Como se deu o fim do governo geral?

Perguntado por: Leandro Fernando de Araújo  |  Última atualização: 1. Februar 2022
Pontuação: 4.7/5 (20 avaliações)

O governo-geral acabou somente no ano de 1808, quando a Família Real Portuguesa chegou ao Brasil. ... Desse modo, a necessidade de um governador-geral para representar o rei de Portugal deixava de ser necessária para se controlar o território do Brasil.

Quais foram os motivos para a criação do governo geral?

O Governo Geral. Com a finalidade de "dar favor e ajuda" aos donatários e centralizar administrativamente a organização da Colônia, o rei de Portugal resolveu criar, em 1548, o Governo Geral.

O que aconteceu depois do governo geral?

Embora Portugal tenha dividido o país em dois polos, após a morte de Mem de Sá (em 1572), do qual a sede do norte era em Salvador e a sede do Sul, no Rio de Janeiro, o governo geral foi extinto em 1808, com a chegada da família real ao Brasil.

Quais as medidas tomadas pelo governo geral?

Outra medida tomada pelo governador-geral foi impor a escravização somente a indígenas que eram hostis aos portugueses. ... Ao todo, vieram para a Colônia seis jesuítas, liderados por Manuel da Nóbrega, com o objetivo de catequizar os indígenas e melhorar os costumes da América Portuguesa.

Qual foi a função do governo geral?

O cargo de governador-geral foi criado em 17 de dezembro de 1548 com o objetivo de centralizar as atividades administrativas na colônia. Neste mesmo contexto foram estabelecidos os cargos de provedor-mor, destinado à administração fazendária, e de ouvidor-geral, como autoridade máxima da justiça.

O que foi o governo geral? | História | Vídeo aula de História

43 questões relacionadas encontradas

Quais as dificuldades que os governadores gerais tinham no Brasil?

Após a dificuldade de governar o Brasil através das Capitanias Hereditárias, por causa de diversas desavenças com índios nativos, falta de investimentos, problemas com a fiscalização de produtos e muita corrupção por parte dos donos das Capitanias, a coroa portuguesa decidiu que era necessário eleger um governador ...

Quais os auxiliares dos governadores gerais e quais suas funções?

Foi então que, para melhor cumprir suas atribuições, o Governador Geral contava com o auxílio de outros três auxiliares: o provedor-mor, o capitão-mor e o ouvidor-mor.

Quais foram as principais características do Governo geral?

O Governo Geral foi criado pelo rei português D. João III em 1548 e passou a funcionar no ano seguinte. ... Entre as principais características desse processo que visava a centralização do poder, a “cidade” escolhida como sede do Governo Geral foi a Bahia, ou melhor, a “Bahia de Todos os Santos” da época.

Qual foi o segundo governador-geral?

Duarte da Costa foi o segundo representante da Coroa Portuguesa que controlou politicamente o Brasil no período dos governos gerais.

Qual é a relação entre as capitanias hereditárias e o Governo geral?

Capitanias hereditárias eram um sistema de administração colonial em que o Brasil foi dividido em 15 faixas de terra que eram comandadas por capitães donatários. ... Com esse objetivo, foram criadas as capitanias hereditárias e, mais tarde, o Governo-geral.

O que significa a expressão homem bom?

Homem-bom é uma expressão que designava, a partir da Idade Média, em Portugal e no Brasil colonial, membros da comunidade aldeã e das vilas que tinham certa relevância social, quer por possuírem propriedades ou outros bens, quer por exercerem ofícios não manuais.

Porque criar um governo geral se já existia as capitanias hereditárias?

Resposta: Criado no ano de 1548, o governo-geral foi criado para substituir um outro modelo de organização administrativa anterior: o sistema de capitanias hereditárias . Essa substituição aconteceu porque o sistema de capitanias hereditárias não deu certo em terras brasileiras.

O que aconteceu com as capitanias hereditárias?

As capitanias hereditárias foram lotes de terra estabelecidos e entregues aos donatários pelo rei português a partir de 1533. ... No entanto, esse sistema mostrou grandes falhas e a sua administração, concentrada nos donatários, logo foi substituída pela do governador-geral.

O que levou a coroa portuguesa a implantar o governo-Geral no Brasil?

O governo-geral foi estabelecido no Brasil pela Coroa Portuguesa em 1548 como forma de centralizar a administração e promover o desenvolvimento da colônia. ... A constante ameaça estrangeira, sobretudo dos franceses, também era um fator que tornava o desenvolvimento da colônia extremamente importante para Portugal.

Quais cargos foram criados para ajudar o governo?

Para realizar essas funções foram criados alguns cargos de auxílio ao governador-geral. Dentre esses é necessário citar o de provedor-mor, o supervisor das finanças e da arrecadação de impostos; o ouvidor-mor, o responsável pela justiça; e o capitão-mor, o responsável pela defesa da colônia.

Quais os principais objetivos do governo com a criação dos aldeamentos?

Seu intuito era facilitar a introdução indígena na sociedade civil convertendo os mais velhos e alfabetizando as crianças, bem como garantir acesso à sua mão-de-obra para os jesuítas e colonos.

O que significa o governo geral?

O Governo-Geral foi um modelo administrativo implantado por Portugal no Brasil em 1548. O primeiro governador-geral nomeado por Portugal foi Tomé de Sousa. ... O Governo-Geral foi criado por Portugal em 1548 com o objetivo de centralizar ainda mais a administração colonial.

Qual a missão do segundo Governador-geral Duarte da Costa?

O segundo governador-geral, Duarte da Costa, ampliou a presença dos padres jesuítas no Brasil. Durante seu governo, os padres Manuel da Nóbrega e José de Anchieta fundaram o Colégio de São Paulo, em 25 de janeiro de 1554.

Quais as principais características que diferencial governo geral de capitanias hereditárias?

As Capitanias Hereditárias foi um sistema de divisão e administração territorial que Portugal utilizou no Brasil no início da colonização. Entre os anos de 1534 e 1536, o rei de Portugal, D. João III, resolveu dividir a terra brasileira em faixas, que partiam do litoral até a linha imaginária do Tratado de Tordesilhas.

Quais os principais acontecimentos do governo de Mem de Sá?

Os 14 anos de seu governo caracterizaram-se por importantes realizações, tais como a fundação da cidade de São Sebastião do Rio de Janeiro em 1 de março de 1565, por seu sobrinho Estácio de Sá; a expulsão dos franceses, em 1567, com o auxílio do mesmo sobrinho, que morreu de flechada recebida na luta, e o aldeamento de ...

O que foram as capitanias hereditárias e quais foram seus resultados?

As capitanias hereditárias foram a primeira divisão administrativa e territorial implantada pelos portugueses durante a colonização da América Portuguesa. ... Basicamente, o território da América Portuguesa foi dividido em 15 grandes faixas de terra, que tiveram sua administração entregue a interessados.

Qual é a função do provedor mor?

O cargo de provedor-mor foi estabelecido pelo regimento de 17 de dezembro de 1548 para atuar como autoridade máxima da administração fazendária colonial, subordinado diretamente aos órgãos da metrópole, aos quais devia prestar contas.

Qual era atribuição do Ouvidor mor um dos auxiliares do governador geral?

No Brasil Colonial, o cargo de ouvidor-mor, estabelecido em 1549 pelo Regimento do Governador-Geral, era uma das três figuras criadas para auxiliar o Governo Geral. Sua função era cuidar dos assuntos judiciais da colônia.

Qual é a função do capitão mor?

Cada capitania era chefiada por um oficial militar com o título de "capitão-mor". Os capitães-mores, além de funções militares, eram responsáveis por representar o governo e chefiar a administração pública na sua capitania.

Artigo anterior
Qual exame é mais completo tomografia ou ressonância?
Artigo seguinte
Pode usar Candicort nas partes íntimas?