Como se pode comprovar a dilatação linear de um sólido?

Perguntado por: Lara Ferreira de Pacheco  |  Última atualização: 30. Dezember 2024
Pontuação: 4.2/5 (44 avaliações)

Esfrie o sólido a temperatura mínima possível. Em seguida, meça o seu comprimento. Depois aqueça-o a máxima temperatura possível, sem que ele derreta. meça novamente o comprimento e verá que ele aumentou.

O que é dilatação linear de um sólido?

Dilatação linear dos sólidos é o fenômeno físico que ocorre quando corpos de formato linear que se encontram no estado sólido, como fios, cabos, agulhas, barras, canos, sofrem uma variação de temperatura.

Como identificar dilatação linear?

Diferenças entre dilatação linear, superficial e volumétrica

A dilatação linear ocorre quando apenas uma dimensão de um corpo (comprimento) tem sua medida variada. A dilatação superficial ocorre quando duas dimensões de um corpo (comprimento e largura) têm variações nas suas medidas, ou seja, a sua área é dilatada.

Quais são os tipos de dilatação que podem ocorrer em um sólido?

Dilatação linear, superficial e volumétrica dos sólidos.

Quais são os principais fatores que influenciam a dilatação térmica dos sólidos?

Os fatores que influenciam a dilatação térmica nesses casos são os mesmos da dilatação linear, ou seja: a dimensão inicial do material e a variação de temperatura.

Dilatação Linear

27 questões relacionadas encontradas

Porque os sólidos se dilatam com o aumento da temperatura?

Isso acontece porque no momento em que a temperatura é aumentada, as moléculas presentes nesse corpo, se agitam e geram o aumento da distância entre elas. O processo de dilatação térmica pode acontecer quando um corpo está em estado gasoso, líquido ou sólido.

O que é dilatação linear exemplos?

A dilatação linear ocorre quando um corpo sofre aumento em sua temperatura e, consequentemente, há aumento na distância entre dois pontos em seu interior. São exemplos desse fenômeno o aumento do comprimento de uma barra, o aumento do raio de uma esfera e o aumento da diagonal de um quadrado ou de um cubo.

Quais são os fatores que influenciam a dilatação térmica de um material?

Os fatores que influenciam a dilatação térmica nesses casos são os mesmos da dilatação linear, ou seja: a dimensão inicial do material e a variação de temperatura.

Como podemos explicar a dilatação do corpo ao ser aquecido?

Quando há aumento de temperatura de um objeto, ele sofre também aumento em suas dimensões, portanto, os objetos dilatam-se. Definimos a dilatação como sendo a variação nas dimensões de um objeto devido à variação da temperatura.

O que causa a dilatação linear?

A dilatação térmica linear é a variação de comprimento que ocorre quando um corpo é submetido a uma elevação de temperatura. Quando um corpo sofre aumento de temperatura, as moléculas que o constituem recebem energia e ficam agitadas, causando um aumento nas dimensões do objeto.

Qual a diferença entre a dilatação linear e a dilatação superficial?

Dilatação linear corresponde à dilatação unidimensional de um corpo. Dilatação superficial corresponde à dilatação bidimensional de um corpo. Dilatação volumétrica corresponde à dilatação tridimensional de um corpo.

Quais materiais se dilatam mais facilmente?

O álcool tem um coeficiente de dilatação muito maior do que o mercúrio e ambos são utilizados na fabricação de termômetros.

O que não interfere na dilatação dos sólidos?

Assim temos que a grandeza não interfere na dilatação dos sólidos é: d) Tempo em que o sólido fica exposto à fonte de calor.

Quais exemplos de dilatação vocês conseguem observar no cotidiano?

As calçadas, quadras poliesportivas e até mesmo as lajes sofrem dilatação quando a temperatura aumenta e contração quando a temperatura diminui. Nesse processo de dilatação e contração podem acontecer fissuras que, no caso das lajes, acabam deixando a água passar quando ocorre chuva.

Quem descobriu a dilatação térmica linear?

A dilatação térmica ao longo da história

Porém somente em 1676, é que vamos encontrar, pela primeira vez, no livro “De Potentia Restitiva”, de Robert Hooke (figura 2), uma relação para a deformação dos corpos em geral.

Qual é a expressão matemática que nos permite calcular a dilatação linear de um sólido?

Resumo sobre dilatação volumétrica

A fórmula da dilatação volumétrica envolve o volume inicial, o coeficiente de dilatação volumétrica e a variação de temperatura (∆V = VO ∙ γ ∙ ∆T ). Os sólidos conseguem dilatar linearmente, superficialmente e volumetricamente.

Como funciona a dilatação?

A dilatação do colo é resultado da ação persistente das contrações uterinas regulares do trabalho de parto. Esse processo de dilatação, que empurra a bolsa e o bebê para baixo, passa por uma fase inicial, com progressão lenta, para atingir depois a fase ativa do trabalho de parto, com evolução rápida em poucas horas.

Qual a causa da dilatação de um corpo?

Então, a dilatação acontece pq os átomos que foramam o corpo estão mais agitados e a distancia entre eles aumenta com essa agitação, assim eles não ficam tão "grudadinhos" uns com os outros.

Quanto maior a temperatura maior a dilatação?

Quando um corpo ganha calor, suas moléculas começam a ter um grau maior de vibração, ou seja, um aumento de sua temperatura. Devido a essa nova “agitação”, as moléculas devem ficar mais distantes uma das outras e, consequentemente, o corpo se dilata.

Quais são os quatro tipos de dilatação?

Sendo assim, confira os tipos de dilatação térmica:
  • Dilatação térmica linear.
  • Dilatação térmica superficial.
  • Dilatação térmica volumétrica.
  • Dilatação térmica dos líquidos.

Por que as substâncias se expandem quando a temperatura aumenta?

Quando a temperatura de um corpo varia positivamente, o grau de agitação de suas moléculas aumentam, fazendo com que o espaço entre as mesmas fique maior o que provoca um aumento no volume do corpo ou seja, a sua expansão.

Porque a lâmina se curva quando aquecida?

Quando em temperatura ambiente, as lâminas são planas e possuem as mesmas dimensões. Ao ser aquecida, como os dois materiais possuem coeficientes de dilatação diferentes, uma das lâminas se dilata mais que a outra. Para que as duas lâminas se mantenham unidas, elas se curvam como na figura abaixo.

Como a dilatação térmica pode ser utilizada na fabricação de termômetros?

Dilatação do mercúrio para aferir a temperatura: graças a essa propriedade do mercúrio (único metal líquido) é possível medir a temperatura de pacientes com febre. Quanto mais alta estiver a temperatura do corpo, maior será a expansão de mercúrio presente nos termômetros.

Quando um objeto sofre dilatação linear o que acontece com sua densidade?

Sendo assim, consideramos a dilatação como uma manifestação macroscópica da variação da energia cinética das moléculas ou átomos de um objeto. Uma regra básica é que com o aumento da temperatura de um objeto, seu volume também aumenta e sua densidade diminui, exceto para a água.

Artigo anterior
Quantas gotas de Ofolato por dia?
Artigo seguinte
Como é contado o prazo de 30 dias para o executado oferecer embargos à execução fiscal?