Como tirar a inscrição estadual?

Perguntado por: Gil Gustavo Leal de Paiva  |  Última atualização: 17. März 2025
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A inscrição é concedida pela Secretaria de Estado de Fazenda de Minas Gerais (SEF-MG), mediante solicitação. O pedido deve ser feito exclusivamente pela internet, utilizando-se o aplicativo de coleta de dados da REDESIM.

Como faço para obter a inscrição estadual?

Como obter a Inscrição Estadual? O processo para gerar Inscrição Estadual é realizado através do site do SEFAZ (Secretaria da Fazenda) do estado em que a empresa está localizada.

Como solicitar inscrição estadual em Minas Gerais?

  1. Acessar o Portal REDESIM.
  2. Clicar no link Serviços – Demais Serviços – Acesso a todos os serviços.
  3. No título Passo 2 – COLETA DE DADOS, REGISTRO E INSCRIÇÕES clicar no comando CRIE SUA PESSOA JURÍDICA, para Inscrição Estadual da Matriz. Para abertura de filial, no título NOVA ALTERAÇÃO clicar em INSCREVER NOVA FILIAL.

Como conseguir a inscrição estadual de uma empresa pelo CNPJ?

Acesse o site da Secretaria da Fazenda do estado de registro da sede da empresa, mesmo se houver filiais em outros estados. Procure pela opção de consulta de CNPJ ou inscrição estadual. Basta informar o número do CNPJ da empresa na barra de buscas e seguir as instruções.

Que é MEI têm inscrição estadual?

E o MEI precisa fazer a Inscrição Estadual (IE)?

E quem precisa? O MEI, assim como qualquer outra empresa que tem em suas atividades somente prestação de serviços ou transporte municipal não precisa do Cadastro Estadual, que é a Inscrição Estadual.

TUDO sobre INSCRIÇÃO ESTADUAL ✅ Para que serve? Como tirar a sua?

25 questões relacionadas encontradas

Sou MEI como solicitar inscrição estadual?

O Microempreendedor Individual (MEI) deverá solicitar a abertura da Inscrição Estadual ou a alteração cadastral diretamente no Portal do Empreendedor. Para o envio de documentos, caso sejam feitas exigências pelo Posto Fiscal, os usuários podem entregá-los remotamente via SIPET. ​Não há taxa.

O que acontece se o MEI não tiver inscrição estadual?

Edilan Bohrer: De acordo com a legislação, quem não tiver a Inscrição Estadual após o início da obrigatoriedade está sujeito a multa de 180 Ufirs por mês (R$ 779,92 em valores atuais), limitada a 2.160 Ufirs (R$ 9.359,06). g1: Quem pode ajudar o MEI a fazer esse procedimento e onde pode ser feito?

Quanto tempo demora para sair a inscrição estadual do MEI?

Inscrição estadual do ME

Esse registro é feito automaticamente após 72 horas de formalização no Sistema Integrado de Informações sobre Operações Interestaduais com Mercadorias e Serviços - SINTEGRA, caso não seja gerado neste prazo é necessário ir até na Secretaria Estadual da Fazenda.

Quem tem CNPJ tem que ter inscrição estadual?

Empresas prestadoras de serviços, independentemente do porte ou receita anual, não precisam da Inscrição Estadual.

Quem é isento da inscrição estadual?

Empresas prestadoras de serviço são isentas de pagar o ICMS e, por isso, na maioria dos casos, são isentas da inscrição estadual. No entanto, há algumas exceções, como aquelas empresas que prestam serviços de comunicações e transporte interestadual e intermunicipal – que são serviços que devem recolher ICMS.

Qual valor para abrir inscrição estadual?

Fazer a Inscrição Estadual é gratuito, você não precisa pagar nada pela emissão do documento. O que você pode precisar investir é em um endereço adequado para tal. Como a IE é necessária para atividades de comércio, você precisa de um endereço para comércio para abrir seu CNPJ, seja ele físico ou virtual.

Como ativar inscrição estadual MG?

A solicitação para reativar a inscrição é feita exclusivamente pela internet, utilizando-se a REDESIM. Após a confirmação da solicitação gera um código de acesso, para acompanhamento da solicitação, “protocolo (MGN)” e o “Recibo/Identificação” - http://www.redesim.gov.br/area-do-usuario.

Como descobrir inscrição estadual pelo CNPJ MG?

Web
  1. Acessar o site: http://www.sintegra.gov.br/
  2. No mapa, clicar no estado de Minas Gerais.
  3. Selecionar o tipo de identificação que será utilizada para pesquisar a base de dados de contribuintes.
  4. Digitar os dados do contribuinte que deseja pesquisar, de acordo com o tipo de identificação selecionado.

Quanto tempo leva para sair a inscrição estadual?

Por exemplo, alguns estados levam entre 15 e 30 dias úteis, já outros emitem a Inscrição Estadual em 10 dias úteis.

Para que serve a inscrição estadual?

A Inscrição Estadual (IE) é atribuida aos contribuintes paulistas de ICMS e permite ao estabelecimento a emissão de Notas Fiscais. O Cadesp (Cadastro de Contribuintes de ICMS do Estado de São Paulo) contempla os dados de todos os estabelecimentos que possuem IE.

Como fazer cadastro de pessoa jurídica?

Inscrever ou atualizar CNPJ
  1. Gerar o Documento Básico de Entrada (DBE) ...
  2. Apresentar documentação no Órgão de Registro. ...
  3. Abrir o processo digital. ...
  4. Solicitar a juntada de documentos. ...
  5. Acompanhar o andamento do processo. ...
  6. Obter o resultado.

Quais tipos de empresa não precisam de inscrição estadual?

A empresa será isenta de Inscrição Estadual se for do tipo Microempreendedor Individual (MEI) ou se tiver como finalidade a prestação de serviços.

Que tipo de empresa precisa ter inscrição estadual?

Quais empresas devem ter Inscrição Estadual (IE)?

Empresas que vendem mercadorias – seja presencialmente ou online; Prestadoras de serviço de transporte insterestadual ou intermunicipal; Prestadoras de serviço de comunicação.

Que tipo de empresa precisa de inscrição estadual?

Todos os negócios que possuem produtos físicos precisam da inscrição estadual. Isso porque para que o produto seja entregue ao comprador, ele precisa estar acompanhado da Nota Fiscal.

Como fazer inscrição estadual online?

Para obter a Inscrição Estadual, você deve acessar o site da Secretaria da Fazenda (SEFAZ) do seu estado. Nele, você poderá fazer a solicitação do documento de maneira rápida e fácil.

Qual é a diferença entre CNPJ e inscrição estadual?

O número é similar ao CNPJ, mas, por ser de competência estadual, tem normas e exigências que variam dependendo de onde fica a sede da empresa. Guardadas as especificidades de cada estado, no entanto, o número da Inscrição será sempre composto por nove dígitos, dos quais dois primeiros indicam a unidade federativa.

Quem é MEI têm inscrição municipal?

MEI também precisa de Inscrição Municipal? Mesmo as Microempresas Individuais precisam fazer o registro na Prefeitura e requisitar a Inscrição Municipal.

Porque o MEI precisa ter inscrição estadual?

Com esta Inscrição estadual o contribuinte poderá emitir Nota Fiscal Avulsa Eletrônica (NFA-e) via portal da SEFAZ/MT para operacionalizar seus produtos e mercadorias ou credenciar-se para emitir Nota Fiscal Eletrônica (NF-e).

Sou MEI e não tenho inscrição municipal?

O número da inscrição municipal está no carnê do IPTU em “Cadastro do Imóvel”. Sendo assim, o documento tributário tem envio anual, pela prefeitura ao contribuinte. Contudo, caso não seja possível localizar o número, o responsável pela empresa deve procurar a prefeitura de sua cidade.

Como fazer a inscrição do MEI na prefeitura?

A Inscrição ou Alteração de MEI - Microempreendedor Individual é disponibilizada pela internet : www.portaldoempreendedor.gov.br , para formalizar a Inscrição Municipal no site – www.vreredesim.sp.gov.br, para as atividades permitidas e de acordo com a Legislação vigente.

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