Como se dissolve a sociedade em nome coletivo?

Perguntado por: Emanuel Ângelo Moura Vicente Paiva  |  Última atualização: 15. Mai 2025
Pontuação: 4.5/5 (1 avaliações)

consenso unânime dos sócios ou por maioria absoluta; falta de pluralidade de sócios superior a 180 dias; extinção da autorização de funcionamento; declaração de falência.

Como é feita a dissolução de uma sociedade?

A sociedade pode ser dissolvida judicialmente, a requerimento de qualquer dos sócios, quando: I - anulada a sua constituição; II - exaurido o fim social, ou verificada a sua inexequibilidade. O contrato pode prever outras causas de dissolução, a serem verificadas judicialmente quando contestadas.

Como funciona a sociedade em nome coletivo?

A sociedade em nome coletivo é um tipo societário onde todos os sócios são solidários e todos respondem ilimitadamente pelas dívidas da sociedade, ou seja, a dívida da sociedade pode atingir os bens dos sócios. De acordo com o art. 1.039 do CC, essa sociedade é constituída, necessariamente, por pessoas físicas.

Como desfazer a sociedade de uma empresa?

Os 5 passos para você sair de uma sociedade empresária
  1. A certeza de que quer deixar a sociedade.
  2. Declare sua vontade aos outros sócios (art. 1.029 do Código Civil)
  3. Aguarde o prazo (art. 1.029 do Código Civil)
  4. Registre a alteração do contrato social.
  5. Receba o que investiu da devida forma.

Como dissolver uma empresa?

A empresa deve:
  1. registrar a saída do sócio;
  2. alterar o Contrato Social;
  3. solicitar a retirada do nome do sócio nos órgãos responsáveis pelo arquivamento de atos societários;
  4. comunicar os órgãos fiscalizadores sobre a nova composição societária da empresa.

Direito Empresarial II - Estudo 8: Sociedade em Nome Coletivo

45 questões relacionadas encontradas

Como dissolver um sócio?

A retirada do sócio somente pode ser feita mediante alteração contratual caso exista essa previsão no Contrato Social da sociedade limitada. Logo, os sócios majoritários não têm o poder de excluir o sócio minoritário sem que haja cláusula nesse sentido.

Quais são as 4 fases da dissolução da sociedade?

Como se dá a dissolução de uma sociedade?
  • Morte;
  • Exclusão ou expulsão do sócio;
  • Declaração de falência ou insolvência civil do não empresário;
  • Dissolução extrajudicial;
  • Extinção de autorização para funcionar;
  • Causas previstas no contrato social.

Quais são as 3 principais fases da dissolução da sociedade?

Portanto, para a extinção da sociedade são necessárias três etapas: dissolução, liquidação e extinção.

O que diz o artigo 1033 do Código Civil?

O Código Civil Brasileiro (Lei 10.406/2002) – Parágrafo Único e inciso IV do artigo 1033 – dispõe que todas as Sociedades Empresárias Limitadas (LTDAs) com falta de pluralidade de sócios (ou seja, com apenas um), não reconstituída no prazo de 180 dias, são caracterizadas em situação irregular.

Quanto tempo demora para desfazer sociedade?

Nesse sentido, uma vez comprovada a notificação do Sócio que deseja se retirar da Sociedade aos demais, contar-se-á o prazo de 60 (sessenta) dias previsto no Código Civil e será considerada a saída do Sócio, mesmo que o Contrato Social não venha a ser efetivamente consolidado com tal alteração em tempo hábil por ...

Onde se registra a sociedade em nome coletivo?

As sociedades em nome coletivo são constituídas por meio de um contrato social, que deverá ser levado à registro na Junta Comercial, se for sociedade empresária, ou no Registro Civil das Pessoas Jurídicas, se se tratar de sociedade simples, em ambos os casos no local de sua sede.

Quantos sócios pode ter uma sociedade em nome coletivo?

A sociedade em nome coletivo é uma modalidade social da qual somente pessoas físicas podem participar, respondendo todos os sócios, solidária e ilimitadamente, pelas obrigações sociais (Artigo 1.039 do CCB).

Quantos sócios tem uma sociedade em nome coletivo?

As sociedades em nome coletivo não admitem a existência de sociedades unipessoais, constituídas com um único sócio. Com efeito, a sociedade em nome coletivo só pode ser constituída por, pelo menos, dois sócios (cfr. art. 7.º, n.º 2).

Como é o processo de dissolução?

A dissolução ocorre porque as moléculas do solvente envolvem as partículas de sólidos do soluto, dissolvendo-os. Alguns fatores influem no processo de dissolução, vejamos quais são: Temperatura: quanto mais elevada estiver a temperatura de um líquido maior será a dissolução.

Como se faz uma dissolução?

Em uma dissolução da sociedade por comum, o encerramento das atividades da companhia pode ser decidido em votação por maioria absoluta, onde 50% dos detentores do capital social votam pelo fechamento da sociedade. - Dissolução de sociedade por vontade de um dos sócios.

O que significa dissolução da sociedade?

O que é a dissolução empresarial? Dissolução empresarial é a alteração do quadro de sócios de uma empresa, que pode ser total, indicando o encerramento das atividades deste negócio, ou parcial quando apenas parte dos sócios deixa a empresa e outros mantém o CNPJ em funcionamento.

O que diz o artigo 1767 do Código Civil?

1.767 (aqueles que, por enfermidade ou deficiência mental, não tiverem o necessário discernimento para os atos da vida civil, os deficientes mentais, os ébrios habituais e os viciados em tóxicos, os excepcionais sem completo desenvolvimento mental) serão recolhidos em estabelecimentos adequados, quando não se adaptarem ...

O que diz o artigo 1630 do Código Civil?

Artigo 1630

Art. 1.630. Os filhos estão sujeitos ao poder familiar, enquanto menores.

O que diz o artigo 579 do Código Civil?

579. O comodato é o empréstimo gratuito de coisas não fungíveis. Perfaz-se com a tradição do objeto. No comodato, temos a característica de ser um empréstimo de uso, uma vez que, por se tratar de coisa infungível e inconsumível, o bem emprestado deve ser restituído ao término do contrato.

Qual a diferença entre dissolução e extinção?

Resp. - A dissolução da pessoa jurídica é o ato pelo qual se manifesta a vontade ou se constata a obrigação de encerrar sua existência. Pode ser definido como o momento em que se decide a sua extinção, passando-se, imediatamente, à fase de liquidação.

Como desfazer uma sociedade judicialmente?

A dissolução societária pode ser tanto judicial quanto extrajudicial. Na primeira opção os sócios buscam auxilio no Poder Judiciário através de uma Ação de Dissolução Societária. Já na segunda opção, os sócios realizam o distrato na Junta Comercial ou no Cartório de Pessoas Jurídicas.

Quem responde pela sociedade dissolvida?

Investidura do liquidante

Há a figura do liquidante que é nomeado no caso da dissolução tanto extrajudicial como judicial. Ele pode ser indicado pelo contrato social ou pela deliberação dos sócios. Sua função é apurar o patrimônio dos haveres, dívidas e demais balanços.

Quando ocorre a dissolução?

A dissolução pode ocorrer nos seguintes cenários: resolução da sociedade empresária em relação ao sócio falecido, excluído ou que exerceu o direito de retirada ou recesso; e a apuração dos haveres do sócio falecido, excluído ou que exerceu o direito de retirada ou recesso; ou somente a resolução ou a apuração de ...

Quando é cabível a ação de dissolução parcial de sociedade?

O artigo 599 do CPC denota que a ação de dissolução parcial de sociedade tem cabimento em três hipóteses: (i) falecimento do sócio; (ii) exclusão do sócio; e (iii) retirada do sócio, como se dá nas hipóteses legais de exercício do direito de recesso.

O que diz o artigo 1029 do Código Civil?

1029: Art. 1.029. Além dos casos previstos na lei ou no contrato, qualquer sócio pode retirar-se da sociedade; se de prazo indeterminado, mediante notificação aos demais sócios, com antecedência mínima de sessenta dias; se de prazo determinado, provando judicialmente justa causa.

Artigo anterior
Como que escreve currículo?
Artigo seguinte
Quantos copos de 250 ml enche 2 litros?