Como funciona um supressor de surto?

Perguntado por: Nelson Rodrigues Borges  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.1/5 (65 avaliações)

O dispositivo de proteção contra surtos é um equipamento ligado entre L-PE e que tem impedância (Z) elevada a fim de evitar que o funcionamento do equipamento sofra alterações. Quando ocorre o surto de tensão, a impedância cai ao nível mínimo, o que permite a condução da corrente gerada.

Como saber se o dispositivo de surto está funcionando?

Uma janela de sinalização de estado indica a situação do dispositivo. Um sinal verde significa que o dispositivo ainda se encontra dentro da validade, ao passo que uma sinalização vermelha indica que o DPS já não oferece qualquer proteção e precisa ter o seu varistor substituído.

O que acontece quando o DPS queima?

O maior problema é em casos quando o dispositivo de proteção queima e o curto entre fase e terra é permanente, por esse motivo existe a necessidade de possuir instalado no circuito um dispositivo de desconexão.

O que é um DPS e como funciona?

Dispositivos de proteção contra surtos (DPS) são equipamentos desenvolvidos com o objetivo de detectar sobretensões transitórias na rede elétrica e desviar as correntes de surto. Estes distúrbios, são mais comuns do que muitos imaginam, ocorrendo diariamente em ambientes residenciais, comerciais e industriais.

Como é um DPS por dentro?

Por dentro do cartucho temos apenas um componente elétrico que é o varistor, a peça azul que ocupa praticamente todo o espaço dentro do DPS. ... O varistor é na verdade um VDR (voltage depended resistor), ou seja, o varistor é um resistor dependente da tensão elétrica.

Dispositivo de proteção contra surtos - O que é?

42 questões relacionadas encontradas

Qual DPS usar em residência?

Em geral, são utilizados os seguintes valores:
  • Áreas urbanas, próximas à região central, com prédios equipados com para-raios no entorno: DPS de 12KA a 20KA.
  • Periferia de áreas urbanas, com poucos prédios sem para-raios no entorno: DPS de 30KA a 45KA.
  • Áreas rurais ou edificações afastadas (isoladas): DPS 60KA ou maior.

Qual diferença entre um DPS é um disjuntor?

Já o DPS ou dispositivo de proteção contra surtos, é destinado a proteger os equipamentos elétricos contra picos de tensão geralmente causados por descargas atmosféricas, traduzindo: Também tem a aparência de um disjuntor, e muita gente chama ele de para-raio.

Onde deve ser instalado o DPS?

Segundo a norma NBR 5410, o DPS deve ser instalado em todas as instalações elétrica com o objetivo de prevenir surtos elétricos na rede! A norma permite que a instalação do DPS seja feita tanto antes, quanto depois do disjuntor geral.

Onde devo instalar o DPS?

O DPS deve ser instalado junto ao padrão de entrada da unidade consumidora (caixa de medição) acompanhado de um adequado aterramento com vistas a desviar eventuais defeitos transitórios á terra.

Quais os tipos de DPS?

Os Dispositivos de Proteção contra Surtos (DPS) são classificados em tipos I, II e III, em função do conceito de Zonas de Proteção contra Raios (ZPR). Cada tipo de DPS tem uma finalidade especifica e deve ser instalado no local correto, para que ele cumpra as suas finalidades.

O que é um surto de energia?

Ao atingir a rede elétrica direta ou indiretamente, os raios causam aumento súbito da tensão (voltagem). Esse fenômeno é chamado de surto elétrico, que se propaga até encontrar um ponto de passagem até a terra.

Como o dr consegue detectar uma fuga de corrente?

O dispositivo DR possui um botão de teste, que simula uma fuga de corrente. É usado para testar o funcionamento do dispositivo, por questões de segurança. Alguns profissionais recomendam fazer esse teste pelo menos uma vez por mês, para garantir a segurança. Ele também tem um interruptor de liga/desliga.

Como saber se o Clamper está funcionando?

Clamper tem um LED indicador do bom funcionamento. o usuário que não tem uma indicação visual do estrago. Ai depende aonde será utilizado esse DPS.

Quando usar DPS 175V?

Outro ponto é que devemos analisar a tensão de FASE do sistema. Por exemplo, se temos um sistema BIFÁSICO 220V com tensão de FASE 127V, podemos utilizar DPS monopolares de 175V ou 275V pois a tensão de fase do sistema não ultrapassa o limite máximo de operação.

Como funciona o Clamper?

Como funciona um protetor contra raios? Resposta = O protetor eletrônico Clamper desvia as sobretensões de altíssima potência e curtíssimo tempo de duração, por meio do condutor de neutro, que é aterrado, protegendo assim, os equipamentos eletrônicos ligados na tomada.

Qual condutor é ligado à saída do DPS?

O DPS ideal pode ser descrito como uma “caixa preta”, cujo interior não conhecemos, conectada entre o condutor Linha (L) e o condutor (PE).

Como instalar o DPS no padrão CPFL?

Como instalar o DPS no padrão de entrada? O local para instalação do DPS deve ser na mesma estrutura em que está alojada a caixa de entrada de energia elétrica.

Quem vem primeiro o dr ou disjuntor?

De forma que o Diferencial residual é ligado logo após o disjuntor geral, com a mesma fase sendo ligado no DPS e derivada para o DR.

O que é DPS no quadro de distribuição?

O dispositivo de proteção contra surtos (DPS) é um equipamento que protege os eletroeletronicos e eletrodomesticos de danos quando ocorre surto de tensão na rede elétrica. Os surtos podem ser ocasionados por fatores externos, como descargas atmosféricas e, também, por manobras na rede de distribuição.

Onde colocar dr?

O DR deve ser instalado em série com o disjuntor do circuito que se deseja proteger. A instalação deverá ser feita antes ou depois do disjuntor do respectivo circuito. O ideal é que toda a instalação de uma residência esteja protegida por um dispositivo DR.

Para que serve o disjuntor DS?

O Dispositivo Diferencial Residual, ou DR, é um dispositivo de segurança utilizado em instalações elétricas. Sua função é detectar pequenas fugas de corrente em circuitos elétricos, acionando o desligamento imediato da alimentação e evitando que ocorram acidentes.

Qual a diferença entre os tipos de disjuntores?

Ambos os dispositivos são de proteção contra correntes de curto circuito e sobrecarga, mas a principal diferença que podemos apontar entre eles é que o fusível é descartável, já o disjuntor não, ou seja, quando o disjuntor desarma basta ser acionado novamente e quando ocorre a sobrecarga no fusível, ele se queima e ...

Qual a função de um disjuntor?

O disjuntor atua em função dos níveis da corrente elétrica que atravessa o sistema: quando ocorre alguma sobrecarga, o aparelho desarma e interrompe o funcionamento de toda a rede, impedindo danos ao próprio circuito e aos eletrônicos nele conectados.

Como escolher a tensão do DPS?

Este dado não consta na plaqueta do DPS, mas é importante saber qual a tensão nominal em que o DPS será inserido para poder escolher a Tensão máxima contínua (Uc), já que Un deve ser menor que Uc. Tensão máxima contínua ou Tensão máxima de operação (Uc) : é um valor de tensão sempre maior que a tensão nominal.

Artigo anterior
Como testar os ligamentos do joelho?
Artigo seguinte
Qual é o prazo a ser obedecido a título de intervalo interjornada?