Como simplificar uma expressão de um Monomio?

Perguntado por: Diana Doriana de Morais  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.7/5 (20 avaliações)

Para simplificar monômios que estão em uma fração as regras são:
  1. Simplificar os coeficientes;
  2. Fazer a diferença dos expoentes das letras em comum.
  3. A letra permanece no numerador se a maior potência estiver no numerador; caso contrário, ela permanece no denominador.

Como fazer simplificação de expressão?

Primeiro se resolvem as expressões dentro das chaves, depois colchetes e, em seguida, parênteses. Além disso, dentro dessas expressões, a seguinte ordem prevalece: expoentes, multiplicação, divisão, adição e subtração. Caso a expressão seja simplificada fora dessa ordem, a conta pode dar errado.

Quais expressões são monômios?

Monômios são expressões algébricas que possuem multiplicações entre números e incógnitas (letras que representam algum número desconhecido). Assim, uma expressão não é monômio quando apresenta pelo menos uma adição ou subtração ou ainda quando possui alguma divisão por incógnita.

Como reduzir um monômio?

Reduza os termos semelhantes na expressão 4x2 – 5x -3x + 2x2. Depois calcule o seu valor numérico da expressão. 4x2 – 5x - 3x + 2x2 reduzindo os termos semelhantes. 6x2 - 8x os termos estão reduzidos, agora vamos achar o valor numérico dessa expressão.

Como saber se uma expressão é um monômio?

Monômio ou termo algébrico é toda expressão algébrica determinada por apenas um número real, uma variável ou pelo produto de números e variáveis. Nos monômios não se encontra o uso da adição ou da subtração, pelos menos explicitamente.

Simplificação de Expressões Algébricas pela Distributiva - Professora Angela

24 questões relacionadas encontradas

Como determinar o monômio?

Na divisão de monômios devemos dividir coeficiente por coeficiente e parte literal por parte literal. Ao dividir partes literais iguais, aplique a divisão de potências de bases iguais: subtrair os expoentes e repetir a base.

Qual expressão não é um monômio?

Dessa maneira, não é considerada monômio qualquer expressão algébrica que possua uma adição, subtração ou incógnita no denominador. Expressões que possuem adição ou subtração são chamadas de polinômios e aquelas que possuem incógnita no denominador são conhecidas como frações algébricas.

Como reduzir um polinômio exemplos?

Para reduzir polinômios devemos primeiramente reunir os termos de mesma parte literal, em seguida efetuamos a operação entre os coeficientes.

Como resolver monômios semelhantes?

Entre monômios semelhantes, podemos efetuar a adição e a subtração como veremos a seguir: A seguir há três operações de adição efetuadas entre monômios. Para realizá-las, basta somar os coeficientes e repetir a parte literal. Caso os monômios em questão não sejam semelhantes, não há soma.

Como fazer contas de monômios e polinômios?

Para realizar a multiplicação de dois polinômios, utilizamos a conhecida propriedade distributiva entre os dois polinômios, operando a multiplicação dos monômios do primeiro polinômio pelos do segundo. Exemplo: Seja P(x) = 2a² + b e Q(x) = a³ + 3ab + 4b². Calcule P(x) · Q(x).

Como resolver operações com polinômios?

Multiplicação de Polinômios

Na multiplicação devemos multiplicar termo a termo. Na multiplicação de letras iguais, repete-se e soma-se os expoentes.

Como identificar expressões algébricas que são monômios?

Monômios. Quando uma expressão algébrica apresenta apenas multiplicações entre o coeficiente e as letras (parte literal), ela é chamada de monômio. Os monômios semelhantes são os que apresentam a mesma parte literal (mesmas letras com mesmos expoentes). Os monômios 4xy e 30xy são semelhantes.

Quais são os termos da expressão?

Na matemática elementar, um termo é um número ou variável, ou o produto de vários números ou variáveis separados pelos sinais + e - numa expressão. Por exemplo, em: ... 3, 4x, e 5yzw são os termos da expressão. Um termo independente ou constante é um termo em que não há variáveis.

O que são monômios semelhantes exemplos?

Se dois ou mais monômios apresentam a mesma parte literal, trata-se de monômios semelhantes ou termos semelhantes. Por exemplo, os monômios x, 2x e √3x são todos monômios semelhantes, pois todos apresentam a mesma parte literal x.

O que é simplificar a expressão?

Simplificar uma expressão algébrica é escrevê-la da maneira mais curta possível. Para isso você deve saber : As operações matemáticas básicas como a adição, subtração, multiplicação e divisão.

Como fazer adição e subtração de polinômios?

Adição e Subtração de Polinômios
  1. Exemplo 1. Adicionar x2 – 3x – 1 com –3x2 + 8x – 6. ...
  2. Exemplo 2. Adicionando 4x2 – 10x – 5 e 6x + 12, teremos: ...
  3. Subtração.
  4. Exemplo 3. Subtraindo –3x2 + 10x – 6 de 5x2 – 9x – 8. ...
  5. Exemplo 4. Se subtrairmos 2x³ – 5x² – x + 21 e 2x³ + x² – 2x + 5, teremos: ...
  6. Exemplo 5.

Quais são os tipos de polinômios?

De acordo com a quantidade de termos, podemos classificar os polinômios da seguinte forma:
  • monômio;
  • binômio, quando há dois monômios;
  • trinômio, quando há três monômios;
  • para quatro ou mais monômios não existe um nome especial, chamamos apenas de polinômio.

Qual é a parte literal do monômio?

Partes de um monômio

Um monômio é dividido em duas partes, um número, que é o coeficiente do monômio e uma variável ou o produto de variáveis (letras), inclusive suas potências, caso existam. wz → 1 é o coeficiente desse monômio e wz é sua parte literal.

Qual é o grau do monômio?

O grau de um monômio é dado pela soma dos expoentes de sua parte literal.

Como efetuar as operações com monômios?

Para elevarmos um monômio a uma potência devemos elevar cada fator desse monômio a essa potência. Na pratica elevamos o coeficiente numérico à potência e multiplicamos cada um dos expoentes das variáveis pelo expoente da potência.

Artigo anterior
Como foi o Toyotismo no Brasil?
Artigo seguinte
Quanto tempo dura o pão caseiro?