Como ser atendido pela Defensoria Pública?

Perguntado por: Sandro Pinto de Antunes  |  Última atualização: 14. April 2025
Pontuação: 4.3/5 (24 avaliações)

O agendamento é feito pelo assistente virtual DEFI, disponível das 8h às 18h, em dias úteis. Assista aqui ao vídeo explicativo sobre o agendamento. Se tiver dificuldade com o agendamento online, você também pode agendar ligando gratuitamente para 0800 773 4340.

O que precisa para ser atendido na Defensoria Pública?

Documentos mínimos necessários para cada tipo de caso
  1. Documentos que demonstrem os rendimentos dos membros da entidade familiar do/a interessado/a; ...
  2. Nome, RG e CPF do/a interessado/a;
  3. Comprovante de residência atualizado do/a interessado/a; ...
  4. Nome, RG e CPF da parte contrária; ...
  5. Endereço atualizado da parte contrária;

Como faço para conseguir um atendimento na Defensoria Pública?

Em regra, a pessoa que busca atendimento da Defensoria Pública necessita de um AGENDAMENTO PRÉVIO, por meio do DEFI, assistente virtual de atendimento, que você encontra no canto inferior direito da sua tela. Ele está disponível em dias úteis das 8 às 18 horas.

Em quais casos se pode recorrer à Defensoria Pública?

Em que situações posso procurar a Defensoria Pública? Quando precisar de orientação jurídica, entrar com uma ação ou se defender num processo.

Quem tem direito a ser atendido pela Defensoria Pública?

Em geral, são atendidas pessoas com renda familiar de até 3 salários mínimos por mês.

COMO SER ATENDIDO PELA DEFENSORIA PÚBLICA DO ESTADO DE FORMA VIRTUAL

39 questões relacionadas encontradas

Como falar com um defensor público pelo WhatsApp?

Como acessar

Para acessar o DPU Cidadão no WhatsApp, é necessário apenas salvar o telefone [55] 61 3318 7617 em seu celular e iniciar uma conversa. O assistente virtual oferece opções como condições para ajuda, documentação e endereços.

Quem paga o defensor público?

Em decisão unânime, o Plenário do Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu que é devido o pagamento de honorários à Defensoria Pública nas demandas em que ela representa a parte vencedora contra qualquer ente público, inclusive aqueles aos quais está vinculada.

O que fazer quando a Defensoria nega atendimento?

Todos os cidadãos e usuários e usuárias dos serviços da Defensoria Pública podem apresentar diretamente na Ouvidoria-Geral manifestações (elogios, reclamações ou sugestões) com relação aos serviços da Defensoria.

Quanto um advogado cobra para entrar com uma ação?

A lei atual estabelece que os honorários serão entre 10% e 20% do valor da condenação, do proveito econômico ou da causa.

Qual o prazo para a Defensoria Pública contestar uma ação?

- O beneficiário de assistência judiciária só terá direito ao prazo em dobro para contestar se, antes de fruir o prazo de 15 dias para contestar, cientificar o juízo de que se encontra assistido pela Defensoria Pública.

Como falar com a Defensoria online?

No site da Defensoria (www.defensoria.sp.def.br) é possível encontrar todas as formas de atendimento remoto, via telefone, WhatsApp ou formulário online.

Quem tem direito a um advogado gratuito?

A pessoa natural ou jurídica, brasileira ou estrangeira, com insuficiência de recursos para pagar as custas, as despesas processuais e os honorários advocatícios tem direito à gratuidade da justiça, na forma da lei.

Tem que agendar para ir no Fórum?

Não é necessário agendamento para ser atendido de forma presencial. O contato com as unidades pode ser feito por e-mail e telefone. Para conferir a localização dos fóruns, clique aqui.

O que quer dizer quando o processo está com a Defensoria Pública?

Art. 186, § 2º: A requerimento da Defensoria Pública, o juiz determinará a intimação pessoal da parte patrocinada quando o ato processual depender de providência ou informação que somente por ela possa ser realizada ou prestada.

Como agendar atendimento na Defensoria Pública RS?

Os atendimentos ocorrem presencialmente ou pelo ALÔ DEFENSORIA 129, das 12 às 19h, de segunda a sexta-feira. Para demandas da Vara de Execuções Criminais (VEC) em Porto Alegre, ligue para o telefone ALÔ VEC (51) 3225-2142, das 13h às 17h, de segunda a sexta-feira.

Precisa pagar para falar com advogado?

Precisa pagar para falar com advogado? O correto, nos termos de ética da OAB, é cobrar a consulta sempre que possível! Mais ainda: o valor deverá ser, no mínimo, o da Tabela de Honorários da Seccional em que o advogado está inscrito.

Tem que pagar o advogado antes ou depois?

Tem que pagar o advogado antes ou depois? Os honorários do advogado devem ser cobrados no prazo correto. O artigo 25 do Estatuto da OAB prevê o tempo de prescrição da ação de cobrança dos honorários do advogado e o momento em que o prazo começa a ser contabilizado: Art.

Quando o advogado só recebe se ganhar a causa?

Quando o advogado faz um acordo de pagamento no êxito com o cliente, significa que o cliente só pagará o advogado caso ele vença a causa. O cliente pode ter que arcar com as custas do processo, porém o pagamento do advogado fica condicionado ao sucesso no seu trabalho.

Como abrir um processo contra o SUS?

O SUS é responsável por assegurar esse direito e isso inclui garantir um atendimento de qualidade e acesso a serviços médicos essenciais. Essa ação pode ser feita com a ajuda de um advogado especialista em direito do consumidor.

Qual a diferença entre o defensor público e o advogado?

“O defensor público é aquele que tomou posse no cargo por meio de um concurso público de provas e títulos, e tem a missão constitucional de atuar pelas pessoas que não têm a possibilidade de constituir um advogado”, explica.

Quais os benefícios de um defensor público?

Programa de assistência à saúde, bonificação de resultados, cessão de notebook, custeio de programa de software, hardware e cursos, trabalho híbrido, VR, VT, 6 dias de abono por ano, adicional de qualificação, licença prêmio, gratificação de atividade.

Tem advogado gratuito no Poupa Tempo?

A FDSBC realiza um trabalho de assistência jurídica gratuita aos munícipes de São Bernardo do Campo em um posto de serviço instalado no Poupatempo do município.

Tem algum advogado online grátis?

Serviços online de consultoria jurídica gratuita: Existem algumas plataformas online que conectam advogados voluntários ou pro bono a pessoas que precisam de orientação jurídica gratuita. Algumas dessas plataformas incluem “Advogado Amigo” e “Advogados Online”.

Quando a Defensoria Pública volta a funcionar 2024?

Além do fim do recesso forense, o dia 8 de janeiro de 2024 marca o início das atuações da turma recém-empossada de 26 defensoras públicas e defensores públicos.

Pode ir no Fórum sem advogado?

Não precisa de muito dinheiro, não precisa de um advogado. Qualquer cidadão é apto a procurar o Poder Judiciário e fazer a defesa dos seus direitos.

Artigo anterior
Porque quanto menor o pneu maior a calibragem?
Artigo seguinte
Pode tomar café antes do exame de fezes?