Como ter acesso a CAT?
Perguntado por: Íris Miriam Carneiro Nogueira | Última atualização: 14. Mai 2025Pontuação: 4.4/5 (13 avaliações)
- Pedir o serviço. Entre no Meu INSS; Clique em “Do que você precisa?” e escreva “comunicação de acidente”er; ...
- Receber resposta. Pedido pelo aplicativo ou site do Meu INSS: o documento sai na hora. Aplicativo móvel : Baixe o Meu INSS.
Quem pode ter acesso a CAT?
O próprio trabalhador, seus dependentes, o sindicato, uma autoridade pública ou o próprio médico que o assistiu podem preencher a CAT. O campo refente ao "atestado médico" deverá ser preenchido por um médico, de preferência aquele que atendeu o trabalhador ou algum médico da confiança do trabalhador.
Tem como consultar CAT emitidas pela empresa?
Os dados de acidentalidade discriminados pelo CNPJ da empresa já podem ser consultados no site do Programa Trabalho Seguro da Justiça do Trabalho.
Onde baixar a CAT?
O download do aplicativo CAT pode ser feito no sítio eletrônico do INSS, por meio do link: www.cat.inss.gov.br/servicos/cat/cat.shtm, clicando-se no botão “Download“.
Como consultar CAT de terceiros?
Para verificar se a CAT foi registrada no INSS, basta acessar o site do INSS: www.inss.gov.br, com o número da CAT, os dados do emitente, do acidentado ou da empresa.
COMUNICAÇÃO DE ACIDENTE DE TRABALHO - CAT | PASSO A PASSO
Como consultar CAT pelo nome?
- Pedir o serviço. Entre no Meu INSS; Clique em “Do que você precisa?” e escreva “comunicação de acidente”er; Clique em “Consultar CAT” e depois em “Baixar PDF”. ...
- Receber resposta. Pedido pelo aplicativo ou site do Meu INSS: o documento sai na hora. Aplicativo móvel :
Como imprimir uma CAT já cadastrada?
- Acesse a rotina Comunicação Acidente Trabalho através do menu Relatórios > Previdenciários > Comunicação Acidente Trabalho;
- Preencha Parâmetros de acordo com a necessidade da empresa; - Exemplo:
- Para confirmar, clique em Ok.
Como saber se uma CAT foi emitida?
Está disponível no site do Trabalho Seguro – Programa Nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho – uma ferramenta de pesquisa online para consultar os dados de acidentalidade discriminados pelo CNPJ das empresas.
Como consultar a CAT no eSocial?
Como consultar CAT no eSocial
A CAT pode ser consultada pelo empregador e empregado no próprio site da Previdência Social. Para isso, basta acessar: www.cadastro-cat.inss.gov.br e fornecer o número de recibo do evento no eSocial (número da CAT).
Quem comunica a CAT ao INSS?
Portanto, havendo acidente de trabalho sem o preenchimento da CAT pela empresa, podem formalizá-lo o próprio acidentado, seus dependentes, a entidade sindical competente, o médico que o assistiu ou qualquer autoridade pública (inclusive o próprio perito do INSS quando da realização da perícia).
O que fazer se a empresa não emitir a CAT?
A empresa que não informar o acidente de trabalho dentro do prazo legal estará sujeita à aplicação de multas, conforme previsto nos art. 286 e 336 do Decreto nº 3.048/1999. Na prática, a primeira coisa a se fazer diante de um acidente no ambiente laboral é prestar auxílio médico à vítima, caro.
Quando o funcionário abre o CAT ele pode ser mandado embora?
A resposta para essa pergunta é não! O trabalhador, que foi afastado de seus serviços por mais de quinze dias, não pode ser demitido após sofrer um acidente de trabalho, ao retornar à empresa, pois a lei garante uma estabilidade provisória no emprego por doze meses.
Como emitir CAT pelo e social?
- Registro do empregado e o empregador. ...
- Insira os detalhes do acidente. ...
- Classifique o acidente. ...
- Controle os documentos de saúde do colaborador. ...
- Coloque os dados no eSocial. ...
- S-2240 (Condições Ambientais do Trabalho – Agentes Nocivos) ...
- S-2220 (Monitoramento da Saúde do Trabalhador)
O que o trabalhador ganha com o CAT?
Para os trabalhadores, a CAT representa o acesso ao Seguro de Acidentes de Trabalho (SAT) e ao recebimento de benefícios por incapacidade da Previdência Social, nos períodos de tratamento e recuperação.
Onde a CAT deve ser emitida?
Podendo ser emitida até mesmo online, a CAT chega no banco de dados do INSS em poucos segundos após ser expedida. Somente a partir desse procedimento, o trabalhador acidentado, ou vítima de alguma doença ocupacional, poderá receber o amparo da Previdência.
Precisa da CAT para dar entrada no INSS?
A Comunicação de Acidente de Trabalho (CAT), é um documento que deve ser emitido pela empresa e informado obrigatoriamente ao Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), quando um dos seus trabalhadores se acidentar no trabalho ou quando estiver sofrendo de alguma doença ocupacional. Segundo a Lei nº 8.213, art.
O que acontece se abrir CAT fora do prazo?
Não existe nenhum impedimento para a abertura da CAT fora do prazo. Mas, se a CAT não for aberta dentro do prazo legal, a empresa deverá pagar uma multa, e o valor poderá variar entre o limite mínimo e máximo do salário de contribuição.
Qual o prazo de envio da CAT para o eSocial?
Prazo de envio: a comunicação do acidente de trabalho deve ser registrada até o primeiro dia útil seguinte ao da ocorrência e, em caso de morte, de imediato.
Qual o prazo para fazer a CAT?
O prazo também varia de acordo com o tipo de documento. Em geral, ele deve ser emitido imediatamente após o acidente de trabalho ou acidente de trânsito, com prazo máximo de 01 dia útil após a ocorrência. Já nos casos de doença ocupacional, o CAT deve ser emitido logo após o diagnóstico da doença.
Como identificar o número da CAT?
O "Número da CAT" é o número do recibo deste evento no eSocial. Sendo assim, para os casos de envio da CAT inicial ou por óbito, este campo ficará em branco.
Como consultar CAT sem o número?
Para a consulta sem o número da CAT, é necessário informar todos os dados contidos no formulário.
Como registrar o CAT no INSS?
Ligue para 135. Obrigatória: Informações do empregador (Razão social ou nome, tipo e número do documento, CNAE, Endereço, CEP e Telefone); Informações da pessoa empregada acidentada (dados pessoais, salário, número da Carteira de Trabalho, Identidade, CPF, NIT/PIS/PASEP, Endereço, CEP, Telefone, CBO e área);
Qual é o número da CAT no eSocial?
Havendo essa necessidade, ele deve informar uma CAT inicial para, em seguida, enviar a de reabertura ou comunicação de óbito. Número da CAT: no eSocial, o número da CAT é o número do recibo deste evento.
Como imprimir uma CAT no RM?
Para gerar o relatório acesse no módulo Segurança e Saúde Ocupacional o menu Gestão | RM Reports e expanda a arvore do modulo de TOTVS Gestão de Pessoas e selecione o relatório de CAT. E acesse o menu Processos | Gerar Relatório.
Como retificar dados da CAT?
Para correção da CAT, compareça a uma Agência da Previdência Social." Logo, na hipótese de preenchimento de CAT com incorreção de dados, é necessário que o empregador ou seu representante compareça a uma Agência da Previdência Social (APS) e solicite, formalmente, a alteração das informações do documento.
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