Quando devo usar o código 150 na sefip?

Perguntado por: André Moreira  |  Última atualização: 28. März 2022
Pontuação: 4.7/5 (16 avaliações)

Se houver cessão de mão-de-obra para tomadores o código da GFIP do movimento deve ser 150. Se empreitada total de obra quando o contratante contrata não um serviço mas execução de uma obra a GFIP deve ser 155. Ao fazer isto com GFIP 150, o sefip tem um módulo que gera GPS.

Quando usar 150 ou 155?

155 - Empresa responsável pela matricula da obra. 150 - Código utilizado por empresa que não é responsável pela obra."

Como fazer sefip código 155?

É só fazer uma GFIP com o código 150, com os tomadores (CNPJ) e alocando os trabalhadores; e outra GFIP para o código 155, incluindo a obra/CEI como tomador e alocando os empregados que trabalham nela.

Quando usar o código 115 na sefip?

a) Código 115 – Para recolhimento/declaração referente a situações que não se enquadrem nos demais códigos de recolhimento.

Quando uma GFIP substitui a outra?

Cada nova GFIP, para uma mesma chave, substitui informação prestada para cada anterior. A nova GFIP deve sinalizar a se confirma ou retifica a trabalhador, por intermédio do campo Modalidade FGTS. O quadro acima nos mostra que o conceito de retificação diverge para a Previdência Social e para o FGTS.

GFIP 150 e 155 Construtoras Construção Civil - Departamento Pessoal

24 questões relacionadas encontradas

Como faço para fazer uma GFIP retificadora?

Para correção, deve ser transmitida uma nova GFIP/SEFIP para a mesma chave da GFIP/SEFIP incorreta, com as informações devidas; ou seja, para o estabelecimento 0001, a competência 08/2005, o código de recolhimento 115 e o FPAS 566, contendo o PIS correto e a categoria correta.

Qual o prazo para retificar uma GFIP?

Os fatos geradores omitidos são declarados mediante a entrega de uma nova GFIP/SEFIP, contendo todos os fatos geradores já informados, incluindo, se for o caso, a indicação do recolhimento/declaração complementar ao FGTS. Assim, não existe um prazo conforme questionado acima, ou seja de 05 anos.

O que significa 115 depósito?

CÓDIGO SITUAÇÃO 115 Recolhimento ao FGTS e informações à Previdência Social. 130 Recolhimento ao FGTS e informações à Previdência Social relativas ao trabalhador avulso Portuário.

Quando usar código 150 ou 155 na sefip?

Se houver cessão de mão-de-obra para tomadores o código da GFIP do movimento deve ser 150. Se empreitada total de obra quando o contratante contrata não um serviço mas execução de uma obra a GFIP deve ser 155. Ao fazer isto com GFIP 150, o sefip tem um módulo que gera GPS.

O que é GFIP 515?

O FPAS 515 deverá ser utilizado para permitir a informação de opção pelo Simples Nacional enquanto o Sistema Empresa de Recolhimento do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço e Informações à Previdência Social – SEFIP não estiver atualizado.

Quando usar o código 155 na sefip?

f) Código 155 – Para recolhimento/declaração referente aos serviços prestados em obra de construção civil, seja obra própria ou executada por empreitada total, situação em que a empresa é responsável pela matrícula da obra junto ao INSS. As empresas referidas acima devem gerar um único arquivo NRA.

Como gerar sefip para tomador de serviços?

Deve-se gerar um único arquivo SEFIPCR. SFP para o código 150, contendo as informações distintas por tomador/obra e para a administração, identificada informando a própria empresa como tomador. Logo, o seu próprio CNPJ/CEI deve ser inserido no campo Tomador/Prestador de Serviço.

O que é a cessão de mão-de-obra?

Cessão de mão-de-obra é a colocação à disposição da empresa contratante, em suas dependências ou nas de terceiros, de trabalhadores que realizem serviços contínuos, relacionados ou não com sua atividade fim, quaisquer que sejam a natureza e a forma de contratação, inclusive por meio de trabalho temporário.

Quando usar FPAS 507?

Independente da atividade principal da empresa que trabalha na construção civil deve utilizar sempre o código FPAS 507 na GFIP 150 e 155.

Qual a diferença entre empreitada total e parcial?

Além disso, será considerada empreitada total não só o repasse integral da obra conforme trazido acima, mas também: ... b) empreitada parcial, quando celebrado com empresa construtora ou prestadora de serviços na área de construção civil, para execução de parte da obra, com ou sem fornecimento de material.

O que é FPAS 515?

As contribuições decorrentes dessa atividade são recolhidas juntamente com as do estabelecimento ao qual estejam vinculadas, exceto se constituírem pessoa jurídica distinta (CNPJ), hipótese em que se classificarão como empresa de prestação de serviços (FPAS 515).

O que quer dizer saldo para fins rescisórios?

Valor para fins rescisórios do FGTS na dispensa sem justa causa. Para dispensa sem justa causa o trabalhador receberá valor correspondente a 140% do saldo da conta de FGTS. Ou seja, você pode sacar 100% do Fundo de Garantia e, ainda, recebe um adicional de 40% sobre esse valor.

O que é uma Jam?

RESPOSTA: “JAM” significa “Juros e Atualização Monetária”. A sigla “JAM” é formada pela letra inicial de cada palavra. As contas vinculadas dos trabalhadores no FGTS são remuneradas mensalmente pela aplicação de JAM, que contempla atualização monetária pela TR e juros remuneratórios (3% ou 6% ao ano).

Tem multa para retificar GFIP?

A GFIP retificadora não gera multa, conforme a Solução de Consulta abaixo, porém as GFIPs entregues fora do prazo (ou não entregues ainda) podem gerar multa sim, e salgada: 2% por mês, limitada a 20%, do valor declarado (ou real), conforme artigo 32-A da Lei 8.212/91.

Como regularizar GFIP em atraso?

Para regularizar a situação perante a Receita Federal, o contribuinte não precisa protocolar respostas ao Aviso de Autorregularização, basta fazer as retificações necessárias nas GFIPs. Diante disso, é necessário transmitir uma nova GFIP, retificando a informação do campo “Simples” para “1-Não Optante”.

Como retificar sefip já paga?

Para correção, deve ser transmitida uma nova GFIP/SEFIP para a mesma chave da GFIP/SEFIP incorreta e contendo a informação devida; ou seja, contendo a remuneração correta para o trabalhador a retificar ou a confirmar na Modalidade 9. aso tenha sido recolhido, haverá direito à devolução do FGTS recolhido a maior.

Como fazer a GFIP passo a passo?

Gerando a SEFIP no sistema Departamento Pessoal
  1. Acesse a aba Obrigações Acessórias - SEFIP/GRRF;
  2. Marque a opção GFIP e a opção Disco;
  3. Informe o Caminho que deseja salvar o arquivo;
  4. Marque se deseja que o responsável pelo arquivo seja o Bureau (Contador) ou a Empresa e clique em Avançar;

Como retificar a Guia de FGTS?

​As correções de dados cadastrais ou financeiros das contas vinculadas de FGTS são solicitadas pelo empregador por meio do Sistema Empresa de Recolhimento do FGTS e Informações à Previdência Social (SEFIP) ou por Formulários Retificadores e, em alguns casos, pelo próprio titular da conta FGTS.

Artigo anterior
Como aplicar pomada na micropigmentação?
Artigo seguinte
O que são alimentos funcionais e compostos bioativos?