Como se faz um resumo de uma história?

Perguntado por: Sebastião Joel Gaspar Santos Monteiro  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.8/5 (60 avaliações)

Como fazer um bom resumo de texto?
  1. Leia atentamente o texto original. ...
  2. Marque as principais ideias do texto. ...
  3. Sublinhe as palavras-chave. ...
  4. Tenha o poder de síntese. ...
  5. Cuidado com a coesão e coerência. ...
  6. Faça uma leitura final. ...
  7. Não se esqueça de citar a fonte.

Como começar a fazer um resumo?

O resumo deve começar com uma frase que contenha o essencial do documento original, evitando repetir as palavras do título. Deve incluir unicamente os pontos significativos, ser claro e conciso, evitando comentários periféricos e generalidades.

O que é resumir o texto?

Resumir um texto significa reluzi-lo em poucas palavras mantendo o seu objetivo, ou seja, o seu tema central. Para que o objetivo seja mantido é importante identificar o tema do texto, os dados importantes e as palavras desconhecidas para conhecer o significado das mesmas.

Como resumo?

4 passos para fazer um bom resumo
  1. Leia e releia o texto.
  2. Busque os conceitos mais importantes e os pontos fundamentais do texto.
  3. Escreva o texto com suas palavras.
  4. Consultoria:

Qual site faz resumo de texto?

Resoomer

O Resoomer é um site que faz resumo e permite você sintetizar de forma prática o texto que desejar, de forma totalmente automatizada e gratuita.

COMO FAZER UM RESUMO

37 questões relacionadas encontradas

Como deve ser a estrutura de um resumo?

O resumo segue basicamente a mesma estrutura da maioria dos gêneros textuais. Ele começa pela introdução, que deve ser usada para apresentar o tema do texto. Geralmente, é construída em apenas um parágrafo. Depois disso, vem a etapa de desenvolvimento, que é o corpo do conteúdo, onde todas as ideias são expostas.

O que é um resumo para que serve?

O texto denominado resumo é usado para apresentar pontos essenciais, assim como fatos ou ideias principais que foram desenvolvidos no texto, mas expostos de forma abreviada. É importante, entretanto, sempre apresentar as ideias em seu resumo na mesma ordem que aparecem no texto que está sendo resumido.

Quais são os tipos de resumo?

O resumo integra os chamados textos acadêmicos, classificando-se em três tipos: informativo, indicativo e crítico.

Que palavras usar para iniciar um resumo?

Em suma, em síntese, enfim, em resumo, portanto, assim, dessa forma, dessa maneira, por isso, assim sendo, por conseguinte, conseqüentemente então, deste modo, desta maneira,em vista disso, diante disso.

Como se faz um resumo de um trabalho?

Passo a passo de como fazer o resumo de um trabalho acadêmico
  1. Passo 1: O que é – contexto. O primeiro passo é apresentar o tema e o objeto de estudo do seu trabalho. ...
  2. Passo 2: Por quê? – Descreva os objetivos do trabalho. ...
  3. Passo 3: Como? – Método utilizado. ...
  4. Passo 4: Resultados. ...
  5. Passo 5: O que você concluiu?

Quantas linhas tem que ter um resumo?

O corpo do resumo deverá estar no modo justificado, fonte Arial, tamanho 12, espaçamento 1,5 entre linhas e conter no mínimo 300 e no máximo 400 palavras. Os resumos devem ser em parágrafo único sem incluir figuras, tabelas ou referências.

Como escolher as palavras chaves de um resumo?

As palavras-chave devem ser separadas do texto por um espaço de 1,5 entre linhas e as palavras precisam ser separadas por um espaço e ponto e vírgula. Ex. Palavras-chave: Resumo; Abstract; Mettzer.

Quantas páginas são 300 palavras?

Para que tenhas uma noção, numa página normal, cabemaproximadamente 300 palavras se a fonte for 12. Isso significa que umaredação com 1000 palavras deve ter, no mínimo,três páginas.

Como iniciar o primeiro parágrafo do desenvolvimento?

O primeiro elemento do parágrafo deve ser um tópico frasal. Isso significa que é preciso iniciar o parágrafo de desenvolvimento com uma afirmação do que você se propõe a fazer como objetivo do parágrafo. Por exemplo: “O acesso das crianças à internet e às redes sociais ocorre de maneira cada vez mais precoce”.

Quais os dois tipos de resumo?

Quais são os 3 tipos de resumo?
  1. Resumo Indicativo. Resume somente os fatos importantes, as principais ideias, sem que haja exemplos oferecidos do texto original. ...
  2. Resumo Informativo. Resume as informações e/ou dados qualitativos e quantitativos expressos no texto original. ...
  3. Resumo Crítico.

Quais são as características de um resumo?

Basicamente, o resumo tem como principal característica apresentar com fidelidade as ideias reproduzidas em um texto, primando por elementos inerentes à construção textual.

Qual a diferença entre o resumo indicativo e resumo informativo?

1. resumo informativo: informa ao leitor finalidades, metodologia, resultados e conclusões do documento, de tal forma que este possa, inclusive, dispensar a consulta ao original. 2. Resumo indicativo: indica apenas os pontos principais do documento, não apresentando dados qualitativos, quantitativos etc.

Qual a estrutura de um resumo acadêmico?

Centralizados e na ordem correta.
  • Resumo. Deve ser apresentado com parágrafo único. ...
  • Palavras-chave. Deverão ser incluídas, no mínimo três e no máximo cinco, expressões relacionadas ao tema do trabalho, separadas por ponto e vírgula [;].
  • Introdução. ...
  • Métodos. ...
  • Resultados e Discussão. ...
  • Conclusões. ...
  • Agradecimentos. ...
  • Referências.

Qual a estrutura de um resumo crítico?

O resumo crítico terá sempre duas partes: primeiro a síntese da obra, que consiste numa visão geral do objeto avaliado. Depois, vem a crítica elaborada com argumentos embasados e impessoalidade. Lakatos e Marconi (2003, p. 69) consideram um resumo crítico quando o redator “formula julgamento sobre o trabalho”.

Como formatar o resumo nas normas ABNT?

Texto do resumo
  1. Fonte Arial ou Times New Roman;
  2. Tamanho 12;
  3. Alinhamento justificado;
  4. Espaçamento entrelinhas de 1,5;
  5. Contagem entre 100 e 500 palavras;
  6. Escrito em terceira pessoa do singular;
  7. Voz ativa;
  8. Margem esquerda e superior de 3 cm;

Quantas palavras têm um livro de 200 páginas?

50.000 palavras equivalem a cerca de 200 páginas.

Quantas páginas são 750 palavras?

Fiquei muito motivada ao perceber que 750, que parece muito, de fato, formavam em média duas páginas. E escrever duas páginas por dia quando se quer aperfeiçoar a escrita e se expressar melhor não é tanto assim. E vale muito!

Quantas palavras têm em uma página do Word?

Hoje, conforme as medidas sugeridas pelas normas ABNT NBR 14724:2011, uma página de texto pode conter mais de 3000 caracteres.

Como escolher as palavras chaves do resumo do TCC?

5 dicas para acertar em cheio as palavras-chave da sua monografia
  1. Inicie o parágrafo utilizando exatamente a expressão “Palavras-chave:” ...
  2. Escolha palavras que definam exatamente os assuntos abordados. ...
  3. Prefira utilizar termos padronizados pela comunidade científica da área que trata sua monografia.

Como determinar palavras chaves?

A ABNT recomenda de 3 a 5 palavras-chave para os trabalhos acadêmicos. As palavras-chave são grafadas com inicial minúscula (com exceção dos substantivos próprios e nomes científicos), separadas por ponto e vírgula e finalizadas por ponto.

Artigo anterior
Por que a região Nordeste é tão seca?
Artigo seguinte
Quando pagar o licenciamento 2022 Paraná?