a oxigenação.

O que é risco de depressão respiratória?

Foram definidos como casos de depressão respiratória: frequência respiratória < 8 irpm, necessidade do uso de naloxona ou saturação periférica de oxigênio abaixo de 90%.

Quais medicamentos causam depressão respiratória?

No departamento de emergência, a administração parenteral de benzodiazepínicos pode resultar em complicações significativas, sobretudo depressão respiratória e hipotensão, especialmente quando combinados com opioides ou outros sedativos.

Para que serve a naloxona?

Narcan® (cloridrato de naloxona) é um antagonista de opioide indicado para o tratamento de emergência de superdose ou intoxicação aguda por opioide, suspeita ou comprovada, que se manifesta por depressão respiratória e/ou depressão do sistema nervoso central.

Depressão respiratória por psicofármacos?

40 questões relacionadas encontradas

Como age o Naloxona?

COMO AGE. Mecanismo de ação da Naloxona não é bem compreendido. Parece competitivamente deslocar os analgésicos opioides (previamente administrados) dos receptores inibindo seus efeitos (o antagonismo opioide pode precipitar sintomas de abstinência no paciente dependente de opioides).

Como Naloxona age?

Considera-se que a Naloxona age como antagonista competitivo dos receptores opiáceos mi (μ), sigma (σ), capa (k) do S.N.C. Doses baixas de Naloxona (0,4 mg - 0,8 mg) administradas por via intramuscular ou intravenosa previnem ou antagonizam rapidamente os efeitos opiáceos.

Quais os sintomas da depressão respiratória?

Principais sintomas
  • Sensação de falta de ar;
  • Pele, lábios e unhas de coloração azulada;
  • Respiração rápida;
  • Confusão mental;
  • Cansaço excessivo e sonolência;
  • Batimentos cardíacos irregulares.

Quais comprimidos tomar para desmaiar?

BulasMed - Referências completas de medicamentos
  • KALLOPLAST. LANOLINA. ...
  • KOLANTYL Comprimidos. ...
  • Dunason. ...
  • RINISONE. ...
  • FUMASIL. ...
  • Vislin. ...
  • Ácido Ascórbico Hypofarma. ...
  • BENZAC WASH.

Quais os medicamentos que mais causam intoxicação?

De acordo com o levantamento, dez princípios ativos de medicamentos são identificados como os mais freqüentes nos casos de intoxicação. São eles: fenobarbital, diazepam, haloperidol, carbamazepina, bromazepam, fenilpropanolamina, benzodiazepínicos não identificados, paracetamol, fenilefrina e dipirona.

O que é depressão cardiovascular?

Que a depressão é um fator de risco para doenças cardiovasculares a medicina já sabe. Alguns médicos apontam que a melancolia profunda aumenta a concentração de hormônios como o cortisol — e, em excesso, eles danificariam os vasos sanguíneos e o coração.

Porque a morfina vicia?

Morfina vicia: como qualquer medicamento da sua classe, a morfina causa dependência física; o que é completamente diferente de vicio. Deve-se entender que pacientes que necessitam de um medicamento específico para controlar um sintoma ou processo de doença são dependentes da eficácia terapêutica do mesmo.

O que é depressão do sistema nervoso central?

Ela é caracterizada por alterações na atividade cerebral que levam a um quadro duradouro de tristeza ou perda de interesse por atividades corriqueiras. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), 322 milhões de pessoas de todas as idades sofrem com essa doença no mundo.…

O que é depressão pulmonar?

A doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC) é causada pelo bloqueio da passagem do ar pelos pulmões. Além dos problemas respiratórios, a enfermidade diminui a circulação de oxigênio no sangue. Como consequência, o paciente pode apresentar outras patologias. E a depressão é uma das mais frequentes, inclusive.

Como saber se estou com insuficiência respiratória?

Os principais sintomas da insuficiência respiratória são:
  1. Falta de ar;
  2. Respiração curta e rápida;
  3. Peles, lábios e unhas de coloração azulada;

Quais são os efeitos colaterais da morfina?

O mais sério efeito colateral associado à Morfina, bem como a outros analgésicos narcóticos, é a depressão respiratória e em menor grau a depressão circulatória. Além disso pode aparecer ainda:- fraqueza, cefaléia, insônia, palpitações, constipação, anorexia, boca seca, retenção urinária, prurido.

O que fazer para provocar um desmaio?

O que pode causar um desmaio? Há diversos fatores que podem causar desmaios: ficar longos períodos sem comer, exposição demasiada ao sol, sofrer fortes emoções, estar em locais apertados e com pouco ar, cefaleia (dor de cabeça) e problemas no fluxo sanguíneo para o cérebro são uns dos principais causadores.

Quantos comprimidos de dipirona pode fazer desmaiar?

A substância analgésica orfenadrina, quando associada com a dipirona, pode causar boca seca, tremor, alucinações e anormalidade nos batimentos cardíacos. A superdosagem de 2 gramas a 3 gramas da substância, o equivalente ao consumo de mais de 50 comprimidos de uma vez, pode levar ao delírio, coma e até ao óbito.

O que acontece se eu tomar 9 comprimidos?

Oito comprimidos são suficientes para aumentar o risco de excesso de acidez no sangue e baixa acentuada de glicose, causando choque cardiovascular e insuficiência respiratória — distúrbios que podem levar à morte.

Qual o mecanismo de ação da terbutalina?

A terbutalina é um agonista adrenérgico que estimula predominantemente os receptores β2, produzindo relaxamento da musculatura lisa dos brônquios, inibição da liberação de espasmógenos endógenos, inibição do edema causado por mediadores endógenos, aumento da depuração mucociliar e relaxamento do músculo uterino.

Qual é o mecanismo de ação da morfina?

O mecanismo de atuação da morfina age no sentido de dificultar a ação dos receptores opióides, já que essas estruturas são importantes na regulação normal da sensação da dor.

O que é um antagonista opioide?

Antagonistas opioides

São fármacos que têm o efeito de bloquear os receptores opioides, impedindo opioides endógenos ou administrados de actuar. Naloxona -Usada em casos de overdose para evitar depressão respiratória fatal. Usada também para verificar dependência de opioides.

Como a Naloxona pode atuar como antídoto para intoxicação com heroína?

A naloxona reverte rapidamente a inconsciência e a apneia causadas por opioide na maioria dos pacientes. Se o acesso IV não estiver imediatamente disponível, a administração por via intramuscular, intranasal ou por via subcutânea também é eficaz.

Como usar Naloxone?

Suspeita ou Comprovada - Uma dose inicial de 0,4 mg a 2 mg de Cloridrato de Naloxona deve ser aplicada por via intravenosa. Se não for obtido o nível desejado de reação ou melhora nas funções respiratórias, deve-se repetir a dose com 2 ou 3 minutos de intervalo.

Qual o mecanismo de ação do flumazenil?

Flumazenil, um derivado da imidazo-benzodiazepina, é um antagonista benzodiazepínico que bloqueia especificamente, por inibição competitiva, os efeitos centrais das substâncias que agem via receptores benzodiazepínicos.

Artigo anterior
Quais os peixes que tem vermes?
Artigo seguinte
Quais os principais pontos da BNCC para o ensino de Ciências da Natureza?