Como surgiu o Dia da intolerância religiosa?

Perguntado por: Mário Pacheco Baptista  |  Última atualização: 16. April 2022
Pontuação: 4.1/5 (20 avaliações)

O Dia Nacional de Combate à Intolerância Religiosa, celebrado em 21 de janeiro, foi instituído no ano de 2007 pela Lei nº 11.635 em homenagem à Mãe Gilda, Iyalorixá que foi vítima de intolerância religiosa no fim de 1999.

Como surgiu o Dia de Combate à intolerância religiosa?

No Brasil, o Dia Nacional de Combate à Intolerância Religiosa, instituído pela Lei Federal nº 11.635, de 27 de dezembro de 2007, é celebrado em alusão a morte da Ialorixá baiana Gildásia dos Santos e Santos – conhecida como Mãe Gilda, fundadora do terreiro de candomblé Ilê Asé Abassá.

Quem criou o Dia da intolerância religiosa?

Com o crescimento da diversidade religiosa no Brasil é verificado um crescimento da discriminação religiosa, tendo sido criado o Dia Nacional de Combate à Intolerância Religiosa (21 de janeiro) por meio da Lei nº 11.635, de 27 de dezembro de 2007, sancionada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, como um ...

Que fato influenciou a escolha do dia 21 de janeiro como o Dia Nacional de Combate à intolerância religiosa?

Em 2007 o país instituiu o Dia Nacional de Combate à Intolerância Religiosa, que é celebrado anualmente em 21 de janeiro. A data foi escolhida em homenagem à Iyalorixá Mãe Gilda, que foi vítima de intolerância religiosa no final de 1999 e em referência ao Dia Mundial da Religião.

Como surgiu o Dia Mundial da Religião?

A sugestão de um Dia Mundial da Religião, ou Dia Internacional da Religião, foi dada pela chamada Assembleia Espiritual Nacional no ano de 1949. Esse tipo de assembleia foi criado pela fé bahá'í, uma religião fundada por Bahá'u'lláh, no século XIX.

Documentário: Intolerância Religiosa - Senac Lapa

30 questões relacionadas encontradas

Qual a importância do Dia 21 de janeiro?

O Dia Mundial da Religião, conforme sua proposta original, é comemorado no terceiro domingo do mês de janeiro. ... No Brasil, eventualmente, a comemoração pode coincidir com o Dia Nacional de Combate à Intolerância Religiosa, que acontece no dia 21 de janeiro.

O que significa o Dia 21 de janeiro?

21 de janeiro: Dia Nacional do Combate à Intolerância Religiosa. Instituído em 2007, o Dia Nacional do Combate à Intolerância Religiosa busca dar visibilidade e informar sobre o respeito ao direito do livre exercício da religião, seja ela qual for.

Que fato marcou essa data que gerou crime de intolerância religiosa?

Dia nacional de combate a esse tipo de crime foi instituído em 21 de janeiro de 2007, após um atentado em Salvador. Há 20 anos, a Iyalorixá Gildásia dos Santos e Santos, conhecida como Mãe Gilda de Ogum, faleceu em decorrência de um ataque motivado por intolerância religiosa.

Qual a principal causa para a intolerância religiosa?

Floresce devido à ausência de liberdade de religião e pluralismo religioso. Perseguição, neste contexto, pode referir-se a prisões ilegais, espancamentos, torturas, execução injustificada, negação de benefícios e de direitos e liberdades civis.

O que pode ser feito para acabar com a intolerância religiosa?

Informação e diálogo são ferramentas eficazes para combater a intolerância religiosa nas escolas. Ao entender que as religiões são manifestações culturais legítimas, os estudantes podem aprender a conviver com as diferenças, valorizar a diversidade e construir a própria identidade.

Quem instituiu oficialmente a data 21 de janeiro?

O Dia Nacional de Combate à Intolerância Religiosa, celebrado em 21 de janeiro, foi instituído no ano de 2007 pela Lei nº 11.635 em homenagem à Mãe Gilda, Iyalorixá que foi vítima de intolerância religiosa no fim de 1999.

Quem foi a Senhora Mãe Gilda?

Mãe Gilda de Ogum, era ativista do projeto de Combate à Intolerância Religiosa e se tornou uma referência para os terreiros de Itapuã e de toda a Bahia. E dentro da programação do Novembro Negro, há uma celebração muito importante para os religiosos de matriz africana, sobre a Yalorixá de Ogum.

O que significa dizer que o Brasil é laico?

O Estado Laico é representado pela separação entre Estado e Igreja. Os ideais da laicidade nos mostram que os interesses religiosos não podem interferir nas decisões governamentais. Apesar disso, não quer dizer que o Estado seja contra as religiões, apenas garante a liberdade religiosa aos seus cidadãos.

O que comemora dia 22 de janeiro?

Dia da fundação de São Vicente, primeira vila do Brasil (1532), 22 de janeiro. A data histórica do Dia da fundação de São Vicente, 22 de janeiro, comemora o surgimento da primeira vila brasileira.

Qual é o dia no Brasil dedicado ao combate à intolerância religiosa?

Por esse motivo, como forma de combater a intolerância religiosa, surge um dia dedicado ao tema, cujos crimes aumentaram de forma substancial nos últimos anos. No mesmo dia 21 de janeiro é comemorado o Dia Mundial da Religião.

Quando foi criada a Lei para o enfrentamento do preconceito e valorização da diversidade religiosa e que dia ficou estipulado para lembrar esta conquista?

Brasília, 20/01/17 – Celebrado em 21 de janeiro, o Dia Nacional de Combate à Intolerância Religiosa é instituído pela Lei nº 11.635, de 27 de dezembro de 2007.

Quais as principais causas da intolerância?

As causas dessa intolerância são diversas, destacando-se o julgamento de superioridade de uma religião à outra e de má fé; tendo como consequências o desrespeito dentro da sociedade e uma disputa acirrada pela maior obtenção de crentes em suas igrejas ou templos.

Quais são as principais causas da intolerância?

O crescimento das redes sociais nos últimos anos contribuiu para que comportamentos intolerantes se tornem mais evidentes. Segundo a ONG Safernet, entre 2010 e 2013, as denúncias contra páginas que divulgam conteúdos racistas, xenófobos, misóginos, homofóbicos, neonazistas e de intolerância religiosa, cresceram 200%.

O que leva uma pessoa a ser intolerante?

A intolerância pode estar baseada no preconceito, podendo levar à discriminação. Formas comuns de intolerância incluem ações discriminatórias de controle social, como racismo, sexismo, antissemitismo , homofobia, heterossexismo, etaísmo (discriminação por idade), intolerância religiosa e intolerância política.

Qual é o conceito de intolerância religiosa?

A intolerância religiosa é um conjunto de ideologias e atitudes ofensivas a crenças e práticas religiosas ou mesmo a quem não segue uma religião. É um crime de ódio que fere a liberdade e a dignidade humana.

Qual o objetivo da Lei 11.635 2007?

Declara de interesse social, para fins de reforma agrária, o imóvel rural denominado “Fazenda Ramalhudo e Mártires”, situado no Município de Gameleiras, no Estado de Minas Gerais, e dá outras providências.

Em que período da história do Brasil houve a separação da Igreja Católica e o Estado brasileiro?

A Proclamação da República, em 15 de Novembro de 1889, foi o ápice para que, aos 7 de janeiro de 1890, o Governo provisório publicasse o decreto da separação da Igreja e do Estado, proibindo no art.

Quando é o dia da Gratidão?

Já em nível internacional, o Dia Mundial da Gratidão é comemorado em 21 de setembro desde 1965, quando um encontro no Havaí, nos Estados Unidos, reuniu pessoas motivadas a designar um dia do ano para praticar rituais de agradecimento.

O que é comemorado hoje?

Hoje é Dia: Arte Proclamação da República – Arte/Agência Brasil. Além dos dois feriados nacionais, o mês de novembro tem feriados de abrangência regional. Um deles é uma homenagem a Zumbi dos Palmares.

Que dia é comemorado o dia da Saudade?

Dia da Saudade: data é lembrada neste 30 de janeiro no Brasil.

Artigo anterior
Pode extrair 9 dentes de uma vez?
Artigo seguinte
O que a Samambaia atrai?