Como se forma o Latossolo?

Perguntado por: Sérgio Simões Castro  |  Última atualização: 28. Februar 2022
Pontuação: 4.3/5 (72 avaliações)

Latossolos foram formados em ambientes de intenso e prolongado intemperismo, que condicionou a forte desintegração da matriz rochosa e quase total decomposição dos minerais primários.

Como é formado um Latossolo?

Agência de Informação Embrapa Latossolos. São formados pelo processo denominado latolização que consiste basicamente na remoção da sílica e das bases do perfil (Ca2+, Mg2+, K+ etc), após transformação dos minerais primários constituintes.

Quais são as características do latossolo?

Os Latossolos são profundos, bem drenados e com baixa capacidade de troca de cátions, com textura média ou mais fina (argilosa, muito argilosa) e, com mais frequência, são pouco férteis. Destacamos três Latossolos distintos quanto a cor e a textura, que tem grande extensão no estado de São Paulo.

Quais são os tipos de latossolo?

Os latossolos são solos minerais, homogêneos (com pouca diferenciação entre horizontes e cor qual homogênea com a profundidade). São normalmente profundos e bem drenados. Outra característica comum é a acidez, requerendo manejo adequado na sua correção e adubação fertilizante.

Como classificar um Latossolo?

Os latossolos Vermelhos podem ser classificados no terceiro nível categórico do SiBCS como demonstrado no quadro abaixo, onde são relacionadas as características destas classes de solo e as implicações para uso e manejo.

Como se formam os Latossolos e Plintossolos?

42 questões relacionadas encontradas

Quais as características de um Latossolo suas limitações e aptidão?

Os Latossolos são considerados com grande aptidão para a agricultura, sendo possível cultivar culturas anuais de elevada importância econômica para o Brasil. Isso ocorre porque sua principal limitação é de ordem química, ou seja, apresentam baixa fertilidade e acidez naturais.

Como fazer uma classificação de solos?

No primeiro nível categórico eles são denominados de classes, e são classificados em: Latossolos, Argissolos, Neossolos, Nitossolos, Cambissolos, Plintossolos, Gleissolos, Espodossolos, Vertissolos, Planossolos, Luvissolos, Organossolos e Chernossolos, cada um com características e potencialidades diferentes.

O que é Latossolo Bruno?

Os Latossolos Brunos ocorrem principalmente nas áreas elevadas dos planaltos do Sul do Brasil (Figura 2), onde a altitude supera 800 m (clima frio e úmido) e com menor expressão no planalto de Poços de Caldas, Minas Gerais, e sua borda em território paulista. No Sul do Brasil, têm sido utilizados para fruticultura.

Qual a diferença de um latossolo amarelo para o vermelho?

Os Latossolos Vermelho-Amarelos são identificados em extensas áreas dispersas em todo o território nacional associados aos relevos, plano, suave ondulado ou ondulado. Ocorrem em ambientes bem drenados, sendo muito profundos e uniformes em características de cor, textura e estrutura em profundidade (Figura 1).

Quais as características do latossolo predominante no Brasil?

Latossolos. Onde são encontrados: são os mais encontrados em território brasileiro, representando 39% da área total do país e podendo ser encontrados em todas as regiões. Principais características: as cores variam entre avermelhadas ou amareladas, apresentam textura argilosa e podem ter estrutura de grãos.

Como se caracteriza os solos tropicais em especial o Latossolo?

São solos profundos, com excelentes propriedades físicas, textura que varia de média a muito argilosa, normalmente bem drenados, fortemente ácidos e com elevados teores de alumínio trocável.

O que se cultiva no Latossolo?

Com este trabalho se objetivou determinar o efeito de culturas de cobertura na qualidade física de um Latossolo Vermelho distrófico em plantio direto. ... Os tratamentos consistiram de oito culturas de cobertura: braquiária; milho consorciado com braquiária; guandu anão; milheto; mombaça; sorgo; estilosantes e crotalária.

Onde é encontrado o Latossolo no Brasil?

São encontrados na região Norte do País, principalmente na região Amazônica. Também são encontrados nas regiões Nordeste, Centro-oeste e Sudeste do Brasil.

Quais são os componentes da fração argila dos Latossolos?

Caulinita, gibbsita, goethita e hematita, em diferentes proporções, são os principais minerais da fração argila dos Latossolos brasileiros.

O que é um latossolo amarelo?

Os Latossolos Amarelos (LA) são solos desenvolvidos principalmente de sedimentos do Grupo Barreiras, que constitui a faixa sedimentar costeira paralela ao litoral.

O que plantar em Latossolo Amarelo?

Planalto Central: a cana é plantada em solos do tipo latossolo vermelho escuro, latossolo vermelho-amarelo e areia quartzosa. As terras devem possuir declives suaves de 2 a 5%, porém, o valor de 5% deve ser aplicado em solos mais argilosos. Quando a área é completamente plana, pode ocorrer necessidade de drenagem.

O que é nitossolo vermelho?

Nitossolos de cores vermelhas e vermelho-escuras, argilosos e muito argilosos, estrutura em blocos fortemente desenvolvidos, derivados de rochas básicas e ultrabásicas, com diferenciação de horizontes pouco notável. Corresponde ao que se denominava anteriormente de Terra Roxa Estruturada.

O que é um solo Argissolo?

Argissolos são solos minerais com nítida diferenciação entre as camadas ou horizontes, reconhecida em campo especialmente pelo aumento, por vezes abrupto, nos teores de argila em profundidade. Podem ser arenosos, de textura média ou argilosos no horizonte mais superficial.

O que é um Neossolo litólico?

Neossolos Litólicos são solos minerais, não hidromórficos, que possuem o mais baixo grau de desenvolvimento pedogenético. ... Estas possibilidades sequenciais têm em comum, em caráter obrigatório, a presença do “contato lítico” dentro de 50 cm da superfície do solo.

O que é o cambissolo?

Cambissolos são solos constituídos por material mineral com horizonte B incipiente subjacente a qualquer tipo de horizonte superficial (exceto hístico com 40 cm ou mais de espessura) ou horizonte A chernozêmico quando o B incipiente apresentar argila de atividade alta e saturação por bases alta.

Quais são as classificações do solo?

Temos 13 ordens de solos listadas: Argissolos, Cambissolos, Chernossolos, Espodossolos, Gleissolos, Latossolos, Luvissolos, Neossolos, Nitossolos, Organossolos Planossolos, Plintossolos e Vertissolos.

Como são classificados os solos no Brasil?

Estes se enquadram principalmente nas classes dos Neossolos, Luvissolos, Planossolos, Nitossolos, Chernossolos e Cambissolos. O SiBCS é um sistema taxonômico de solos, hierárquico, multicategórico e aberto, com a finalidade de classificar todos os solos existentes no Brasil.

Por que realizar a classificação de um solo?

A classificação dos solos mostrou-se muito útil pois permite entre outros aspectos: a) entender as relações entre os indivíduos, b) relembrar propriedades dos objetos classificados, c) predizer o comportamento dos indivíduos, d) identificar o melhor uso do solo em um determinado lugar para um determinado uso, e) ...

Quais são as características do solo argiloso?

O que é um solo argiloso? O solo argiloso, chamado de “solo pesado” possui coloração vermelho-escura, é uma terra úmida e macia, composto por mais de 30% de argila, alumínio e ferro. Todo solo argiloso tem grande microporosidade, contudo, também pode ter grande macroporosidade dada pela agregação (estrutura).

Quais as principais características de solos que se formam sob o processo de Latolização?

É importante destacar que o processo de latolização consiste na remoção de sílica e bases do perfil do solo. Os solos oriundos desse processo são aqueles que apresentam horizonte B latossólico, os mais velhos da crosta terrestre, ocupando, portanto, as partes velhas (há muito tempo expostas) da paisagem.

Artigo anterior
Quando é época de laranja?
Artigo seguinte
Quando a reclamada não contestou pedido?