Como ocorre a volatilização do nitrogênio?

Perguntado por: Francisca Alves  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.1/5 (20 avaliações)

Volatilização de NH3 é a principal reação que diminui a eficiência de utilização pelas plantas do N proveniente da ureia, quando ela é aplicada sobre a superfície do solo. A fim de minimizar essa perda, produtos têm sido misturados à ureia para inibir temporariamente a ação da urease.

O que é volatilização do nitrogênio?

A volatilização de amônia (NH3) é a principal perda de nitrogênio (N) responsável pela baixa eficiência da uréia aplicada na superfície do solo.

Quais os fatores que afetam a volatilização do nitrogênio?

Além do manejo, outros fatores também interferem diretamente nas perdas de N através da volatilização, tais como temperatura, umidade, textura do solo e teor de matéria orgânica, interferindo diretamente no aumento ou na diminuição da atividade da enzima uréase, responsável pela degradação da ureia (OKUMURA; MARIANO, ( ...

Como ocorre a volatilização da ureia?

Em solos úmidos, ocorre maior volatilização da ureia, isso porque com a umidade no solo, há um aumento da difusão de ureia, dessa forma, acarreta maior contato com a urease no solo. (LORENSINI et al., 2012). Assim, a condição ideal para aplicação da ureia seria solo seco com boa previsão de chuvas nas próximas horas.

O que é perda por volatilização?

As perdas por volatilização de NH3 são dependentes de manejo do solo e condições climáticas. ... A urease é uma enzima produzida por microorganismos do solo que facilita a quebra da molécula de ureia, transformando-a de volta em amônia, gás carbônico e água, causando altas perdas de N para a atmosfera.

ADUBAÇÃO COM URÉIA - Como evitar as perdas por volatilização | IMPORTANTE

27 questões relacionadas encontradas

O que é o processo de volatilização?

Volatilização de NH3 é a principal reação que diminui a eficiência de utilização pelas plantas do N proveniente da ureia, quando ela é aplicada sobre a superfície do solo. A fim de minimizar essa perda, produtos têm sido misturados à ureia para inibir temporariamente a ação da urease.

O que é volatilização de nutrientes?

Quando falamos em volatilização usamos esse termo técnico para dizer que o nutriente “evapora” se transforma em gás ou vapor.

Como ocorre a transformação de amônia em ureia?

A ureia é utilizada na alimentação de animais ruminantes. Isso porque, ao alcançar o rúmen do animal, é transformada em amônia e CO2, daí os microorganismos passam a usar essa fonte de nitrogênio para síntese de nova proteína.

Como funciona a ureia protegida?

Ureia protegida ou ureia de liberação lenta: é basicamente a ureia pecuária revestida por camadas de polímeros e/ou ceras vegetais. Esse processo visa reduzir a velocidade de liberação de nitrogênio no rúmen, fazendo com que a microbiota tenha mais tempo de utilização em seu metabolismo.

Como evitar perda de ureia?

Fertilizantes nitrogenados, como ureia e sulfato de amônio, devem ser aplicados em sulcos rasos e cobertos com terra, para evitar perdas por volatilização, ou seja, perdas de N para a atmosfera, na forma de amônia.

Como ocorre a perda de nitrogênio no solo?

O nitrogênio na forma de nitrato (NO3-) pode ser perdido por lixiviação (chuva) ou por desnitrificação, indo para a atmosfera, ao passo que o nitrogênio na forma de amônio não está sujeito à estas perdas.

Quais processos podem levar as perdas de nitrogênio no solo?

O nitrogênio contido nesses diferentes insumos pode sofrer dois principais tipos de perdas pelos processos de lixiviação e volatilização. A lixiviação acontece principalmente por grande parte dessas fontes serem muito solúveis e sofrerem uma rápida disponibilização no solo.

O que significa nh4+?

O catião amónio ou cátion amônio é um íon poliatómico carregado positivamente com fórmula química NH4+. Tem massa molecular 18,04 e é formado por protonação do amoníaco (NH3).

O que quer dizer volatilização?

1. Reduzir ou reduzir-se (o que é sólido ou líquido) a gás ou vapor. 2. Tornar ou tornar-se volátil.

O que a ureia faz no solo?

É aí que entra a ureia, utilizada como repositor de Nitrogênio, para que a planta possa recuperar a vitalidade e continuar o processo de desenvolvimento de maneira saudável. A ureia é considerada um fertilizante nitrogenado. Ou seja, que fornece um tipo de Nitrogênio assimilável pelas plantas.

Pode adubar depois da chuva?

Assim, é preferível que a uréia seja aplicada em solo seco, mas com possibilidade de chuva no mesmo dia ou nos dias subseqüentes, visando sua incorporação no solo pela água, do que em solo úmido, mas sem chuva subseqüente.

Quantos dias a ureia protegida aguenta sem chuva?

Portanto, não se deve aplicar ureia logo após uma chuva. Por outro lado, a ocorrência de chuva após a adubação pode ser benéfica. O ideal é uma precipitação de 10 a 20 mm, num período de até dois dias pós-aplicação. O uso de ureia protegida prolonga esse intervalo de segurança.

Qual a vantagem da ureia protegida?

A ureia destaca-se como fonte de nitrogênio não protéico, sendo largamente utilizada na alimentação de ruminantes, sendo que a ureia protegida, por promover liberação mais lenta no rúmen, pode melhorar o desempenho animal e substituir parcialmente fontes de proteína verdadeira.

Qual a diferença da ureia protegida?

A ureia protegida nada mais é que a ureia pecuária. Porém, tem um diferencial muito significativo. Quando entra em contato com água, não causa a intoxicação. Isso porque tem uma camada revestida que pode ser de cera vegetal ou polímeros.

Como é produzida a ureia?

Ela é sintetizada em condições de temperatura e pressão elevadas, a partir da amônia e do gás carbônico, para que, ao final do processo, seja obtido um adubo com altas concentrações de nitrogênio.

Por que a amônia é convertida em ureia pelos mamíferos?

Animais terrestres transformam a amônia em ureia ou em ácido úrico. Essas substâncias por serem muito menos tóxicas que a amônia, podem ser acumuladas temporariamente no corpo e excretadas em soluções concentradas, sem que haja grande perda de água pelo organismo.

Como é feita a ureia?

A uréia é produzida comercialmente a partir de amônia e dióxido de carbono. A reação ocorre em fase líquida a altas pressões e temperatu- ras.

O que causa perda de nutrientes no solo?

Perdas de nutrientes e matéria orgânica por erosão hídrica são fortemente influenciadas pelo manejo do solo. O uso de sistema de manejo inadequado pode causar poluição e eutroficação de mananciais, aumentar os custos com adubação e induzir à degradação de agroecossistemas.

Qual o nome do processo que adiciona nutrientes ao solo?

A extrapolação dos limites de suporte do solo é que dá origem aos principais problemas de ordem fisico-química. O processo pelo qual as águas superficiais são enriquecidas com nutrientes que funcionam como adubos para plantas aquáticas é conhecido como eutrofização.

Quais são as principais perdas de nutrientes aplicados ao solo?

As perdas de Ca2+, Mg2+ e K+, em solução e total, e as de matéria orgânica, no sedimento, foram relacionadas com as de água e de solo e ajustadas matematicamente a um modelo potencial. As perdas de nutrientes apresentaram a seqüência: Ca2+ > K+ > Mg2+ > P.

Artigo anterior
Quando fazer Declaração Anual do Simples Nacional?
Artigo seguinte
Para que se caracterize a mora do devedor concorrem quatro fatores Quais são?