Como testar os ligamentos do joelho?

Perguntado por: Doriana Luna de Carneiro  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.5/5 (74 avaliações)

Descrição do teste: o terapeuta mantém a mão no lado medial do joelho e com a outra mão localizada na altura do tornozelo exerce uma ação no sentido medial tentando abrir a interlinha articular do joelho. O teste deverá ser efetuado a 0o e a 30º para melhor verificar a frouxidão ou lesão ligamentar.

Como saber se foi rompeu algum ligamento do joelho?

No momento que a lesão ocorre, ela pode apresentar os seguintes sinais e sintomas:
  1. Ouvir um estalo alto no joelho.
  2. Dor intensa e aguda com incapacidade para continuar a atividade.
  3. Edema no joelho, que piora após algumas horas do episódio.
  4. Uma sensação de instabilidade ou "falseio" no joelho.

Como identificar lesão de ligamento?

As lesões de ligamento provocam bastante incômodo e outros quadros de acordo com a região acometida. Cada um deles vai depender da parte que foi afetada. Em geral, os sintomas mais comuns são dores, inchaços, dificuldade de locomoção e dificuldade de movimentação do membro.

Como testar ligamento colateral?

O exame físico tem como parte mais importante a indicação sobre a integridade do ligamento. Este exame pode ser feito de maneira direta, através de palpação. Para este exame, o paciente deita-se em posição supina, flexiona o joelho em 90° e coloca o aspecto lateral do tornozelo na superfície da tíbia contralateral.

Como testar o ligamento colateral medial?

O teste deve ser feito tanto com o joelho completamente esticado como com o joelho em ligeira flexão. A abertura apenas com o joelho em ligeira flexão indica uma lesão isolada do Ligamento Colateral Medial, enquanto a abertura com o joelho esticado indica uma lesão associada da cápsula posterior do joelho.

Joelho - Avaliação de LCA e LCP

19 questões relacionadas encontradas

Como testar ligamento colateral medial?

Descrição do teste: o terapeuta coloca uma das mãos no lado lateral da articulação do joelho e com a outra mão segurando no nível de tornozelo exerce uma força no sentido lateral. A abertura da interlinha articular demonstra frouxidão ou lesão do ligamento colateral medial.

Qual exame detecta rompimento de ligamento?

O exame de raios X é feito primariamente para excluir fraturas ósseas, não sendo adequados para evidenciar uma ruptura ligamentar. A tomografia por ressonância magnética (TRM) é adequada a esse propósito.

Quanto tempo demora para curar rompimento de ligamento?

Para indivíduos que exercem atividades de trabalho que não demandem grandes esforços físicos, o retorno ocorre, em média, após 60 dias. Pacientes trabalhadores pesados precisam de um pouco mais de tempo para o retorno: 90 dias.

O que é um estiramento do ligamento?

As lesões dos ligamentos são chamadas de "estiramentos", e são classificadas conforme uma escala de gravidade. Distensões de grau 1. Em um estiramento de grau 1, o ligamento é levemente danificado. Ele foi levemente estirado, mas ainda consegue manter a articulação do joelho estável.

É possível andar com o ligamento do joelho rompido?

Consigo andar com ligamento do joelho lesado? Sim, é possível andar com o ligamento cruzado anterior lesado, principalmente após a melhora da dor que existe logo após a lesão. Porém, podem existir situações de falseio e instabilidade do joelho.

O que acontece se romper o ligamento do joelho?

Quando existe a ruptura de um destes ligamentos, o joelho pode se tornar instável e gerar episódios de falseio, dor e inchaço. Algumas lesões nos ligamentos do joelho são muito ocmuns na prática de esportes, como a do ligamento cruzado anterior.

O que acontece quando se rompe o ligamento do joelho?

Os ligamentos do joelho servem para dar estabilidade a esta articulação, assim, quando um dos ligamentos está rompido ou comprometido, o joelho fica instável e causa muita dor. Na maioria das vezes, uma lesão nos ligamentos do joelho é causada por um grande esforço repentino.

Quanto tempo demora para curar um estiramento no joelho?

Lesões de estiramento muscular, Grau 1: demora cerca de 2 semanas para curar, Grau 2: demora cerca de 8 a 10 semanas para curar; Grau 3: podem demorar até 6 meses a 1 ano para curar.

Como o ligamento se regenera?

Não existe técnica para cicatrizar o ligamento. Vai depender do tipo de ligamento a da extensão da lesão, já que uma lesão parcial pode ser discrera ou extensa. Via de regra, lesões parciais mais simples (ou leve estiramento) evoluem com boa cicatrização em praticamente todos os ligamentos.

Como tratar estiramento do ligamento colateral medial?

Aplicação local de gelo: A maneira correta de gelo uma lesão é a utilização de gelo diretamente para a área lesada por 15 a 20 minutos. Órtese: O seu joelho deve ser protegido contra a mesma força lateral que causou a lesão. Pode ser necessário alterar as suas atividades diárias para evitar movimentos arriscados.

O que é bom para ligamento rompido?

De início, o tratamento para esse tipo de ruptura de ligamento não envolve cirurgia. O especialista, normalmente, recomenda o uso de anti-inflamatórios e repouso para diminuir os sintomas. A maioria tem a liberação para apoiar a perna no chão, mas um auxílio é importante para evitar outros traumas.

Quanto tempo demora para um ligamento voltar?

A reabilitação do ligamento cruzado anterior leva seis meses, em média, e o retorno pleno ao esporte deve ser gradual, após melhoria do condicionamento físico e sob a supervisão de um bom treinador. Para esportes de contato como o futebol, por exemplo, pode-se levar de nove meses a um ano.

Quem tem ligamento rompido pode andar de bicicleta?

Se a estabilidade foi perdida, o tratamento é a reconstrução cirúrgica. Não existe problema algum para andar de bicicleta.

Como identificar ligamento rompido na ressonância?

As manobras mais populares são:
  1. Teste de Lachman. Com o joelho flexionado a 30 graus, testa-se a estabilidade.
  2. Teste da Gaveta Anterior. Estamos com o joelho flexionado a 90 graus.
  3. Teste do Pivot-Shift. Rodamos a tíbia para dentro e testamos a estabilidade.

Qual o melhor teste para se confirmar ou refutar o diagnóstico de uma lesão de ligamento cruzado anterior?

Especificamente para o diagnóstico da lesão do ligamento cruzado anterior, o exame físico ortopédico contém manobras especiais com o objetivo de perceber a instabilidade decorrente da lesão ligamentar. Para uma confirmação diagnóstica, a ressonância magnética é o exame mais aconselhado.

Como tratar lesão no ligamento colateral medial do joelho?

Na maioria das vezes, não é necessário fazer cirurgia, porque o ligamento colateral medial (LCM) cicatriza com mais facilidade que os demais ligamentos do joelho. Mesmo lesões completas do ligamento são passíveis de tratamento sem cirurgia. Note que não fazer cirurgia não significa deixar de tratar a lesão.

Como é feito o teste de Ober?

Teste de Ober: este teste destina-se a detectar a presença de contratura em abdução do quadril. O paciente deverá estar em decúbito lateral, com o membro a ser testado no lado de cima. É realizada a flexão do joelho a 90 graus e abdução do quadril; o examinador então solta o membro.

Como fortalecer o ligamento colateral medial?

O agachamento com um travesseiro é bem simples e ajuda a fortalecer o LCM, bem como uma série de outros músculos e ligamentos na parte interna do joelho. Isso é muito importante, já que eles formam o sistema de suporte do LCM.

Como tratar estiramento de ligamento do joelho?

Dependendo do grau, a lesão pode ser tratada com o protocolo RICE: repouso, gelo, compressão e elevação (em inglês rest, ice, compression, and elevation). A fisioterapia é frequentemente recomendada para recuperar a força articular e a amplitude de movimento.

Artigo anterior
Qual o dia do Deus Sol?
Artigo seguinte
Como funciona um supressor de surto?