Como substituir a palavra você?

Perguntado por: Mara Bruna Coelho  |  Última atualização: 31. März 2022
Pontuação: 4.5/5 (28 avaliações)

1 vassuncê, vosmecê, vossa mercê, vossemecê.

O que significa a palavra vocês?

Pronome de tratamento, usado quando alguém se dirige a outrem, a uma segunda pessoa, mas que obriga à concordância com o verbo na terceira pessoa (ex.: você foi indelicado; vocês tenham juízo). Plural: vocês. Plural: vocês. Ver também resposta à dúvida: tu, vós ou você.

Qual o substantivo de você?

Significado de Você

substantivo masculino Esse pronome: na região sudeste do Brasil o você é o pronome mais usado. Etimologia (origem da palavra você). A palavra você deriva como forma contraída de vosmecê, derivada de "vossemecê", esta da forma de tratamento "vossa mercê".

Qual é a classificação da palavra você?

Assim, “você” é um pronome de tratamento que, como todos os outros da mesma classe, pede verbos conjugados em terceira pessoa, e não em segunda.

Qual é o verbo de você?

"Você" é um pronome de tratamento. Ao contrário dele, "eu", "tu" e "ele" são pronomes pessoais. Para conjugar os verbos usando o "você" basta copiar a conjugação da terceira pessoa do singular (ele/ela). Por exemplo: "você fecha os olhos"(presente do indicativo).

Como substituir uma palavra por outra no word

43 questões relacionadas encontradas

Qual a origem da palavra você?

“Você” é um pronome evoluído. Começou como uma deferência da realeza em Portugal e, conforme a Coroa veio para o Brasil, o “vossa mercê” ou “sua graça” (“vossa”, do pronome “vos”, e “mercê, que significa “graça”) se popularizou para se referir a pessoas que não aceitariam ser chamadas por “tu”.

Como usar você?

O Português do Brasil usa o pronome pessoal você, quer para designar a 2. ª, quer a 3. ª pessoa do singular, correspondentes ao tu e ele/a do Português Europeu. É uma forma de tratamento muito comum no Brasil (e em outros PALOP) no relacionamento informal.

Como substituir o pronome vocês?

Em resumo, devemos usar os pronomes pessoais oblíquos da terceira pessoa (lhe ou o/a), quando a pessoa com quem falamos for tratada por “você”. Já se a pessoa for tratada por “tu”, devemos utilizar o pronome pessoal oblíquo da segunda pessoa (te).

Quando se usa você?

Você é um pronome pessoal de tratamento. Refere-se à segunda pessoa do discurso, mas, por ser pronome de tratamento, é empregado na terceira pessoa (como "ele" ou "ela").

Qual é o substantivo de eu?

Significado de Eu

substantivo masculino A maneira de ser de alguém; a qualidade particular e distintiva de uma pessoa: deixei de ter meu eu de cantora. [Por Extensão] O modo que assume a personalidade (de alguém) num certo momento: meu eu de criança já não existe mais.

Qual é o pronome você?

Hoje o pronome “você” é usado como se fosse um nono pronome pessoal do caso reto (além de eu, tu, ele, ela, nós, vós, eles e elas).

É substantivo ou adjetivo?

O substantivo e o adjetivo estabelecem uma relação um com o outro: o adjetivo atribui uma qualidade ao substantivo e o substantivo é caracterizado pelo adjetivo. Uma dica simples para diferenciar o substantivo do adjetivo é pensar que o substantivo é um nome. É uma palavra que indica o nome de alguma coisa.

Como é a palavra vocês?

Pronome de segunda pessoa do plural, usado com o verbo na terceira pessoa do plural. Vocês irão a festa conosco hoje a noite?

Qual é o certo vocês ou vocês?

A forma correta de escrita é vocês de acordo com a Língua Portuguesa. Ou seja, é escrito com a vogal “e”, grafada com acento circunflexo. Vocês é a forma plural de você, isto é, referente aqueles a quem se fala ou se escreve; pessoas não especificadas; alguéns. Apenas queria dizer que vocês são incríveis!

Para que serve os 4 tipos de porquês?

Por que: utilizado em perguntas. Exemplo: Por que não voltamos para a casa? Porque: utilizado em respostas. ... Por quê: utilizado em perguntas no fim das frases.

Como substituir os pronomes?

Aquele que substitui o nome é chamado de pronome substantivo, e o que o determina (acompanha) é o pronome adjetivo. Além disso, são subclassificados em pessoais do caso reto, pessoais oblíquos tônicos e átonos, de tratamento, relativos, possessivos, demonstrativos, indefinidos e interrogativos.

É possível usar um pronome para substituir?

Pronomes são palavras que acompanham os substantivos, podendo substituí-los (direta ou indiretamente), retomá-los ou se referir a eles. Alguns exemplos de tipos de pronome são: pessoais, possessivos, demonstrativos, interrogativos, relativos e indefinidos. ... você acabou de fazer o uso de um pronome!

Qual pessoa é você?

A primeira pessoa é a que fala (eu, nós). A segunda, com quem se fala (tu, você, Vossa Excelência). A terceira, de quem se fala (ele, ela, Sua Excelência, Sua Senhoria).

O que é 1 e 3 pessoa?

1ª pessoa – Aquela que fala (eu, nós); 2ª pessoa – Aquela para quem se fala (tu, vós, você, vocês); 3ª pessoa – Aquele de quem se fala (ele, ela, eles, elas).

Como era chamado você antigamente?

Você tem sua origem na expressão vossa mercê, que evoluiu para vossemecê, que evoluiu para vosmecê, que evoluiu para você. Seguindo essa lógica de evolução da palavra, não será de estranhar se, daqui a uns anos, a palavra passe a ser simplesmente cê.

Qual é mais formal tu ou você?

Não é difícil perceber entre Tu ou você, qual é o mais formal, principalmente pela conjugação verbal que acompanha. O verbo conjugado na segunda pessoa que concordará com o Tu, é mais formal. O Você, concordando com o verbo conjugado na terceira pessoa deixa o texto ou a conversa com o ar bem menos formal.

Como se fala você em Portugal?

Parte do Brasil e maior parte de Portugal: Tu (íntima), Você (formal); Vocês (formal), Vós (íntimo) Parte de Portugal e África: Tu (normal), Você (desrespeitoso); Vós (normal), Vocês (desrespeitoso) Parte de Portugal, parte do Brasil e outras colônias: Tu (íntimo), Você (formal); Vocês.

Quais são os verbos?

Verbos são palavras que indicam ações, estados, processos ou fenômenos, ou seja, que indicam acontecimentos representados no tempo. Existem verbos regulares, irregulares, anômalos, defectivos, impessoais, unipessoais, abundantes, de ligação, auxiliares, pronominais, reflexivos, transitivos e intransitivos.

E é um verbo?

Um verbo é uma palavra que indica acontecimentos representados no tempo, como uma ação, um estado, um processo ou um fenômeno. Os verbos flexionam-se em número, pessoa, modo, tempo, aspecto e voz.

Artigo anterior
Qual CFOP para operação triangular?
Artigo seguinte
Como morreu o papa Alexandre?