Como funciona uma perícia judicial INSS?

Perguntado por: Camila Bianca Fernandes Domingues  |  Última atualização: 24. Mai 2025
Pontuação: 5/5 (54 avaliações)

Como é uma perícia médica judicial? A perícia média é uma avaliação realizada por peritos médicos para checar se a pessoa tem algum direito em decorrência do seu estado de saúde. Eles analisam se as condições alegadas realmente estão acontecendo, e o juiz usa o julgamento do perito para tomar a decisão.

O que acontece depois de passar por uma perícia judicial?

Depois Da Perícia Judicial, O Que Acontece? Terminado a fase da perícia médica, o juiz pode ouvir as testemunhas, se houver. Em seguida o advogado anexa as manifestações finais e o processo está pronto (concluso) para julgamento.

Como se comportar diante de uma perícia judicial?

Por ser a primeira experiência da maioria das pessoas vamos reforçar alguns pontos:
  1. Comporte-se naturalmente. ...
  2. Algumas pessoas pensam que perícia médica é um interrogatório, mas na verdade é exatamente o contrário. ...
  3. Seja educado com o perito. ...
  4. Explique seus problemas com suas palavras. ...
  5. Responda o que foi perguntado.

Quais as perguntas que um perito judicial faz?

O perito pode fazer diversas perguntas durante a perícia, dependendo das questões técnicas ou científicas envolvidas no processo. Algumas das perguntas mais comuns incluem: Qual é o histórico do caso em questão? Quais são os procedimentos adotados pela empresa ou profissional envolvido no caso?

O que o perito judicial analisa?

O perito judicial é responsável por trazer a verdade dos fatos com a materialização das provas técnicas necessárias para que o processo judicial possa ser julgado.

COMO É A PERÍCIA MÉDICA JUDICIAL? VEJA O QUE FAZER

45 questões relacionadas encontradas

Quais são as perguntas de um médico perito?

Existem muitas perguntas que o profissional da perícia médica pode realizar ao examinar uma aplicação de seguro saúde. Entre elas estão: O indivíduo tem alguma doença ou condição que o incapacite? O indivíduo mexe regularmente em hábitos ou profissões de risco?

O que acontece quando o perito judicial nega a incapacidade?

Portanto, após ter a perícia negada no INSS você pode entrar com um Recurso Administrativo no próprio órgão solicitando nova avaliação. O prazo para entrar com o recurso é de 30 dias a partir de quando se toma ciência do resultado da avaliação.

O que não devo falar numa perícia médica?

Evite chegar já falando muito, mostrando vários documentos ao mesmo tempo, pois parecerá que você está muito ansioso e desconcentrará o perito. Deixe que o médico faça as perguntas que ele entender conveniente para analisar o seu caso.

Como se comportar na frente de um perito do INSS?

Uma dica muito importante é que você não minta para o médico, exagerando sobre os seus sintomas e problemas, além disso, não finja ou aumente as dores que você sente, afinal, o profissional está ali para isso, logo, o mesmo notará caso seja desonesto.

Quanto tempo demora para sair o resultado de uma perícia judicial?

O resultado da perícia médica do INSS não sair na hora, porém, é liberada no mesmo dia. O INSS disponibiliza o resultado para consulta, a partir das 21 horas do dia que a perícia foi realizada. A consulta pode ser feita através do site ou aplicativo Meu INSS ou pelo número do INSS 135.

Quem pôde acompanhar a perícia judicial?

Vão estar presentes o médico perito, seu médico assistente e o médico assistente da outra parte. Acompanhantes são permitidos somente se estritamente necessários, como crianças ou portadores de deficiência mental.

Como saber se a perícia judicial foi aprovada?

Para saber se a perícia judicial foi aprovada, é necessário aguardar a decisão judicial. O juiz irá analisar o laudo pericial e considerar as informações técnicas apresentadas pelo perito.

Quem decide a perícia judicial?

Tanto o juiz quanto as partes envolvidas no processo podem solicitar perícias judiciais. Nos casos em que o magistrado faz a solicitação da perícia, é por que há dúvidas sobre a situação do requerente, as provas são insuficientes ou ele julga necessário um parecer técnico.

Quanto tempo leva para o juiz dar a sentença de uma perícia judicial?

O art. 226, III, do Código de Processo Civil estabelece o prazo de 30 (trinta) dias para proferir a sentença após instruído o feito (todas as provas já produzidas). O Juiz poderá prorrogar esse prazo por igual período, ou seja, poderá levar até 60 dias.

Como é feita a perícia médica judicial?

Esse processo consiste na avaliação técnica dos aspectos médicos relacionados a um processo judicial. Ela é realizada por um perito médico, que é um profissional com formação na área específica do caso em questão e que é nomeado pelo juiz.

Qual é a diferença da perícia do INSS com a perícia judicial?

Primeiramente o perito do INSS é um médico, na maioria clínicos gerais, concursados e o perito judicial é um médico especialista na área da suposta doença que acomete o segurado e é nomeado pelo juiz, sendo assim um colaborador da justiça.

O que o perito não pode fazer?

Ao Perito é vedado o uso de quaisquer argumentos não técnicos ou opiniões próprias para convencimento do direito postulado pelas partes. O Laudo Pericial não é peça de defesa ou de contestação, disso a desnecessidade do uso de ferramentas jurídicas de convencimento.

O que levar para uma perícia médica judicial?

A pessoa que vai ser periciada precisa estar portando seu documento de identificação oficial, com RG e CPF.

Qual a chance de ganhar um processo na Justiça contra o INSS?

Na Justiça, a chance de sucesso em uma ação de auxílio ou aposentadoria por invalidez é maior em relação a outros benefícios negados. A análise quantitativa de decisões judiciais indica que os casos que tratam de perícia administrativa têm 35,3 pontos percentuais a mais de probabilidade de sucesso, diz a pesquisa.

O que o perito analisa na perícia?

Laudo pericial

Dessa forma, o perito analisa exames, documentos, a atividade do trabalhador e o ambiente de trabalho. Em casos de doença ocupacional ou acidente de trabalho, pode se fazer necessária também a apuração in loco, realizada por outro perito, além do médico.

Como se vestir para uma perícia médica?

O ideal é que seja usada roupas leves e confortáveis e que facilitem os movimentos que forem pedidos pelo perito, caso o problema seja nos pés o recomendado é usar calçados abertos, evite usar acessórios e maquiagens, principalmente se for tratar de um caso de depressão.

Quanto tempo demora para receber depois de ter ganho um processo contra o INSS?

Segundo a Lei de Processos Administrativos, o INSS tem 30 dias (prorrogável por + 30 dias), para conceder ou negar um requerimento após o protocolo do pedido de benefício. A partir de então, você tem, pelo menos, mais 45 dias para receber o benefício concedido pelo Instituto. Basta conferir na sua carta de concessão.

Porque os médicos do INSS nega benefício?

Eles podem ter relação com documentação incompleta, reprovação na perícia médica, erro de análise do próprio INSS ou o fato do segurado não ter direito ao benefício pedido. Confira a seguir mais detalhes sobre cada uma dessas situações.

Quais os casos em que o juiz poderá indeferir a perícia?

Pela regra legal, o magistrado deve indeferir a perícia quando: (i) a prova não depender de conhecimento técnico especializado; (ii) diante das outras produzidas, a prova pericial se mostrar desnecessária; e (iii) não for possível realizar o exame, a vistoria ou avaliação, diante das particularidades do caso concreto.

Quando a perícia é negada quem paga?

Auxílio-doença indeferido: o que a empresa deve fazer? Caso o seu benefício seja indeferido, a empresa deve se responsabilizar por encontrar alguma alternativa, como tentar readaptar o trabalhador em outra função que esteja apto a exercer.

Artigo anterior
Quanto custa para fazer casamento civil?
Artigo seguinte
Como se relacionam alfabetização e letramento na EJA?