Como trabalhar a notícia em sala de aula?

Perguntado por: Yasmin Débora Machado de Soares  |  Última atualização: 1. Mai 2022
Pontuação: 5/5 (42 avaliações)

Jornal falado – uma maneira de trazer a notícia para a sala de aula. Uma dica importante para se trabalhar com os alunos é o “Jornal falado”, pois essa atividade trabalha a leitura de informação prévia: jornal impresso, revistas, além de instigar o aluno a assistir os jornais televisivos.

Como trabalhar o texto notícia em sala de aula?

– Selecione uma notícia de jornal para trabalhar em sala de aula. Peça a um aluno para ler o texto em voz alta.
...
Após a leitura, responda em grupo os elementos estruturais que compõem o gênero notícia:
  1. Que fato aconteceu? ...
  2. Com quem? ...
  3. Quando aconteceu? ...
  4. Onde aconteceu? ...
  5. Como aconteceu o fato?

Como trabalhar gênero notícia?

Observar uma notícia para identificar suas características; Identificar os elementos da estrutura textual de uma notícia; Identificar os elementos da apresentação da notícia; Montar uma notícia organizando as partes do texto de acordo com a estrutura textual e a forma de apresentação desse gênero.

Como trabalhar manchetes em sala de aula?

a) Escolha um fato que tenha acontecido com ele, com sua família ou com alguém conhecido. b) Procure uma imagem, em revistas ou jornais, que tenha relação com o fato escolhido. Caso não encontrem, os alunos poderão representá-lo na forma de desenho. c) Criar a manchete para esse fato.

Como trabalhar notícias com crianças?

É possível também montar um mural fotográfico jornalístico com fotos e/ou desenhos enviados pelas crianças que remetam aos temas de notícias e reportagens lidas. É uma forma de ir aprendendo a pensar e fazer relações e ir construindo sua leitura de mundo.

Como trabalhar o gênero textual notícia em sala de aula do 7° ano do Ensino Fundamental

44 questões relacionadas encontradas

Como trabalhar texto jornalístico?

Confira, agora, três boas práticas para se trabalhar com a leitura de textos jornalísticos em sala de aula!
  1. Promover um debate na sala de aula. ...
  2. Utilizar o formato digital para leitura de textos jornalísticos. ...
  3. Estudar fake news em sala de aula.

Como explicar manchetes?

Uma manchete (do francês manchette) é um título de uma notícia geralmente mais popular ou importante num jornal ou revista, escrito com letras grandes e, muitas vezes, na primeira página antes do titulo (no caso do jornal).

Como as manchetes são compostas?

Manchete: resume a notícia em poucas linhas (2 a 3) e tem o objetivo de atrair o leitor para ler o texto. Texto: os fatos narrados do acontecimento em questão. Deste modo, quem escreve notícias deve ser um bom escritor, pois as palavras devem ter combinações tais que atraiam leitores e telespectadores!

Qual é o objetivo da manchete?

A manchete é um tópico importante da notícia, pois serve não só para atrair a atenção do leitor, dando-lhe conhecer sucintamente o assunto abordado, mas também fornecendo-lhe informações para que ele faça predições a respeito do texto.

Qual é a habilidade EF15LP01?

(EF15LP01) Identificar a função social de textos que circulam em campos da vida social dos quais participa cotidianamente (a casa, a rua, a comunidade, a escola) e nas mídias impressa, de massa e digital, reconhecendo para que foram produzidos, onde circulam, quem os produziu e a quem se destinam.

Como trabalhar notícia no 7 ano?

Observe as partes essenciais da notícia, ou seja, sua estrutura: Manchete (TÍTULO). Subtítulos (TÍTULO AUXILIAR).
...
Responda agora:
  1. Qual é a manchete na notícia?
  2. Há subtítulos? Se sim, quais são eles?
  3. Qual a “lide” da sua notícia? Transcreva-a no seu caderno.
  4. Responda às perguntas do lide:

Como trabalhar o gênero do discurso em sala de aula?

Para que possamos trabalhar de maneira eficiente com os gêneros discursivos no ensino de línguas em sala de aula, é necessário ressaltarmos que, além de propiciar o contato dos alunos com os mais variados gêneros discursivos, o professor deve compreender que não é preciso fazer com que os alunos assimilem ou até mesmo ...

Como fazer um texto de notícia?

É um texto que tem que ser impessoal, não pode ter juízo de valor, não pode emitir nenhuma opinião. Ele precisa ter o objetivo somente de informar a respeito de determinado assunto", explicou. O gênero textual notícia começa a ser escrito pelo chamado lide, que é o primeiro parágrafo texto.

Quais são os elementos essenciais de uma notícia?

O texto jornalístico (de uma notícia ou reportagem) é composto por algumas partes: título, lide, corpo do texto e imagens. Os títulos devem ser claros, informativos e atrativos.

O que é notícia 4º ano?

Informações sobre o gênero: O gênero notícia pode ser entendido como um texto no qual se divulga um fato ou acontecimento, veiculado principalmente por jornais, revistas e rádios, impressos, eletrônicos ou televisivos.

Quais são as partes de uma notícia?

Notícia
  1. A notícia é um texto jornalístico que relata um fato socialmente relevante para amplo público, com intuito de acessibilizar as informações consideradas relevantes. ...
  2. Sua estrutura divide-se em: título, lide, informações secundárias e detalhes.

O que as manchetes têm em comum?

Resposta: Porque, em geral, as manchetes dos jornais buscam chamar a atenção de seus leitores justamente por divulgarem novidades e informações relevantes, ainda não conhecidas do grande público.

Qual é a manchete do texto?

Informações sobre o gênero: Uma manchete é um título de uma notícia de um jornal ou revista, escrita em letras grandes, e tem o objetivo de chamar a atenção do leitor.

Quais são os tipos de manchete?

Manchete Simples – feita com os braços à frente do corpo. Manchete Lateral – feita com os braços posicionados lateralmente ao corpo. Manchete com Mergulho – quando o jogador precisa mergulhar na quadra para realizar manchete.

O que deve constar no primeiro parágrafo de uma notícia?

As informações mais importantes da notícia geralmente aparecem no primeiro parágrafo, chamado “lide”. O lide deve responder a seis questões básicas: o quê , quem, quando, como, onde e por quê. Essa estrutura tradicional permite que logo no início o leitor saiba tudo o que a notícia traz como informação relevante.

Como trabalhar produção de texto no 3º ano?

E a primeira dica que eu já quero deixar aqui, e que é uma dica que vale para todas as séries, é a seguinte:
  1. 1- A produção de texto deve ser desenvolvida constantemente.
  2. 2- Ele precisa entender qual é a finalidade do texto.
  3. 3- Crie repertório escrito.
  4. 4- Trabalhe com gêneros textuais diversificados.

O que é notícia 3 ano?

É um texto narrativo e informativo, pois relata um fato e transmite informações sobre determinado tema. A função da notícia é informar fatos atuais e de interesse social. A notícia também busca ser objetiva e apresentar o fato de maneira rápida, contando o que realmente interessa para o leitor logo no início do texto.

Qual é a habilidade EF35LP06?

A habilidade EF35LP06 consiste em: Recuperar relações entre partes de um texto, identificando substituições lexicais (de substantivos por sinônimos) ou pronominais (uso de pronomes anafóricos – pessoais, possessivos, demonstrativos) que contribuem para a continuidade do texto.

Como deve ser um texto jornalístico?

As principais características do texto jornalístico são a linguagem clara, a objetividade e a apresentação das informações completas sobre o assunto. Em maior ou menor detalhe, o leitor precisa terminar o texto com a sensação de que entendeu tudo o que o texto apresentou.

Artigo anterior
Qual é a flor favorita do Pequeno Príncipe?
Artigo seguinte
Pode fazer Pilates em dias seguidos?