Como solicitar ressarcimento Energisa?
Perguntado por: Sandro Carvalho Lima | Última atualização: 15. Juni 2025Pontuação: 4.5/5 (60 avaliações)
- O contato com a Energisa pode ser feito através do site da companhia,
- Pelo telefone 0800 647 0120,
- WhatsApp Gisa (69) 9 9358-9673 e.
- Aplicativo Energisa On.
Como pedir reembolso na Energisa?
Veja como solicitar o ressarcimento:
O contato com a Energisa pode ser feito através do site da companhia, Pelo telefone 0800 647 0120, WhatsApp Gisa (69) 9 9358-9673 e.
Como pedir indenização para Energisa?
Caso a empresa se recuse a arcar com o prejuízo, a solução pode ser a abertura de uma reclamação na Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) ou na plataforma consumidor.gov.br.
Como pedir reembolso de aparelho queimado por queda de energia?
Para formalizar uma reclamação pessoalmente, o consumidor poderá procurar o Procon de sua cidade ou o Juizado Especial Cível, com cópia da documentação relativa ao caso (laudos, Notas Fiscais, fotos etc), RG, CPF e comprovante de residência.
Como pedir ressarcimento da conta de luz?
Onde solicitar – Pelo site, nas Lojas de Atendimento ou pela Central de Atendimento 0800 72 72 120.
COMO PEDIR RESSARCIMENTO DE DANOS A EQUIPAMENTOS ELÉTRICOS?
Tem como resgatar dinheiro da conta de luz?
Qualquer contribuinte pode pleitear a restituição do ICMS das contas de luz, tanto pessoas físicas quanto jurídicas.
Como reaver cobrança indevida na conta de luz?
Para entrar com ação é necessário buscar um advogado (a) de sua confiança e levar até ele (a) as três últimas contas pagas, cópias do RG e CPF, assinatura de procuração junto a advogado e contrato de locação (para quem é inquilino).
Como funciona o ressarcimento da Energisa?
Para o pedido de ressarcimento direto com a Energisa, é preciso que o consumidor entre em contato com a concessionária através do 0800 722 7272 ou presencialmente na agência da distribuidora em até 90 dias da data da ocorrência.
Quando o cliente tem direito a ressarcimento?
em casos de cancelamento indevido de serviços, o consumidor tem até 30 dias para solicitar o ressarcimento do que foi pago. no caso de cobranças indevidas ou valores cobrados a mais, o consumidor pode solicitar a devolução do dinheiro em até 5 anos.
Quando a energia cai e queima uma TV quem paga?
“Caso o consumidor tenha tido um eletrodoméstico queimado, um equipamento queimado, ele deve buscar a concessionária demonstrando o dia do ocorrido, o modelo e marca do equipamento e pedir o ressarcimento do valor. E ele tem a opção de pedir o conserto ou ressarcimento do produto”.
Como pedir ressarcimento de aparelho queimado por queda de energia Coelba?
COMO SOLICITAR
Acesse o nosso site, compareça a uma Loja de Atendimento mais próxima ou ligue para o 116 para registrar o dano em, no máximo, 90 (noventa) dias após a data de ocorrência. Lembre-se que somente o titular ou seu representante legal pode solicitar.
O que acontece se a Energisa descobre gato?
Quando a fraude ou o furto são descobertos, o responsável pode ter o seu fornecimento de energia suspenso, e responder judicialmente pelo crime cometido.
O que acontece quando a Energisa descobre um gato?
O 'gato' é um tipo de fraude popular, frequentemente realizado por indivíduos sem experiência em eletricidade. Neste caso, ocorre o desvio de energia elétrica de uma residência, concentrando os custos na vítima e representando um perigo de incêndio devido ao excesso de energia", explica o especialista.
Qual o atual prazo da solicitação de ressarcimento para danos elétricos?
O consumidor tem até 5 anos, após a data do eventual dano, para solicitar à distribuidora o ressarcimento. Caso faça a solicitação em até 90 dias após a data do eventual dano, seguirá um rito simplificado para obter o ressarcimento. O pagamento deve ocorrer em até 20 dias corridos após o prazo de resposta.
O que fazer quando a TV queima por queda de energia?
Veja o que fazer se o eletrodoméstico queimou no apagão
A primeira coisa que o consumidor deve fazer é anotar data e horário da ocorrência. Depois disso, ele deve entrar em contato com a empresa através dos canais de atendimento presencial, por telefone ou via internet e relatar qual é o problema.
O que fazer quando um raio queima a TV?
O primeiro passo, de acordo com Ocimar, é contatar a empresa. “Qualquer queima de equipamento que ocorra durante tempestades, o consumidor precisa entrar nos canais de atendimento e abrir um protocolo do equipamento danificado. Daí ela passa a receber orientações para dar andamento a esse processo para ser ressarcida.
É possível pedir ressarcimento?
Quando um consumidor se sente insatisfeito com o produto ou serviço contratado e busca solucionar o problema, ele pode recorrer a um reembolso, que terá a sua quantia gasta ressarcida. O artigo que cuida dessas situações é o Código de Defesa do Consumidor (CDC), que prevê o direito de ressarcimento ao cliente.
Em quais casos pode pedir reembolso?
Quando temos direito a reembolso? Nesse sentido, a legislação brasileira prevê diversas situações em que o consumidor tem direito ao ressarcimento de dinheiro. Por exemplo, em caso de produtos com defeitos, vícios ocultos, fraudes, prazos de entrega não cumpridos, cancelamento indevido de serviços, entre outros.
Quando o consumidor pode pedir reembolso?
Art. 49. O consumidor pode desistir do contrato, no prazo de 7 dias a contar de sua assinatura ou do ato de recebimento do produto ou serviço, sempre que a contratação de fornecimento de produtos e serviços ocorrer fora do estabelecimento comercial, especialmente por telefone ou a domicílio. Parágrafo único.
Quais são as cinco regras de ouro da Energisa?
- Você sabia que a maioria dos acidentes no Setor Elétrico são por descumprimento dessas regras? Vamos aprender e nunca mais esquecer: 1° - Desligar.
- 2° - Bloquear.
- 3º - Testar.
- 4° - Aterrar.
- 5° - Sinalizar.
Como entrar em contato com a Energisa pelo WhatsApp?
Parcelamento de contas em atraso: 0800 6470120 - pelo WhatsApp da Gisa (69) 9 9358-9673 e pelo app Energisa ON.
Qual é o valor da indenização por cobrança indevida?
O consumidor cobrado indevidamente tem direito a restituição em dobro dos valores descontados dos seus proventos mensais, nos termos do que dispõe o parágrafo único do artigo 42 do Código de Defesa do Consumidor.
Qual o prazo para contestar cobrança indevida de energia?
O Projeto de Lei 67/22 determina que a pretensão de cobrança das contas de luz prescreva em um ano.
Estou sendo cobrado por uma conta que já paguei?
O que fazer em caso de cobrança indevida
Caso a cobrança indevida tenha sido paga, guarde os comprovantes desse pagamento. Tudo isso são provas importantes para pedir o ressarcimento. Depois disso, entre em contato com a empresa nos canais de comunicação que ela disponibiliza.
Como saber se tenho dinheiro a receber da conta de luz?
Como mencionado, você vai descobrir se tem valores a receber no site do Banco Central, em valoresareceber.bcb.gov.br. É possível acessar tanto por computador quanto por dispositivos móveis, como tablets e smartphones.
O que é atividade lúdica exemplos?
Quando o cacau chegou ao Brasil?