Como se referir a sentença?

Perguntado por: Ivan Sá  |  Última atualização: 20. Mai 2025
Pontuação: 4.1/5 (48 avaliações)

1 aresto, despacho, determinação, julgamento, arbítrio, acórdão, voto, condenação, parecer, solução, resolução, mandato, deliberação, desembargo, veredito, decisão, mandado, arbitramento, ditame.

Como se escreve uma sentença?

As sentenças podem ser formadas por uma única ou por várias palavras. As sentenças podem ser constituídas apenas por uma palavra ou por uma sequência delas. Podem apresentar um verbo/locução verbal ou não. Na fala, o início e o final das sentenças são marcados pela entoação característica.

O que quer dizer a palavra sentença?

Sentença – De acordo com o CPC, a sentença é o pronunciamento por meio do qual o juiz “põe fim à fase cognitiva do procedimento comum, bem como extingue a execução”. Isso significa que, por meio da sentença, o juiz decide a questão trazida ao seu conhecimento, pondo fim ao processo na primeira instância.

Qual o sinônimo da amígdala?

2 sinônimos de amígdala para 2 sentidos da palavra amígdala: 1 amídala. Escreva textos incríveis em segundos com nossa nova ferramenta de Inteligência Artificial. 2 tonsila.

Como se diz amígdala?

Nota: No português do Brasil, são usadas as duas grafias: amígdala e amídala.

Elementos da SENTENÇA: o que são RELATÓRIO, FUNDAMENTAÇÃO e DISPOSITIVO?

19 questões relacionadas encontradas

Como substituir a palavra de?

1 dentre, desde, a, com, do que. Escreva textos incríveis em segundos com nossa nova ferramenta de Inteligência Artificial. 2 Não encontrou o sinônimo que procurava?

O que quer dizer proferir a sentença?

Indica que o processo foi julgado por um juiz ou uma juíza.

Qual a diferença entre sentença e decisão?

Tanto a sentença quanto o acórdão marcam o fim do processo, ao menos na instância em que se encontra. Decisões interlocutórias – As decisões são atos pelos quais o juiz resolve questões que surgem durante o processo, mas não são o julgamento dele por meio de sentença.

Quando se dá a sentença?

O art. 226, III, do Código de Processo Civil estabelece o prazo de 30 (trinta) dias para proferir a sentença após instruído o feito (todas as provas já produzidas). O Juiz poderá prorrogar esse prazo por igual período, ou seja, poderá levar até 60 dias. Contudo, na prática, não é isso que acontece.

Quais são os 4 tipos de sentenças?

Como regra, todas as sentenças são, a um só tempo, condenatórias, declaratórias e constitutivas.

Qual a origem da palavra sentença?

Sentença – é uma palavra derivada do latim, sententia, que significa julgamento pensamento, opinião. Derivado da palavra latina sentire que significa sentir, perceber. Esta palavra é originária de Roma, que significava o ato do juiz, que se manifestava sobre as questões que lhe eram trazidas para serem resolvidos.

Como é uma sentença de um juiz?

Uma sentença judicial é uma decisão formal emitida pelo juiz após analisar as provas, argumentos e fundamentos legais apresentados pelas partes envolvidas em um processo judicial. Essa decisão pode ser favorável ou desfavorável a uma das partes, dependendo da interpretação e aplicação das leis ao caso concreto.

Quais são os tipos de sentença?

Podem ser: condenatórias, declaratórias e constitutivas. A rigor, todas as sentenças são, a um só tempo, condenatórias, declaratórias e constitutivas.

Qual a estrutura de uma sentença?

Quanto à forma, a sentença deve ter três partes (art. 489 do CPC), como elementos essenciais: [1] o relatório; [2] a fundamentação; [3] o dispositivo.

Como é a estrutura de uma sentença?

A sentença, que deverá ser clara e precisa, conterá: I - o relatório; II - os fundamentos de fato e de direito; III - a decisão. Parágrafo único.

Como se chama a decisão final de um juiz no processo?

Conforme § 1º do artigo 203 do Código de Processo Civil, sentença é o pronunciamento em que o juiz encerra a fase de conhecimento do procedimento comum, ou seja, encerra o processo na 1ª instância, analisando ou não o mérito – a questão principal da ação.

Como chama a decisão do juiz?

Acórdão é o julgamento colegiado proferido pelos tribunais. Art. 205. Os despachos, as decisões, as sentenças e os acórdãos serão redigidos, datados e assinados pelos juízes.

O que acontece depois que o juiz dá a sentença?

Após a assinatura da sentença, caso as partes já tenham tomando ciência, o processo é movimentado para a tarefa 'Aguardando prazo – ED'. Caso exista algum ato aguardando a ciência pelas partes, o processo ficará na tarefa 'Aguardando ciência' até que todas elas sejam consumadas.

Como saber se a sentença foi proferida?

No caso de processo eletrônico, sem sigilo, é possível visualizar a sentença por meio da consulta pública do processo. Caso o processo tramite em meio físico ou esteja protegido por sigilo, entre em contato com a vara ou juizado para ter acesso aos autos ou solicite a texto da sentença a seu advogado.

O que vem depois da sentença proferida?

A decisão do colegiado é chamada acórdão. Conforme o artigo 204, do Código do Processo Civil (CPC), acórdão é o julgamento colegiado proferido pelos tribunais. Nesse caso, todos ou a maioria dos julgadores devem entrar em acordo para que a decisão seja aprovada.

O que substitui a palavra exemplo?

1 amostra, exemplar, caso, tipo, espécie, espécime.

Como substituir como por exemplo?

10 sinônimos de por exemplo para 1 sentido da expressão por exemplo: Indica um exemplo de uma afirmação anterior: 1 a título de exemplo, tendo como exemplo, como, tal como, exemplificando, exemplificativamente, citando caso análogo, citando caso parecido, exempli gratia, verbi gratia.

Artigo anterior
O que fazer para voltar a ter crédito na praça?
Artigo seguinte
Como imprimir 4 etiqueta Shopee?