Como tem vírgula depois?

Perguntado por: Mélanie Cláudia Valente  |  Última atualização: 23. Mai 2024
Pontuação: 4.7/5 (28 avaliações)

«Há várias espécies de plantas, como, por exemplo, bananeira, jaqueira, laranjeira, etc.» «Há várias espécies de plantas, como, por exemplo: bananeira, jaqueira, laranjeira, etc.» No entanto, tal como a frase se encontra, é facultativa a vírgula entre plantas e a conjunção como, separando os dois termos.

Tem vírgula depois da palavra depois?

EMPREGO DE VÍRGULA NAS CONJUNÇÕES - PARTE I

Em regra, a vírgula é utilizada antes das conjunções, e não após.

Tem vírgula depois de assim como?

Observação 2: Diante da existência de um sujeito composto, as locuções “bem como” e “assim como” podem vir entre vírgulas se o objetivo é enfocar um dos sujeitos e privilegiar a concordância verbal com o núcleo do sujeito mais importante.

Como por exemplo tem vírgula depois?

Se tais advérbios conectivos ocorrerem noutra posição na oração, usam-se sempre entre vírgulas: 3) «Pode enviar nova versão; a publicação, contudo, ficará atrasada.» Quanto à sequência «como por exemplo» não há um critério rígido: 4) «Tenho vários passatempos(,) como por exemplo fazer paciências e ver televisão.»

Quando usar a vírgula depois do que?

6. Em qualquer das situações anteriores, pode ser colocada uma vírgula depois do que, quando se lhe segue um sintagma explicativo, circunstancial, uma oração, etc. Ex.: Penso que, quaisquer que sejam as circunstâncias, o deves ouvir com atenção.

Vírgula DEPOIS de E

45 questões relacionadas encontradas

Quando usar vírgula antes de como?

Resposta: Depende do contexto, se é mais uma comparação ou uma exemplificação. Neste caso não tem vírgula: "São pratos famosos como o quibe, a esfirra e o tabule”.

O que não pode usar depois da vírgula?

Para acertar no uso da vírgula, a principal regra é não separar elementos que têm relação sintática. Fique atento para não separar: O sujeito do verbo, por mais longo que seja o sujeito.

Tem vírgula depois de ou melhor?

Adjunto adverbial vem para modificar o sentido de um adjetivo, verbo ou advérbio. Será sempre separado por vírgula. Exemplo: Ontem de manhã, ela me ligou. Termos como:" isto é", "ou melhor", "ou seja", "por exemplo", "a saber" e "sem dúvida" serão sempre separados por vírgula.

Tem vírgula depois do logo?

Tem vírgula depois do logo? As demais conjunções conclusivas (logo, portanto, por conseguinte, etc.) podem encabeçar a oração, ou pospor-se a um dos seus termos. À semelhança das adversativas, escrevem-se, conforme o caso, com uma vírgula anteposta, ou entre vírgulas.

Como usar a palavra depois?

depois
  1. em tempo posterior; mais tarde. 〈voltou dois dias depois〉
  2. em seguida; posteriormente. 〈jantámos e depois fomos ao cinema〉
  3. em lugar posterior; mais além. 〈a minha casa ficava muito depois〉
  4. além disso; para mais. 〈o restaurante era caro e, depois, não tínhamos grande fome〉

Como usar o depois?

Usos de depois

Depois tem denotação de advérbio que exprime tempo ou local e, nesse caso, indica um sentido circunstancial do verbo, ou seja, funciona como complemento verbal. Em lugar de “Almoçaremos antes e caminharemos após”, é mais adequado dizer: Almoçaremos antes e caminharemos depois.

Tem vírgula depois de infelizmente?

Tem vírgula depois de infelizmente? Você só colocará o advérbio de modo (terminado em “-mente”) entre vírgulas se quiser dar ênfase especial ao que ele expressa, por exemplo: Ontem, infelizmente, não nos encontramos no colégio.

Estou bem e você tem vírgula?

Estou bem e você tem vírgula? Sim, esta frase possui o uso da vírgula após o adjetivo e a palavra "e". A frase "Tô bem, e você?" é uma expressão comumente utilizada em contextos informais, além de ter uma linguagem informal.

Tem vírgula depois do Olá?

Segundo a gramática normativa, a forma correta é a primeira: “Olá, Fulano” (com vírgula). “Olá” é uma interjeição de chamamento, e “Fulano” é um vocativo. Uma das funções da vírgula é separar a interjeição do vocativo, e por isso deve-se inserir uma vírgula entre eles.

Tem vírgula após Oi?

Tem vírgula depois de oi? Quando usar vírgula após uma saudação? Quando há um vocativo em uma frase, o uso da vírgula é obrigatório.

Tem vírgula depois de você?

Vocativo é aquele elemento (palavra ou locução) com que nos dirigimos ao ouvinte ou ao leitor chamando-o. O vocativo pode estar no início, no meio ou no fim da frase. A vírgula que separa o vocativo do restante da oração é obrigatória em todos os casos.

Estou bem graças a Deus tem vírgula?

Em conclusão, a expressão "estou bem graças a Deus, tem vírgula" é uma forma popular de expressar que a pessoa está bem, mas com ressalvas ou algum tipo de problema. Sua interpretação pode variar de acordo com o contexto e as crenças individuais. É uma expressão comum no cotidiano e não possui um estudo específico.

É errado usar e depois de vírgula?

Vírgula com a conjunção "e" (I)
  • LEMBRE-SE:
  • Quando usar.
  • VÍRGULA COM A CONJUNÇÃO “E”
  • Usa-se vírgula antes de “e” em períodos nos quais essa conjunção liga orações com sujeitos diferentes.
  • “Uma mão lava a outra, e a corrupção suja as duas.” ...
  • Também se usa vírgula quando o “e” equivale a “mas”.

Pode usar ponto e vírgula antes do e?

Não existe nenhuma restrição quanto ao emprego da conjunção coordenativa e precedida de ponto-e-vírgula.

Tem vírgula depois de amanhã?

Recomendam muitas obras: expressões adverbiais simples (de curta extensão) devem fazer o uso facultativo da vírgula: “Amanhã, o ministro convocará manifestantes.” “Ontem, o chefe pediu mais empenho.”

Pode usar a vírgula antes do e?

A vírgula antes da conjunção e só tem vez se dois requisitos estiverem presentes: a conjunção e deve ligar orações com sujeitos diferentes; a falta da vírgula pode conduzir a uma leitura ambígua.

Como não errar a vírgula?

Regras essenciais para usar a vírgula sem errar
  1. 1 – Nada de pausa para respirar:
  2. 2 - Sujeito e predicado nunca se separam.
  3. Ex.: O presidente da França (sujeito) visitou o Brasil (predicado)
  4. 3 – Casos de vírgula obrigatória.
  5. – Deslocamento sintático.
  6. Ex.: À noite , vou ver meu irmão.
  7. – Orações independentes.

Quando a vírgula está errada?

Quando não devemos usar a vírgula? A ordem canônica de uma frase em língua portuguesa é sujeito, verbo e complementos. Quando essa sequência é respeitada, não se coloca vírgula alguma.

Tem vírgula antes de até?

No uso geral, quando as orações são curtas, pode-se omitir a vírgula antes do e, ou, nem e até, algumas vezes, antes do mas.

Tem vírgula antes e depois de assim?

Quanto a assim, este pode estar entre vírgulas (como em geral estão os adjuntos adverbiais que precedem o verbo) ou não, dependendo do realce que se lhe quiser dar.

Artigo anterior
O que fazer quando a mercadoria é retida?
Artigo seguinte
Qual energia do citrino?