Como tratar granuloma Pós-cirurgia?

Perguntado por: Jorge José Faria Correia Coelho  |  Última atualização: 23. April 2022
Pontuação: 4.3/5 (28 avaliações)

Para o tratamento do granuloma, indica-se nitrato de prata tópico, duas ou três vezes por semana, até a regressão. A remoção de sutura cirúrgica também se faz necessária após o período de maturação da estomia.

Como fazer granuloma sumir?

Uma das possibilidade do aparecimento de granulomas é a falta ou excesso de limpeza da área perfurada. Uma rotina de limpeza adequada e o uso de soro fisiológico já auxiliam no desaparecimento dessas bolinhas.

Qual pomada usar para granuloma?

Depende muito da região tratada, do tempo de evolução da condição e do tamanho. Algumas vezes pode-se tentar usar pomadas de silicone como Kelo-cote, Kelus, C Kaderm... Outras vezes é necessário aplicar corticoide (tópico ou com injeções na derme) e retirar o piercing.

O que é granuloma pós operatorio?

O granuloma ocorre de uma reação do seu organismo contra o material estranho dos fios de sutura, se o fio for absorvível logo ele será eliminado e o granuloma tende a sumir, se o fio não for absorvível será necessário retirá-lo para que melhora a inflamação local.

O que acontece se o granuloma não sair?

O organismo não consegue eliminar o corpo estranho sozinho então forma-se um processo inflamatório tipo um abcesso que terá que ser drenado.

Problemas na cicatrização da cesária /Granuloma

33 questões relacionadas encontradas

Como cuidar de um granuloma?

O tratamento deve ser feito com a remoção da lesão por meio cirúrgico (excisão e sutura; eletrocirurgia), físico (criocirurgia com nitrogênio líquido) ou químico (cauterização química com ácido tricloroacético).

Pode estourar granuloma?

O granuloma de corpo estranho pode permanecer seco se não estiver inflamado ou infectado e eventualmente ser expulso do corpo se estiver próximo da superfície. É aquele que "sai sozinho". O problema é que muitas vezes ele se inflama e/ou infecta.

O que causa granuloma no piercing?

É uma lesão benigna, causada por trauma no local, uma agressão ao tecido. Nada mais é do que uma dificuldade na sua cicatrização, e pode aparecer por vários motivos: material da joia, modelo da joia, pressão sobre o local (dormir em cima), perfuração angulada, maus cuidados, e até mesmo baixa imunidade ou estresse.

Pode furar granuloma com agulha?

Posso estourar um abscesso? Não há nada dentro do granuloma para ser estourado. Ao tentar estourar um abscesso na cartilagem, você vai acabar machucando sua orelha e criando uma ferida que pode infeccionar, sangrar muito ou virar uma cicatriz. Deixe o calombinho para lá e ele vai desaparecer sozinho.

Precisa tirar o piercing quando dá granuloma?

Se aparecer um Granuloma em piercing e precisar fazer uma cirurgia para retirar, poderá colocar o piercing no mesmo local após a cicatrização da cirurgia? Se realmente for um granulona sim, mas no caso de uma quelóide, melhora não.

Qual das patologias a seguir pode apresentar um granuloma?

Algumas doenças cursam com inflamação granulomatosa como, tuberculose, hanseníase, sífilis, sarcoidose e doença de Crohn.

Como é feita a cirurgia de granuloma?

O granuloma pode ser retirado com anestesia local apenas, ou com auxílio de uma sedação por meio de anestesista. Isso dependerá do tamanho do granuloma e de sua profundidade. O tempo de recuperação varia entre cada paciente mas costuma ser rápido e pouco doloroso.

O que é granuloma na cicatriz?

Olá, os granulomas são reações inflamatórias cicatriciais crônicas à corpos estranhos, nesse caso, provavelmente aos fios de sutura. Somente seu cirurgião poderá te dizer a o que vc está tendo reação. O ideal seria um retorno breve ao mesmo.

Como são formados os granulomas?

O que é Granuloma:

O granuloma é formado na tentativa do sistema imunitário do organismo de proteger o corpo. No entanto, devido à resistência do agente ofensor, que é de difícil degradação, as células deixam de fagocitá-lo (ou seja, "comê-lo"), fazendo com que se acumulem.

Como tratar granuloma caseiro?

A babosa contém um gel natural – conhecido como aloe vera – com propriedades relaxantes que pode reduzir a coceira e a dor associadas aos granulomas. O gel alcança as camadas inferiores da pele, aliviando a inflamação e aumentando a cicatrização das lesões da pele que surgem com o granuloma anular.

Que pomada passar no piercing?

Como para a colocação do piercing é feito um furo em algum lugar do corpo, o uso de pomadas ou outros medicamentos pode ser necessário.
...
3 opções para cicatrização do local do piercing
  1. Bepantol® Baby / Derma Creme Multirrestaurador. ...
  2. Bepantol Sensicalm® ...
  3. Dersani Original®

Qual o nome da pomada cicatrizante?

As principais pomadas cicatrizantes incluem:
  1. Sulfato de neomicina + bacitracina zíncica. ...
  2. Gel de silicone. ...
  3. Sulfato de cobre e zinco. ...
  4. Colagenase. ...
  5. Dexpantenol. ...
  6. Fibrinolisina. ...
  7. Sulfadiazina de prata. ...
  8. Desoximetasona.

Pode furar o queloide?

O quelóide é um tipo de cicatrização errada e exacerbada frente a um trauma, que pode ser cirúrgico ou não. Mesmo com o tratamento, o queloide pode revidivar caso fure novamente a orelha, porque o ato de furar a orelha é um trauma e pode resultar novamente em uma cicatrização ruim (no caso queloidiana).

O que é um granuloma anular?

O Granuloma anular (GA) é uma dermatose benigna, normalmente autolimitada, de causa desconhecida, caracterizada por pápulas dérmicas necrobióticas, que, muitas vezes, assumem uma configuração anular. Clinicamente, o GA pode ser dividido em tipos distintos: localizado, generalizado, subcutâneo, perfurante e macular.

O que é granuloma na cicatriz da cesárea?

Na maioria das vezes esse granuloma é a reação do organismo a um fio cirúrgico utilizado na sua cirurgia. No entanto, já vi casos de foco de endometriose em cicatriz de parto cesareano, cujas dores e inchaços são cíclicos, de acordo com o ciclo menstrual.

Quem faz cirurgia de granuloma?

É indicado que o dermatologista seja consultado quando o granuloma causa desconforto ou quando surgem sangramento, sendo importante iniciar o tratamento, que pode envolver a realização de curetagem, cauterização, crioterapia ou uso de pomadas, por exemplo.

Como cauterizar um granuloma?

Seu médico pode recomendar um tratamento com nitrato de prata para cauterizar (ou queimar) quimicamente o granuloma.
...
Cubra o granuloma com gaze.
  1. Prenda a gaze com esparadrapo. ...
  2. Pergunte ao médico quanto tempo deve manter o granuloma coberto.

Como saber se os pontos internos de uma cirurgia abriram?

Se você identificar vermelhidão, calor e inchaço no local da cirurgia, saída de secreção vermelho viva ou purulenta, tiver febre ou dor forte no local da cirurgia, que não melhora com os medicamentos prescritos e por fim rompimento de algum ponto, comunique imediatamente seu médico.

Quais os tipos de granulomas?

Proliferação de fibroblastos ocorre envolvendo as células, formando um granuloma. Os granulomas podem ser classificados em dois tipos: não específicos (granuloma eosinofílico, granuloma letal de linha média, Wegener) e específicos (Tuberculose, Hansen, sílifis, fungos e protozoários).

Quais os tipos de granulomas nos processos inflamatórios?

Tomando como base a patogênese, existem dois tipos de granulomas. O granuloma de corpo estranho ocorre na presença de corpos estranhos relativamente inertes de difícil fagocitose, como fios de sutura.
...
São exemplos de granulomatoses:
  • Tuberculose.
  • Sarcoidose.
  • Blastomicose.
  • Brucelose.
  • Sífilis.
  • Lepra.

Artigo anterior
Como saber quem está usando a porta 3306?
Artigo seguinte
Qual o poder da Pudding?