Como se relacionam alfabetização e letramento na EJA?

Perguntado por: Gabriela Andrade Soares  |  Última atualização: 24. Mai 2025
Pontuação: 4.3/5 (15 avaliações)

A alfabetização e o letramento são fundamentais para a construção de um cidadão crítico ativo na sociedade. Essa forma de ensino é ainda mais relevante na EJA, pois os alunos já possuem conhecimentos prévios que devem ser considerados no processo de ensino.

O que é alfabetização e letramento na EJA?

Nesse ínterim a concepção de alfabetização/letramento na EJA, pode ser considerada como um processo que exige sistematização e organização dos saberes acerca da língua escrita, bem como, metodologias adequadas que favoreçam a alfabetização/letramento do aluno jovem adulto.

Qual é a relação entre alfabetização e letramento?

Desta forma, a relação entre alfabetização e letramento acontece quando entendemos que alfabetizada é a pessoa que aprende a escrita alfabética com habilidades para ler e escrever, sequencialmente, letramento é a continuação do saber ler e escrever, associado e vivenciado nas práticas sociais.

Qual é o objetivo da alfabetização de jovens e adultos?

O objetivo da Educação de Jovens e Adultos (EJA) é proporcionar o acesso à educação e à capacitação às pessoas que, por diversos motivos, não concluíram a Educação Básica na idade certa.

Como deve ser estimulado o gosto pela leitura e pela escrita no ensino EJA?

Propor em sala de aula atividades diferentes com grupos de alunos através da escrita. Através de livros, jornais, revistas, vídeos, cartazes, gibis aproximar o aluno das informações de diversos gêneros que acontecem no dia a dia.

Como Alfabetizar Jovens e Adultos? - EJA | Tatiane Rosa

35 questões relacionadas encontradas

Como funciona as práticas de alfabetização na EJA?

Como funcionam as práticas de alfabetização na EJA? Como parte da EJA, existem atividades que visam trabalhar os conteúdos voltados à alfabetização, ou seja, aprender a ler e a escrever. Geralmente, são realizadas em grupos menores, para personalizar a experiência de aprendizagem.

Como funciona a alfabetização de adultos?

A alfabetização de jovens e adultos com essa metodologia trabalha a consciência fonética, fonêmica e fonológica. A construção do conhecimento em Língua Portuguesa se dá de forma interdisciplinar e de contextualizada com estudos da sociedade, desempenhando papel importante no desenvolvimento dos cidadãos.

O que se entende por letramento?

Em resumo, o letramento é a habilidade de saber ler e escrever de acordo com o contexto das práticas sociais que envolvem a leitura e a escrita, as quais se pautam na linguagem como produto cultural e social.

Como garantir o processo de letramento para crianças e adultos que não sabem ler?

O educador precisa levar em conta a cultura e o tempo de cada um para compreender esses processos. Propor atividades que envolvam as práticas sociais das crianças é alfabetizar letrando. Mais do que ensinar a ler e escrever, ensinar a usar essa prática no dia a dia.

Quais são os principais desafios da EJA?

Os Desafios da Educação de Jovens e Adultos
  • Inclusão social. A EJA visa alcançar aqueles que foram excluídos do sistema educacional, seja por falta de acesso, evasão escolar ou desigualdades sociais. ...
  • Formação de professores. ...
  • Material didático e infraestrutura. ...
  • Grande evasão escolar.

Como trabalhar alfabetização e letramento juntos?

Dicas para planejamento e práticas associadas à alfabetização e letramento
  1. Considere os desenvolvimentos que acontecem em paralelo à alfabetização e letramento. ...
  2. Promova atividades lúdicas e sensoriais com as letras do alfabeto. ...
  3. Experimente utilizar jogos e atividades divertidas e práticas.

Porque alfabetização e letramento não devem ser separados?

Não podemos separar os dois processos, pois a princípio o estudo do aluno no universo da escrita se dá concomitantemente por meio desses dois processos: a alfabetização, e pelo desenvolvimento de habilidades da leitura e escrita, nas práticas sociais que envolvem a língua escrita , o letramento.

Qual o objetivo da alfabetização e letramento?

Resumo. A alfabetização é a base para uma educação construtiva, o qual ajuda as pessoas a desenvolver a leitura, a escrita, a comunicação, as ideias e os pensamentos, o letramento utiliza a escrita para resolver problemas do dia a dia, facilitando assim suas práticas sociais podendo produzir gêneros textuais.

O que Paulo Freire fala sobre alfabetização de jovens e adultos?

Segundo Freire é fundamental que o processo de alfabetização de jovens e adultos aconteça através do diálogo entre o educador e os educandos. Para Freire, é a partir dessa relação dialógica que ambas as partes trocam saberes de experiências já vividas.

Qual é a diferença entre a alfabetização de crianças e a de jovens e adultos?

Assim, indivíduos alfabetizados – crianças, jovens ou adultos – deverão ser capazes de codificar e decodificar esse sistema, por meio da escrita e da leitura. O que difere a alfabetização de jovens e adultos da alfabetização de crianças é especialmente o público a quem se destina essa aprendizagem.

O que diz a Bncc sobre alfabetização e letramento?

A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) define que a alfabetização das crianças deverá ocorrer até o segundo ano do ensino fundamental, com o objetivo de garantir o direito fundamental de aprender a ler e escrever.

Quais são os três métodos da alfabetização?

São eles: alfabético, fônico e silábico. Já os métodos analíticos partem da leitura da palavra, frase ou conto para o reconhecimento dos elementos gráficos (sílaba e letra).

Quais são os três métodos de alfabetização?

Abaixo, destacamos os principais métodos de alfabetização e como funcionam.
  • Método alfabético (ou soletração) É um dos mais antigos métodos. ...
  • Método fônico. ...
  • Método silábico. ...
  • Palavração. ...
  • Sentenciação. ...
  • Método global.

É possível fazer uso da alfabetização e do letramento em sala de aula?

Alfabetização e letramento como pontes para o conhecimento

Desse modo, permitem que as crianças comuniquem suas ideias e sentimentos de maneira mais precisa e clara. A prática da leitura, seja em sala de aula ou em casa, também promove o desenvolvimento da escuta ativa nas crianças.

O que são exemplos de letramento?

Os eventos de letramento ocorrem em diferentes espaços sociais, assumem diferentes formas e têm funções variadas. No cotidiano de uma sala de aula, por exemplo, podem ser identificados em situações em que professor e alunos conversam sobre um livro lido pela turma ou sobre uma notícia de jornal comentada por um aluno.

Como se dá o letramento?

Já o letramento, como resultado da ação de ensinar e aprender as práticas sociais de leitura e escrita. O letramento não é só saber ler e escrever, mas sim praticar a leitura e a escrita socialmente, respondendo às demandas desejadas na sociedade. Isso significa que o indivíduo alfabetizado nem sempre é letrado.

Qual o melhor método para alfabetizar adultos?

O método Paulo Freire estimula a alfabetização dos adultos mediante a discussão de suas experiências de vida entre si, através de palavras presentes na realidade dos alunos, que são decodificadas para a aquisição da palavra escrita e da compreensão do mundo.

Como se chama a alfabetização de adultos?

O processo de alfabetização das turmas da Educação de Jovens e Adultos (EJA) está ancorado em práticas indispensáveis de leitura e escrita que também são desenvolvidas com as crianças das séries iniciais do Ensino Fundamental.

Quem pode alfabetizar adultos?

Mas qualquer cidadão, com nível médio completo, pode se tornar um alfabetizador do programa.

Artigo anterior
Como funciona uma perícia judicial INSS?
Artigo seguinte
O que causa dessaturação?