Como solicitar licença amamentação?

Perguntado por: Laura Carlota Borges Moura  |  Última atualização: 28. März 2022
Pontuação: 4.5/5 (66 avaliações)

Através do presente, venho requerer licença-amamentação, durante a jornada de trabalho, a uma hora de descanso, que poderá ser parcelado em dois períodos de meia hora, para amamentar o(a) próprio(a) filho(a), até a idade de seis meses, conforme art. 209 da Lei nº.

Como pegar atestado amamentação?

Qualquer médico pode fornecer o atestado de amamentação. O mais comum é que o próprio pediatra que acompanha o bebê forneça o atestado à mãe, para que ela possa dar entrada na licença-amamentação junto ao RH da empresa.

Quem dá o atestado de licença-amamentação?

Porém o que poucos sabem é que as empresas como um todo não são obrigadas a darem esses 15 dias a mais na licença para amamentação. Salvo exceção de casos onde o bebê necessita ficar internado e tudo com a comprovação de um atestado. Cabe dizer que aceitar esse atestado fica a cargo da empresa empregadora da mulher.

Quanto tempo a mãe tem direito de sair mais cedo para amamentar?

Resumidamente, as mães que trabalham e que amamentam nos primeiros seis meses têm direito, por lei, a duas pausas, de ½ hora cada uma, para amamentar, ou a sair 1 hora mais cedo do trabalho, além da licença maternidade de 120 dias (4 meses mais ou menos).

Quanto tempo é o atestado de amamentação?

Este documento é comumente conhecido como atestado de amamentação e possui, geralmente, duração de duas semanas.

LICENÇA AMAMENTAÇÃO e RETORNO ao TRABALHO

28 questões relacionadas encontradas

Estou amamentando e tenho que voltar a trabalhar?

Algumas empresas disponibilizam aos seus funcionários sala de apoio a amamentação, que é um local destinado a mulheres, que retornam de licença maternidade e continuam amamentando seu filho. Neste local é possível ordenhar o leite materno e armazenar durante a jornada de trabalho, e após expediente levá-lo para casa.

Quanto tempo após o término da licença maternidade posso ser demitida?

A Constituição já garante à gestante estabilidade a partir do momento da confirmação da gravidez até cinco meses após o parto.

Quem amamenta tem direito de sair uma hora mais cedo do trabalho?

O artigo 396 da CLT estabelece que, durante a jornada de trabalho, a empregada mãe tem direito a dois descansos especiais, de meia hora cada um, para amamentar o próprio filho, até que ele complete seis meses de idade.

O que diz a CLT sobre amamentação?

O art. 396 da CLT estabelece que para amamentar o próprio filho, até que este complete 6 (seis) meses de idade, a mulher terá direito, durante a jornada de trabalho, a 2 (dois) descansos especiais, de meia hora cada um.

Quanto tempo de Licença-maternidade 2021?

O artigo 392 da CLT garante licença-maternidade de 120 dias, sem mudança no salário e risco de demissão. Porém ela deve informar à empresa sobre sua gestação, apresentando atestado médico ou exames. O direito do afastamento está previsto para 28 dias antes do parto, ou a partir dele, como ela preferir.

Como funciona o atestado de licença maternidade?

A empregada deve, mediante atestado médico, notificar o seu empregador da data do início do afastamento do emprego, que poderá ocorrer entre o 28 o dia antes do parto e a ocorrência deste. Em caso de parto antecipado, a mulher terá direito aos 120 dias previstos na Lei.

Qual o direito de mãe que amamenta?

O art. 396 da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) estabelece que para amamentar o próprio filho a mulher terá direito a dois descansos especiais, de meia hora cada um durante a jornada de trabalho até que seu filho complete seis meses de idade.

O que significa o Cid P92?

CID10 - P92 - Problemas de Alimentação do Recém-nascido.

Qual a multa por demitir um funcionário com estabilidade?

Na lei há possibilidades de se rescindir o contrato do empregado mesmo que ele tenha estabilidade temporária, segundo explica advogado. ... Ou seja, o período que falta é pago e o contrato é rescindido sem justa causa, com todos os direitos pagos normalmente, inclusive a multa de 40% sobre o saldo do FGTS.

Quem amamenta pode voltar a trabalhar na pandemia?

A determinação permite que quem faz parte desses grupos continuem suas atividades de forma remota, caso desejado. As lactantes podem, então, trabalhar de casa independentemente da idade da criança amamentada.

Como conciliar o trabalho e amamentação?

Sempre amamente antes de sair de casa e logo que chegar do trabalho. Se o trabalho for perto de casa e for viável usar os dois períodos de 30 minutos para amamentar, amamente o bebê diretamente no seio. Se a hora de almoço permitir ir em casa, aproveite também essa hora para amamentação.

É necessário ter o CID no atestado?

Embora não haja essa obrigatoriedade, informar o CID pode contribuir para resguardar o trabalhador, seus colegas e empregadores, especialmente em casos de doenças contagiosas, como a Covid-19.

Qual o Cid de acompanhamento de filho?

CID 10 Z76. 1 Supervisão e cuidado de saúde de crianças assistidas – Doenças CID-10.

É descontado o atestado da licença maternidade?

Os 1ºs 15 dias de licença médica correm por conta do empregador, não há neste caso encaminhamento ao INSS. Não há condição de descontar o atestado de sua licença maternidade.

É possível pegar atestado antes da licença maternidade?

A gestante pode trabalhar até o dia anterior a previsão do parto. Existe a previsão de poder, à critério médico, iniciar a licença maternidade 28 dias antes da previsão do parto. Os atestados médicos por motivo de doença podem e devem ser aceitos, independente do motivo, até o dia anterior a previsão do parto.

Quantos dias de atestado afasta pelo INSS?

A legislação previdenciária dispõe que, em caso de doença, o empregado poderá se afastar do emprego (sem prejuízo dos salários) por até 15 dias consecutivos, situação em que o empregador é obrigado a remunerar o empregado como se trabalhando estivesse, consoante o § 3º do art. 60 da Lei 8.213/1991.

Foi aprovada a lei de 6 meses de licença maternidade?

A Comissão de de Seguridade Social e Família da Câmara dos Deputados aprovou proposta que amplia de quatro para seis meses o período de licença-maternidade da mulher que trabalha em embarcações da marinha mercante e plataformas, de navegação fluvial e lacustre, de tráfego nos portos ou de pesca.

Como faço para ter direito à licença maternidade de 6 meses?

Como Proceder

Ela deve requerer a prorrogação do salário-maternidade por mais dois meses no RH da empresa até, no máximo, o final do primeiro mês após o parto. Somente as empresas que fazem a declaração através do lucro real poderão conceder o benefício e descontar o valor do salário do imposto de renda.

Como fica a licença maternidade na nova lei trabalhista?

A colaboradora grávida não poderá ser dispensada sem justa causa; Período de 120 dias para a licença-maternidade, sem desconto ou qualquer outro prejuízo no salário; No caso de trabalho em uma empresa que faz parte do Projeto Empresas Cidadãs, a licença-maternidade podem ser estendidas em 60 dias, totalizando 180 dias.

Artigo anterior
O que cobre o RC equipamentos?
Artigo seguinte
Quanto ganha um Técnico de Enfermagem na rede dor?