Como surgiu a exploração do trabalho infantil?

Perguntado por: Helena Jéssica Torres  |  Última atualização: 4. April 2025
Pontuação: 4.3/5 (3 avaliações)

Com a ascensão do capitalismo e uma alta demanda de trabalhadores, crianças começaram a trabalhar nas indústrias a fim de complementar a renda familiar. As crianças começavam a trabalhar aos 6 anos, eram submetidas a jornadas diárias de 14 horas e o salário correspondia à quinta parte do salário de uma pessoa adulta.

Como se iniciou o trabalho infantil?

“O trabalho infantil no Brasil começa com a invasão dos portugueses e o início da exploração de crianças indígenas para extração do pau brasil. Quando houve a escravização das pessoas negras, os meninos eram destinados para o trabalho nas lavouras e as meninas ao trabalho doméstico e exploração sexual”.

Onde começou o trabalho infantil no mundo?

A exploração do trabalho infantil atingiu seu auge durante a Revolução Industrial. Nas primeiras indústrias implantadas na Inglaterra, França, Alemanha e demais países da Europa, era comum a exploração da mão de obra infantil em razão de seu menor custo em comparação com a mão de obra masculina.

Em que época a exploração do trabalho infantil?

Entre 1780 e 1840 intensificou-se a exploração de crianças. Eram ajudantes de cozinheiro, operadoras de portinholas de ventilação, ou nas fábricas. Mas o trabalho infantil existia antes mesmo de 1780.

Como o trabalho infantil foi abordado ao longo da história?

O longo tempo de trabalho gerava cansaço nas crianças, o que acabava diminuindo o ritmo das atividades. Castigos como socos e outras agressões eram aplicados para punir a desatenção. As crianças que chegavam atrasadas ou que conversavam durante o trabalho também eram castigadas.

FLORIANÓPOLIS (Santa Catarina) - Um pedacinho do mundo inteiro dentro de uma ilha!

23 questões relacionadas encontradas

Qual foi o primeiro caso de trabalho infantil no Brasil?

A menina que morava na cidade de Vigia, no litoral paraense, tinha apenas 11 anos quando foi “dada” pela mãe para trabalhar como babá na casa de um casal em Belém. Tal prática é conhecida como “apadrinhamento ou filhas de criação” em algumas regiões do Nordeste e da Amazônia Brasileira.

O que é a exploração do trabalho infantil?

É considerado trabalho infantil o trabalho realizado por crianças e adolescentes abaixo da idade mínima de admissão ao emprego/trabalho estabelecida no país; Os trabalhos perigosos são considerados como Piores Forma de Trabalho infantil e não devem ser realizados por crianças e adolescentes abaixo de 18 anos.

Quais são as principais formas de exploração do trabalho infantil?

Ainda mais grave pelos riscos à saúde e segurança das crianças é o trabalho nas piores formas, tais como: Trabalho Infantil Doméstico, na coleta, na seleção e beneficiamento de lixo, em cemitérios, em carvoarias, em atividades ilícitas, em esgotos.

Quem criou a lei contra o trabalho infantil?

Ele foi elaborado pela Comissão Nacional de Erradicação do Trabalho Infantil (CONAETI) e pela Organização Internacional do Trabalho (OIT). O objetivo é erradicar o trabalho infantil até o fim de 2020.

O que levava as crianças a trabalhar em fábricas?

As crianças foram empregadas em minas e fábricas porque eram mais baratas do que os adultos, mas trabalhavam a mesma quantidade de horas.

Que ano acabou o trabalho infantil?

O primeiro passo já foi dado por aqui desde 1990, com a promulgação do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), que proíbe o trabalho infantil, e com a Constituição Federal de 1988, que criminaliza a exploração do trabalho infantil.

Como era o trabalho infantil antigamente e atualmente?

Das 209 mil crianças com idade entre 5 e 9 anos que estavam trabalhando em 2003, 80% delas estavam na atividade agrícola. Já nas grandes cidades, é comum ver crianças vendendo comidas, frutas, engraxando sapatos, servindo ao tráfico de drogas e tendo o corpo violentado por meio da exploração sexual comercial.

O que escrever sobre o trabalho infantil?

O trabalho infantil é ilegal e priva crianças e adolescentes de uma infância normal, impedindo-os(as) não só de frequentar a escola e estudar normalmente, mas também de desenvolver de maneira saudável todas as suas capacidades e habilidades.

Em que época a exploração do trabalho infantil foi identificada por quê?

trabalho infantil nos séculos XIII e XIX

Segundo o historiador [inglês Edward Thompson], na Inglaterra, por exemplo, houve uma intensificação drástica da exploração do trabalho das crianças entre 1780 e 1840, período em que transformações na produção estavam em curso, com a introdução do sistema da fábrica.

Por que o trabalho infantil é crime?

Ele é diretamente prejudicial ao seu desenvolvimento físico e mental, podendo: Interferir em seu aprendizado; Privar as crianças de frequentarem a escola ou obrigá-las a abandonar os estudos prematuramente; Exigir que a criança concilie um trabalho excessivamente longo e pesado com a frequência escolar.

Como é o trabalho infantil nos dias de hoje?

O Brasil tem quase 1,9 milhão de crianças e adolescentes em situação de trabalho infantil, o equivalente a 4,9% do total de pessoas entre 5 e 17 anos no país. Os dados são da PNAD Contínua 2022, do IBGE. A pesquisa também mostra o perfil e o rendimento desses jovens.

Qual é o nome da lei do trabalho infantil?

O Projeto de Lei 4455/20 pune quem submeter criança ou adolescente a trabalho perigoso, insalubre ou penoso. A pena prevista é reclusão de um a quatro anos e multa, valendo também para quem agenciar, coagir ou intermediar a participação de criança ou adolescente.

Quem é responsável pelo trabalho infantil?

Trabalho infantil no Brasil e no mundo: A maior vulnerabilidade de crianças e adolescentes no cenário pós-pandemia Covid-19. A proteção integral à criança e ao adolescente é responsabilidade da família, da sociedade e do Estado.

Qual o maior problema do trabalho infantil?

O trabalho infantil é uma forma de violência, pois acarreta em danos físicos e psicológicos, transforma as crianças e os adolescentes em adultos precoces, podendo submetê-los a situações extremas que afetam seu processo de crescimento e desenvolvimento, expondo- os a ocorrência de doenças e a atrasos na formação ...

Qual o número da lei que proíbe o trabalho infantil?

“Art. 60. É proibido qualquer trabalho a menores de quatorze anos de idade.” Após a Emenda Constitucional 98, ficou estabelecida a proibição de trabalho noturno, perigoso ou insalubre a menores de dezoito e de qualquer trabalho a menores de dezesseis anos, salvo na condição de aprendiz, a partir de quatorze anos.

Como acabar com a exploração do trabalho infantil?

Para erradicar o trabalho infantil, a principal medida a ser adotada é a de atribuir prioridade à educação, entendida como a escola formal e atividades culturais, de desporto, lazer, orientação à saúde etc.

Qual é a taxa de trabalho infantil no Brasil?

Destaques. Em 2022, o Brasil tinha 1,9 milhão de crianças e adolescentes com 5 a 17 anos de idade (ou 4,9% desse grupo etário) em situação de trabalho infantil. Esse contingente havia caído de 2,1 milhões (ou 5,2%) em 2016 para 1,8 milhão (ou 4,5%) em 2019, mas cresceu em 2022.

Quais as causas da exploração do trabalho?

Alguns se relacionam diretamente com a situação da família e outros são motivos exteriores a ela. A pobreza, a falta de perspectivas dadas pela escola e a demanda por mão de obra infantil são fatores que estimulam a entrada da criança ou adolescente no mercado de trabalho.

Quais são as consequências do trabalho infantil?

No trabalho infantil de rua é quase impossível que as vítimas consigam frequentar a escola e ter acesso ao mais básico dos recursos como a alimentação. Muitas crianças e adolescentes nessa situação apresentam desnutrição, doenças de pele, tétano e intoxicação alimentar.

Artigo anterior
Quanto tempo demora o cio das cadelas?
Artigo seguinte
Como emagrecer a barriga e afinar a cintura rápido?