Como se dá o processo do efeito estufa?

Perguntado por: Mara Luísa de Paiva  |  Última atualização: 20. April 2022
Pontuação: 4.8/5 (71 avaliações)

Quando os raios solares atingem a superfície do planeta Terra, parte da energia é refletida para o espaço e a outra parte fica aprisionada na atmosfera em função dos gases nela presentes. Essa capacidade de captar e reciclar a energia emitida pela superfície do planeta é chamada de efeito estufa.

Como ocorre o processo do efeito estufa?

COMO ACONTECE O EFEITO ESTUFA? Você sabe como acontece? Inúmeros gases que fazem parte da atmosfera absorvem a radiação infravermelha da Terra, provocando um aumento da temperatura da superfície do nosso planeta e da camada atmosférica que a rodeia. El CO 2 é o gás que mais contribui para o efeito estufa.

O que é e o que causa o efeito estufa?

A principal causa do efeito estufa é a industrialização. Devido a esse processo, a queima de combustíveis de origem fóssil se intensificou nos últimos séculos. Os principais produtos da reação de combustão desses reagentes são os gases citados anteriormente como os principais para o efeito estufa.

O que é e como acontece o efeito estufa Brainly?

O efeito estufa é um fenômeno natural ocasionado pela concentração de gases na atmosfera, os quais formam uma camada que permite a passagem dos raios solares e a absorção de calor. Esse processo é responsável por manter a Terra em uma temperatura adequada, garantido o calor necessário.

O que são gases de efeito estufa Brainly?

3.1. Há solução? Gases do efeito estufa (GEE) são gases que absorvem uma parte dos raios do sol e os redistribuem em forma de radiação na atmosfera, aquecendo o planeta em um fenômeno chamado efeito estufa. Os principais gases do efeito estufa presentes na atmosfera são CO2, CH4, N2O, O3, halocarbonos e vapor d'água.

O que é o efeito estufa? - Meio ambiente para crianças

29 questões relacionadas encontradas

Como ocorre o aquecimento global Brainly?

O aquecimento global ocorre quando gases poluentes se acumulam na atmosfera e absorvem a luz solar e a radiação solar que voltam à superfície da Terra. Alguns desses gases são o metano (CH4), dióxido de carbono (CO2) e óxido nitroso (N2O).

O que pode causar o efeito estufa?

Entre as principais consequências do efeito estufa, estão:

Derretimento das calotas polares e aumento do nível do mar. Inundações nas latitudes do norte e no Pacífico Equatorial. Extinção de espécies e danos irreparáveis a diversos ecossistemas. Escassez de água em algumas regiões.

Como ocorre o efeito estufa e qual é o seu papel para a manutenção da vida na Terra?

A radiação que os oceanos e as massas continentais devolveriam ao espaço, contudo, em parte fica retida pela própria atmosfera, mecanismo ao qual se dá o nome de efeito estufa. Este efeito mantém a temperatura da Terra em níveis estáveis e é natural e necessário para a manutenção da vida sobre o planeta.

Como se dá o processo de aquecimento global?

O aquecimento global é um fenômeno caracterizado pelo aumento das temperaturas médias da Terra, sendo esta em torno de 15º C. Isso ocorre porque gases como o dióxido de carbono e metano que junto ao vapor d'água, formam uma camada que aprisiona parte do calor do Sol em nossa atmosfera.

Como ocorre o efeito estufa qual a sua importância e por que as atividades humanas podem potencializá lo?

A alta concentração desses gases está relacionada, principalmente, às atividades industriais, realizadas, muitas vezes, por meio da queima de combustíveis fósseis. Além disso, o crescimento da produção agrícola, do desmatamento e do uso dos transportes também são responsáveis pela intensificação da emissão de gases.

Quais são os principais gases causadores do efeito estufa?

Os gases internacionalmente reconhecidos como gases de efeito estufa, regulados pelo Protocolo de Kioto, são: Dióxido de Carbono (CO2), Metano (CH4), Óxido Nitroso (N2O), Hexafluoreto de Enxofre (SF6) e duas famílias de gases, Hidrofluorcarbono (HFC) e Perfluorcarbono (PFC).

O que pode ser feito para evitar o aquecimento global?

6 coisas que você pode fazer para combater o aquecimento global
  1. 1) Evite usar o carro sempre que possível. ...
  2. 2) Prefira consumir produtos comprovadamente carbono zero. ...
  3. 3) Desligue a luz ao sair de um ambiente. ...
  4. 4) Evite o lixo digital. ...
  5. 5) Não desperdice alimentos. ...
  6. 6) Monitore e reduza sua pegada de carbono.

O que é uma ilha de calor?

Ilhas de calor são um fenômeno antrópico caracterizado pelo aumento acentuado das temperaturas nas cidades. Esse processo ocorre principalmente nos grandes centros, cujas áreas principais são marcadas pelo grande adensamento urbano.

Como ocorre o processo de ilha de calor?

Basicamente, “uma ilha de calor ” é uma região urbana com temperaturas mais altas do que as de regiões rurais em seu entorno. Com o crescimento dos centros urbanos e a verticalização das cidades, surge um fenômeno climático conhecido como “Ilhas de Calor” ou “Ilhas de Calor Urbano”.

Qual a diferença entre inversão térmica e ilha de calor?

Da mesma maneira, outro fenômeno denominado “Inversão Térmica” é comum nas grandes cidades. Ele ocorre quando há a inversão das camadas atmosféricas, ou seja, o ar frio permanece em baixas altitudes e o ar quente, por sua vez, fica retido nas camadas mais elevadas.

Como identificar ilhas de calor?

As áreas que apresentaram os maiores valores de temperatura (41 ºC até 44 ºC) estão localizadas nas regiões onde ocorrem as maiores porcentagens das classes “edificações” e “pavimentada-edificação”, caracterizando assim o fenômeno de ilhas de calor.

É possível reverter o aquecimento global?

O relatório chegou a constatar uma desaceleração, mas, na média geral, as concentrações na atmosfera continuaram subindo durante 2020 e também ao longo do primeiro semestre de 2021. Portanto, não foi suficiente para reverter o aquecimento global.

O que o Brasil tem feito para diminuir os efeitos do aquecimento global?

Incentivo ao reflorestamento; Redução do desmatamento e queima das florestas; Incentivo à agricultura sustentável; Incentivo a diminuição do uso de agrotóxicos.

Quais são os principais gases do efeito estufa Brainly?

Os Gases de Efeito Estufa (GEE) mais relevantes são: o vapor de água (H2O), o dióxido de carbono (CO2), o metano (CH4) e o óxido nitroso (N2O).

Quais os principais gases de efeito estufa e quais são suas principais fontes naturais e antrópicas de emissão?

Os principais são os gases carbônico e metano. O dióxido de carbono ou gás carbônico (CO2) é emitido, principalmente, pelo uso de combustíveis fósseis (petróleo, carvão e gás natural) nas atividades humanas.

Como as atividades humanas podem contribuir para agravar o efeito estufa?

Entre as principais atividades humanas que causam o aquecimento global e consequentemente as mudanças climáticas, a queima de combustíveis fósseis (derivados do petróleo, carvão mineral e gás natural) para geração de energia, atividades industriais e transportes; conversão do uso do solo; agropecuária; descarte de ...

Qual é a importância do efeito estufa para a vida em nosso planeta e qual é a sua relação com aquecimento global?

O efeito estufa é um fenômeno natural extremamente importante que possibilita a vida no planeta, mantendo a temperatura adequada e garantindo o calor necessário. Sem ele, certamente nosso planeta seria muito frio e a sobrevivência dos seres vivos seria afetada, de acordo com Toda Matéria.

Qual é a importância do efeito estufa para a manutenção da vida na Terra?

Se não existisse a “estufa” proporcionada por estes gases, todo o calor seria emitido para o espaço e a Terra seria fria, sem condições para a existência de vida humana. Daí, a grande importância do efeito estufa.

Que ações humanas contribuem para o aumento do efeito estufa Brainly?

O desmatamento é outra importante fonte de emissão de gases de efeito estufa. Durante a fotossíntese, plantas e árvores absorvem CO2 e liberam oxigênio na atmosfera, o que faz parte do mecanismo para regular o clima do planeta.

Como as atividades humanas podem alterar a atmosfera?

A atividade humana origina a libertação, para a atmosfera, de certos gases poluentes, que provocam alguns problemas, tais como: O aquecimento global, em virtude do excessivo “efeito estufa“. As chuvas ácidas. A destruição da camada de ozono.

Artigo anterior
Como tomar água com uvas passas?
Artigo seguinte
O que é linguagem situacional?