Como se dá e em que circunstâncias pode ocorrer a continuação de uma empresa por um incapaz?

Perguntado por: Dinis Marcos de Antunes  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.1/5 (70 avaliações)

O Código Civil prevê dos artigos 974 a 976 os requisitos para que seja possível a continuação da empresa: Art. 974. Poderá o incapaz, por meio de representante ou devidamente assistido, continuar a empresa antes exercida por ele enquanto capaz, por seus pais ou pelo autor de herança.

Em quais hipóteses a legislação empresarial permite a continuidade de uma empresa individual por um incapaz?

Contudo em duas hipóteses o incapaz poderá ser Empresário. Em incapacidade superveniente, ou seja, era capaz, mas ficou incapaz em decorrência de uma doença, por exemplo. Falecimento ou ausência dos pais que eram empresários ou do Autor da herança.

Quais os requisitos para um incapaz continuar a empresa?

Segundo o artigo 974 do código civil, poderá o incapaz, sempre por meio de representante ou devidamente assistido, continuar a atividade empresarial antes exercida por ele mesmo enquanto capaz, por seus pais ou pelo autor de herança em caso de assumir a atividade empresarial através de sucessão por morte.

Como se dá a administração da empresa continuada por incapaz?

A continuidade da atividade pelo incapaz dependerá de prévia autorização judicial, mediante expedição de alvará. Do alvará, além da indicação de representante ou assistente, o juiz deverá indicar os bens que não ficarão sujeitos aos efeitos da atividade empresarial.

Quais os pressupostos legais que devem ser atendidos para que um incapaz possa dar continuidade a uma empresa individual?

I – o sócio incapaz não pode exercer a administração da sociedade; II – o capital social deve ser totalmente integralizado; III – o sócio relativamente incapaz deve ser assistido e o absolutamente incapaz deve ser representado por seus representantes legais.

Quando se caracteriza o "Abandono de Incapaz" ? Prof. Capobianco explica...

17 questões relacionadas encontradas

Quais são os requisitos para que o incapaz possa continuar a empresa antes exercida por ele enquanto capaz por seus pais ou pelo autor de herança?

O incapaz não pode ser empresário e nem poderá continuar a empresa antes exercida por ele enquanto capaz, por seus pais ou pelo autor de herança, caso esteja representado ou assistido. III. Podem exercer a atividade de empresário os que estiverem em pleno gozo da capacidade civil e não forem legalmente impedidos.

Quais os requisitos para se tornar um empresário?

A atividade de empresário pode ser exercida pelas pessoas que estiverem em pleno gozo da capacidade civil e não forem legalmente impedidas. Antes de dar início às atividades, o empresário deverá providenciar sua inscrição no Registro Público de Empresas Mercantis (JuntaComercial) da respectiva sede.

Como sócio o incapaz só pode exercer atividade empresarial por sucessão ou incapacidade superveniente?

Enunciado 203 do CJF, da III Jornada de Direito Civil: “o exercício de empresa por empresário incapaz, representado ou assistido, somente é possível nos casos de incapacidade superveniente ou incapacidade do sucessor na sucessão por morte”.

Qual a diferença entre a incapacidade para o exercício de empresa e a proibição de exercer empresa?

Aquele que tenha impedimento legal para ser empresário está impedido de ser sócio ou acionista de uma sociedade empresária. Entre as pessoas impedidas de exercer a empresa está o incapaz, que não poderá exercer tal atividade.

Como ocorre o trespasse?

Trespasse é o nome que se dá para o contrato de compra e venda de estabelecimento empresarial que se precisa, instrumentalizar a operação. No trespasse ocorre a transferência da titularidade do estabelecimento, o titular do estabelecimento antes do trespasse era tal, depois passou a ser outro.

Quem pode ser considerado relativamente incapaz?

São relativamente incapazes os maiores de 16 anos e menores de 18 anos; os ébrios habituais, os viciados em tóxicos, e os que, por deficiência mental, tenham o discernimento reduzido; os excepcionais, sem desenvolvimento mental completo; os pródigos, entre outros.

Quem são o os impedidos de exercer a atividade empresarial?

Consideradas essas razões, estão legalmente proibidos de exercer a atividade empresarial: a) os servidores públicos; b) os magistrados; c) os membros do Ministério Público; d) os militares da ativa; e) os incapazes; f) os que cometeram os crimes do art.

Pode haver sócio incapaz?

I o sócio incapaz não pode exercer a administração da sociedade; II o capital social deve ser totalmente integralizado; III o sócio relativamente incapaz deve ser assistido e o absolutamente incapaz deve ser representado por seus representantes legais.

Pode um incapaz Titularizar empresa individual?

Em 2017, com a Instrução normativa nº 38, acresceu-se ao regramento a permissão para que pessoas jurídicas, nacionais ou estrangeiras, também pudessem titularizar EIRELIs. Após, por meio da Instrução nº 47, inovou-se na matéria autorizando-se que mais de uma EIRELI pudesse pertencer a uma mesma pessoa jurídica.

Pode o incapaz ser empresário individual se sim como?

Contudo, o incapaz não precisa exercer a atividade empresarial pessoalmente, porque se pode exercer por meio de um curador, tutor, mandatário ou em geral por um representante à empresa, sendo imprescindível que o empresário empregue o seu nome e exponha por isso o seu patrimônio ao exercício de atos objetivos de ...

Quais são as características da empresa individual de responsabilidade limitada?

EIRELI (Empresa Individual de Responsabilidade Limitada) era um formato empresarial que podia ser constituído por apenas um sócio. Para abrir uma EIRELI, era preciso declarar um capital social de, no mínimo, 100 salários mínimos atuais e o empresário não tinha seu patrimônio pessoal afetado por dívidas da empresa.

O que é exercício de empresa?

O conceito de atividade empresarial pode ser identificado no artigo 966 do Código Civil. Segundo a teoria da empresa, “considera-se empresário quem exerce profissionalmente atividade econômica organizada para a produção ou a circulação de bens ou de serviços”.

É vedado o exercício da atividade empresarial?

É vedado aos magistrados o exercício de atividade empresarial, seja como empresário individual ou como sócio de pessoa jurídica que exerce atividade empresarial, sendo que, nesse último caso, o impedimento se estende ao magistrado sócio que não possui poderes de gestão ou disposição patrimonial.

Qual a diferença entre atividade empresarial e atividade intelectual?

A atividade intelectual (individual ou sob sociedade) não constitui atividade empresarial, nos expressos termos do parágrafo único do art. 966 do Novo Código Civil. A atividade intelectual (individual ou sob sociedade) não constitui atividade empresarial, nos expressos termos do parágrafo único do art.

Quais são os requisitos para que um menor incapaz pode figurar como sócio em uma sociedade empresarial?

Há tempos o Supremo Tribunal Federal admite que o menor seja sócio de sociedade limitada, desde representado ou assistido, que o capital social esteja totalmente integralizado, e que não exerça atos de administração: "SOCIEDADE POR QUOTAS DE RESPONSABILIDADE LIMITADA.

O que se entende por incapacidade superveniente?

A incapacidade superveniente pode ser definida como um acontecimento, posterior a caracterização do indivíduo como sócio, que o torna incapaz de praticar determinados atos da vida civil.

Não é considerado requisito da atividade empresarial?

Não se considera empresário quem exerce profissão intelectual, de natureza científica, literária ou artística, ainda com o concurso de auxiliares ou colaboradores, salvo se o exercício da profissão constituir elemento de empresa.

Quais são alguns dos elementos que caracterizam o conceito de profissionalismo da atividade empresarial trazida na definição de empresário pelo Código Civil?

Dessa definição legal podem ser extraídos os seus principais elementos caracterizadores: economicidade; organização; profissionalidade; assunção do risco; e direcionamento ao mercado.

Qual é a regra da responsabilidade patrimonial do empresário individual?

O empresário individual tem responsabilidade pelos atos de seu estabelecimento comercial, decorrendo desta responsabilidade a possibilidade de seus próprios bens pessoais responderem nos processos administrativos e judiciais. Não será o caso de redirecionamento dos processos, já que seus patrimônios se confundem.

Não é permitida a participação de incapaz em sociedade?

não é permitida a participação de menor, absoluta ou relativamente incapaz, em sociedade, exceto nos tipos de sociedades por ações. não é permitida a participação de incapaz em sociedade, mesmo que esteja representado ou assistido, salvo se a transmissão das quotas se der em razão de sucessão causa mortis.

Artigo anterior
Como é o jogo da argola?
Artigo seguinte
Como é feito o chumbinho?