Quais são os impostos cobrados?

Perguntado por: Isaac Tiago Valente Lima Vieira  |  Última atualização: 18. April 2022
Pontuação: 4.5/5 (33 avaliações)

São eles: IOF, II, IPI, IRPF, IRPJ, Cofins, PIS / Pasep, CSLL, INSS. Impostos Estaduais: São responsáveis por cerca de 28% das arrecadações do país, sendo eles: ICMS, IPVA, ITCMD. Impostos Municipais: São responsáveis por cerca de 5,5% das arrecadações do país. São eles: IPTU, ISS, ITBI.

Quais são os impostos que pagamos?

  • Imposto de Renda. O Imposto de Renda é o mais conhecido tributo que incide sobre a renda de Pessoas Físicas e Pessoas Jurídicas. ...
  • IPTU. Imposto que incide anualmente sobre os proprietários de imóveis urbanos, sendo casa, apartamento ou imóvel comercial. ...
  • IPVA. ...
  • IOF. ...
  • ICMS.

Quais principais impostos?

Principais impostos e tributos federais
  • IRPF (Imposto de Renda Pessoa Física)
  • IRPJ (Imposto de Renda Pessoa Jurídica)
  • CSLL (Contribuição Social sobre o Lucro Líquido)
  • INSS (Instituto Nacional do Seguro Social)
  • FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço)

Qual o imposto mais importante?

– IRPF (Imposto de Renda Pessoa Física): é o imposto federal mais importante, pois é cobrado de acordo com a renda dos brasileiros.

Qual foi o primeiro imposto cobrado no Brasil?

A história da origem dos impostos no Brasil iniciou-se com o extrativismo do pau-brasil, sendo o primeiro produto a ser tributado. Para que tudo seguisse as devidas ordens, o produtor era obrigado a entregar ao Rei de Portugal 1/5 do valor total de venda.

Impostos, taxas, contribuições e tributos - o que são e para que servem

22 questões relacionadas encontradas

Qual é o valor do imposto no Brasil?

Em território brasileiro, os impostos que incidem sobre o produto final variam de 70% a 90%, a depender do ICMS cobrado pelo Estado, de acordo com pesquisa Ibope Inteligência/ Ipec, divulgada pelo Etco (Instituto Brasileiro de Ética Concorrencial), em 2021.

O que são os tributos?

De acordo com o Código Tributário Nacional (CTN), um tributo é: “Toda prestação pecuniária compulsória, em moeda ou cujo valor nela se possa exprimir, que não constitua sanção de ato ilícito, instituída em lei e cobrada mediante atividade administrativa plenamente vinculada.”

Quais os principais impostos pagos pela pessoa física?

Os impostos diretos
  • IRPF. O IRPF ou Imposto de Renda de Pessoa Física é uma tributação sobre a arrecadação anual do cidadão. ...
  • IPVA. O IPVA ou Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores com certeza é um dos impostos mais conhecidos por todos nós. ...
  • IPTU. ...
  • IPI. ...
  • IOF.

Como pagamos nossos impostos?

Para onde vai todo esse dinheiro? Parte dos recursos arrecadados é repassada para os Estados e Municípios, para que eles possam pagar as despesas da própria máquina pública e oferecer a estrutura necessária para a população em diversos âmbitos: na saúde, educação, cultura, lazer, entre outros.

Quem recolhe os impostos?

Os impostos são quantias recolhidas obrigatoriamente pelo governo de toda a população. Para facilitar tal recolhimento existe uma base de cálculo e um fato gerador para que os impostos consigam suprir os gastos gerados pelo Estado.

Qual é o destino do dinheiro dos impostos?

Em geral a verba dos impostos deve ser destinada ao bem público financiando a Previdência Social, programas de seguridade social, programas públicos de saúde, manutenção da infraestrutura física do país e da infraestrutura administrativa.

O que são os tributos federais?

O que são tributos federais? Tributos federais, como o próprio nome já destaca, são todos aqueles tributos cobrados em âmbito federal no Brasil. Estes, por sua vez, correspondem a cerca de 60% das arrecadações totais do país. Seu destino é a manutenção do Governo Federal.

O que é um tributo na contabilidade?

São pagamentos obrigatórios onde a população deve dar uma parte de sua renda para custear atividades do Estado, como operações de manutenção e desenvolvimento. Todos os tributos são sempre criados e regulamentados por uma lei.

Qual é o objetivo de um tributo?

Função fiscal: todo tributo tem função fiscal, consistente na finalidade arrendatória, isto é: sua instituição visa apenas colocar dinheiro nos cofres públicos, fazer receita. Função extrafiscal: tem uma função que vai além da arrecadação de receitas, exercendo também uma função regulatória de mercado.

Quais são as 5 espécies de tributos?

Isso posto, há cinco tipos de tributos hoje: impostos, taxa, contribuições de melhoria, empréstimos compulsórios e contribuição especial.

Quanto de imposto pagamos por mês?

De acordo com o resultado do levantamento feito pelo instituto, significa dizer que a tributação em relação à renda, patrimônio e consumo, levando-se em conta o rendimento médio brasileiro, está atualmente em 40,82%. É como dizer que o valor pago em impostos representa mais de 40% do rendimento médio brasileiro.

Qual o produto que mais paga imposto no Brasil?

São eles:
  • 1º lugar: cigarro. O cigarro é vendido no Brasil com uma carga alta de impostos. ...
  • 2º lugar: cachaça. ...
  • 3º lugar: casaco de pele de vison. ...
  • 4º lugar: perfumes importados. ...
  • 5º lugar: capirinha. ...
  • 6º lugar: videogame. ...
  • 7º lugar: arma de fogo. ...
  • 8º lugar: maquiagem e produtos importados.

O que é tributo e o que é imposto?

Como visto, tributo é o nome dado a toda contraprestação pecuniária que a população deve pagar, que divide-se entre impostos, taxas e contribuições de melhoria, de acordo com a definição do Código Tributário Nacional. Impostos e taxas não são a mesma coisa e cada um tem uma destinação específica.

É um tributo de competência federal?

São eles: Imposto de Importação, Imposto de Exportação, Impostos sobre Grandes Fortunas, IPI, Imposto de Renda, Impostos Residuais da União, OF, IEG (Imposto Extraordinário de Guerra), ITR (Imposto sobre Propriedade Territorial Rural). Os Estados, por sua vez, são competentes para instituir o ITCMD, ICMS e IPVA.

O que é um imposto estadual?

São tributos estaduais aqueles que são arrecadados e pertencem às unidades da federação (Estados e Distrito Federal), tais como: Fundo de Combate à Pobreza - art. 82 dos Atos das Disposições Constitucionais Transitórias, instituído pela EC 31/2000.

Qual o destino dos valores arrecadados com a cobrança de tributos?

Resumindo, todos os impostos vão para uma conta única, tudo que é arrecadado é somado como receita do governo e depois de feita a divisão dos valores entre União, Estados e Municípios, conforme estabelecido na Constituição Federal, não há mais distinção de valores que são provenientes de IPVA ou de IRPF, por exemplo.

O que acontece com quem não paga os impostos?

As consequência de não pagar impostos

Quando não acontece o pagamento de imposto, uma das implicações é que em janeiro do ano sucessivo ocorra o desenquadramento e o empresário passará para um outro regime tributário mais oneroso.

Qual é o destino do ICMS?

Em 2018, 80% do valor do ICMS deve ser destinado ao estado de destino do produto, enquanto os 20% restantes ficam com o UF de origem. A partir de 2019 é que o valor do imposto será recolhido integralmente ao local onde a mercadoria foi comprada.

Quem administra o dinheiro dos impostos?

Os recursos recolhidos por meio desse tributo têm aplicações diversas. Parte é utilizada pelo governo federal e outra retorna aos estados e municípios. O dinheiro é arrecadado pela Receita Federal e transferido para o Tesouro Nacional, que administra a aplicação do dinheiro.

Artigo anterior
Quais os sintomas de gota no joelho?
Artigo seguinte
Como evitar o escurecimento do cabelo loiro?