Como se faz o cimento Portland?
Perguntado por: Wilson Antunes de Figueiredo | Última atualização: 13. März 2022Pontuação: 4.6/5 (62 avaliações)
É um pó fino, produzido a partir da queima de calcário e argila em um forno, com posterior moagem e adição de uma pequena quantidade de gipsita, ou outras formas de sulfato de cálcio, podendo receber também outras adições. Endurece com a adição de água, tornando-se uma pasta homogênea com propriedades ligantes.
Como é feito o cimento Portland?
Para a obtenção do cimento Portland, faz-se a moagem do clínquer com diversas adições, como o gesso (até 5%), calcário, pozolana e escória, onde assegura-se ao produto a finura e homogeneidade convenientes, de acordo com as normas da ABNT.
Qual a matéria-prima do cimento Portland?
Matérias Primas
O Cimento portland é produzido a partir de mistura, calcinação e moagem de materiais calcários e argilosos em certas proporções.
Qual a composição química do cimento Portland?
Pela definição de cimento Portland, dada anteriormente, deduz-se que ele é constituído principalmente de material calcário, como a rocha calcária ou o giz, e de alumina e sílica encontradas em argilas ou folhelhos. A marga, uma mistura de materiais argilosos e calcários, também é utilizada.
Como é feito o cimento passo a passo?
- Moagem e homogeneização das matérias-primas (obtenção da farinha crua)
- Clinquerização da farinha crua em fornos rotativos (produção do clínquer) e posterior resfriamento do clínquer.
- Moagem do clínquer para e adição de gesso para obtenção do cimento.
- Ensacamento e expedição do produto final.
AULA 04 - CIMENTO PORTLAND # Materiais de Construção
Qual é a Matéria-prima para fazer cimento?
O calcário, principal matéria-prima da fabricação do cimento, é extraído da jazida subterrânea ou a céu aberto. Após a extração, o calcário vai para a britagem, etapa que o reduz às dimensões adequadas ao processamento industrial.
Quais os 4 principais compostos químicos que compõe o cimento Portland?
- Óxido de cálcio (CaO) - 60 a 70%;
- Sílica (SiO2) - 20 a 25%;
- Alumina (Al2O3) - 2 a 9%;
- Óxido de ferro III (Fe2O3) - 1 a 6%;
- Óxido de magnésio (MgO) - 0 a 2%.
Qual é a composição química do cimento?
Composição química do cimento
Os componentes principais, cuja determinação é feita a partir de uma análise química, são: cal (CaO), sílica (SiO2), alumina (Al2O3), óxido de ferro (Fe2O3), magnésia (MgO), álcalis (Na2O e K2O) e sulfatos (SO3).
Quais são as propriedades do cimento Portland?
As propriedades físicas do cimento Portland são consideradas sob três aspectos: propriedades do cimento puro (pó), propriedades da mistura do cimento com água (pasta) e propriedades da mistura da pasta de cimento com agregado padronizado (argamassa).
O que era usado antes do cimento?
Exemplos disso são a pedra, o barro, os metais e as fibras vegetais. Mas foi a madeira, provavelmente, o material mais utilizado no passado.
Qual a diferença entre cimento e cimento Portland?
CP I-S (Cimento Portland Comum com Adição)
Muito semelhante ao Cimento Portland Comum, a sua diferenciação, está no acréscimo de material pozolânico em sua mistura. Esse acréscimo, representa até 5% da composição, para possibilitar maior capacidade de impermeabilização. Quanto a sua resistência, é também de: 25 MPa.
Quais os tipos de cimento Portland?
- Cimento Portland Comum (CP I) ...
- Cimento Portland Composto (CP II) ...
- Cimento Portland de Alto-Forno (CP III)
- Cimento Portland Pozolânico (CP IV)
- Cimento Portland de Alta Resistência Inicial (CP V-ARI)
- Cimento Portland Resistente a Sulfatos (RS)
- Cimento Portland de Baixo Calor de Hidratação (BC)
Porque o cimento é chamado de cimento Portland?
A origem do cimento remonta há cerca de 4.500 anos. ... A mistura não se dissolvia em água e foi patenteada pelo construtor no mesmo ano, com o nome de cimento Portland, que recebeu esse nome por apresentar cor e propriedades de durabilidade e solidez semelhantes às rochas da ilha britânica de Portland.
Qual a origem do nome do cimento Portland?
Em 1824, Joseph Aspdin foi responsável pela elaboração do chamado “Cimento Portland”, que fazia referência a uma cidade britânica detentora de excelentes jazidas de minério utilizado para cimento.
Qual a ligação química do cimento?
O ponto de partida da fabricação do cimento é o calcário que existe na forma de rochas. ... Assim se forma o cimento, que contém várias substâncias, principalmente o silicato de cálcio (CaSiO3) e o aluminato de cálcio de fórmula Ca(AlO2)2. O íon aluminato AlO2 é monovalente negativo, como o íon cloreto (Cl-).
O que é o cimento?
3 – Definição
Cimento é o nome dado a materiais pulverulentos que, ao serem misturados com água formam uma pasta que pode ser facilmente moldada, endurecendo gradativamente até produzir uma massa compacta e de grande dureza.
Quais são os 4 componentes principais do clínquer?
Os principais componentes do clínquer são C3S (3CaO. SiO2), C2S (2CaO. SiO2), C3A (3CaO. AlO3) e C4AF (4CaO.
Quais são os principais componentes do cimento?
O cimento é composto principalmente do material clínquer – uma mistura de calcário, argila e componentes químicos – e diferenciado conforme a adição de outros materiais, como: gesso, que aumenta o tempo de pega; escória, que aumenta a durabilidade na presença de sulfato, mas, quando em grandes quantidades, pode ...
Qual é a propriedade do cimento?
Basicamente, o cimento é um pó fino com propriedades aglomerantes, aglutinantes ou ligantes, que se enrijece ao entrar em contato com a água. Depois de endurecido, mesmo que seja novamente submetido a ação da água, esse material não volta a se decompor.
Quais os tipos de cimento Portland e quais as características de cada um?
CP V-ARI – Cimento Portland de alta resistência inicial. CP-RS – Cimento Portland Resistente a Sulfatos. CP-BC – Cimento Portland de Baixo Calor de Hidratação. CP-B – Cimento Portland Branco.
Qual a diferença do cimento CP II-e CP IV?
CP IV – O cimento pozolânico também possui muito mais pozolana do que seu irmão CP II-Z, sendo mais impermeável e durável, e muito utilizado em obras com ação de água corrente e ambientes agressivos. À longo prazo, o concreto com CP IV apresenta resistência maior do que o concreto feito com cimento comum.
O que significa CP II F 40?
Cimento de alta performance e qualidade superior.
O que diferencia os tipos de cimento?
Assim como o cimento comum, não é fabricado com adições. A diferença é o processo de dosagem e fabricação do clínquer, elemento presente em todo tipo de cimento. O clínquer utilizado aqui possui quantidades diferenciadas de calcário e argila, além de uma moagem mais fina.
Qual o tipo de cimento mais utilizado?
Sem dúvidas, o cimento Portland é o mais utilizado em obras da construção civil e o preferido entre os profissionais. Isso porque apresenta excelentes características de resistência, durabilidade e trabalhabilidade, além de ser um produto muito versátil, podendo ser utilizado em diversas aplicações.
Quem é o embarcador no CTB?
O que é uma compra por impulso?