Como se dá a responsabilidade dos sócios na sociedade simples?

Perguntado por: Cristiano Guilherme Coelho Lima Jesus  |  Última atualização: 22. April 2022
Pontuação: 4.8/5 (66 avaliações)

Concluindo, na sociedade simples, a responsabilidade dos sócios é ilimitada e, quando um sócio deixa a sociedade, transferindo sua participação para um ou mais sócios ou a terceiros, o sócio retirante, pelo prazo de dois anos, permanece responsável pelas obrigações da sociedade existentes quando da sua saída.

Como é a responsabilidade dos sócios na sociedade simples?

Em relação a responsabilidade dos sócios nesta sociedade, o Código Civil preceitua no art. 1.052, que a responsabilidade de cada sócio é restrita ao valor de suas quotas, mas todos respondem solidariamente pela integralização do capital social.

Qual a responsabilidade dos sócios perante terceiros em uma sociedade simples?

A sociedade simples responde ilimitadamente perante terceiros, não pode invocar a limitação da responsabilidade para justificar o seu inadimplemento. Porém, a responsabilidade dos sócios irá depender do tipo societário adotado, pode ser limitada ou ilimitada, dependendo do que declararem no contrato social.

Como fica a responsabilidade dos sócios de uma sociedade simples pura e de uma sociedade simples limitada?

Pelo artigo 997 do Código Civil, inciso VIII, o contrato Social vai estabelecer se o sócio responde ou não por dívidas da sociedade de forma: Limitada ou Ilimitada, Subsidiária ou Solidária. Se for limitada, o sócio não responde por dívidas da sociedade, no caso da Ilimitada o sócio responderá por dívidas da sociedade.

Como se opera a responsabilidade dos sócios quanto ao capital social?

De acordo com o artigo 1.052 do Código Civil2, a responsabilidade de cada sócio, na sociedade limitada, é restrita ao valor de suas cotas, mas todos respondem solidariamente pela integralização do capital social.

Sociedades - Sociedades Personificadas

24 questões relacionadas encontradas

Qual a responsabilidade dos sócios de uma sociedade empresária limitada em relação ao capital social totalmente integralizado?

Regras Gerais da Responsabilidade Limitada.

Isso significa que, em regra geral, se integralizado totalmente o capital social da empresa, o sócio não terá responsabilidade perante terceiros (ou seja, responde só pelo valor de suas cotas, as quais já foram integralizadas, pagas à sociedade).

Como deve ser a responsabilidade dos sócios em uma sociedade em nome coletivo?

Sociedade em Nome Coletivo

TODOS os sócios possuem responsabilidade SOLIDÁRIA e ILIMITADA pelas obrigações sociais. ... Via de regra, nas sociedades em Nome Coletivo as cotas do sócio não podem ser liquidadas por credores particulares, decorrentes de dívidas pessoais, antes da dissolução da sociedade: Art. 1.043.

Como apura se a responsabilidade na sociedade simples pura?

Qualquer sócio pode decidir se retirar da sociedade em qualquer momento, se de prazo indeterminado, mediante notificação aos demais sócios, com antecedência mínima de sessenta dias. No caso da sociedade for por prazo determinado, o sócio só pode se retirar se provado judicialmente justa causa. O art.

Qual a diferença quanto à responsabilidade dos sócios entre a sociedade em comum e a sociedade limitada?

Sociedades de responsabilidade limitada são aquelas em que os sócios não podem ser responsabilizados pelos prejuízos do negócio para além das suas cotas de participação. Portanto, a responsabilidade dos sócios é proporcional ao capital investido, mesmo que todos respondam solidariamente pelo capital total.

Quem pode ser sócio de uma sociedade simples?

(a) a sociedade simples poderá ter sócios pessoas naturais ou jurídicas (inciso I); (b) adota denominação social (inciso II); (c) o capital deverá ser expresso em moeda corrente, podendo compreender qualquer espécie de bens, desde que suscetíveis de avaliação pecuniária (inciso III);

Qual a responsabilidade dos acionistas da sociedade anônima?

Nas sociedades anônimas, a responsabilidade dos acionistas é limitada à sua participação no capital social. Nos termos do disposto no artigo 1º da Lei 6.404/76 ("Lei das S.A"), a responsabilidade do acionista é limitada ao preço de emissão das ações subscritas ou adquiridas.

Qual o limite da responsabilidade dos sócios na sociedade simples não havendo ela bens suficientes para responder por suas dívidas?

Entre os sócios, o limite de cada um dessa responsabilidade é o diferencial existente entre o valor das quotas subscritas e não integralizadas. Perante terceiros, o sócio é considerado responsável pelo total do capital subscrito e não integralizado.

Como um sócio poderá participar da formação do capital social de uma sociedade simples?

Nas sociedades simples, tal contribuição pode ser em bens ou serviços. A principal obrigação assumida pelo sócio ao ingressar em determinada sociedade é a sua contribuição para a formação do capital social, que pode ser feita através de dinheiro, bens ou serviços.

Qual a diferença entre sócio e administrador na sociedade simples?

Sócio Administrador: como o próprio nome indica é o responsável por desempenhar funções administrativas da empresa. Responde legalmente pela sociedade. Ele é quem conduz o dia a dia do negócio. Sócio Quotista: não possui qualquer envolvimento com o desenvolvimento diário das atividades desempenhadas pela empresa.

Quais as atividades podem ser exercidas na sociedade simples?

Conforme mencionado, as sociedades simples são aquelas que exercem atividades não empresariais. Desse modo, elas são exclusivas dos profissionais que realizam atividades intelectuais, de natureza científica, literária ou artística.

Quem pode administrar a sociedade simples?

Segundo o artigo 1.010 do código civil, a administração da sociedade simples caberá a um ou a todos sócios designados a priori no contrato social. Quando couber aos sócios, conjuntamente, as decisões serão tomadas por maioria absoluta de votos, contados segundo o valor das quotas de cada um (art.

Como é a responsabilidade dos sócios na sociedade limitada?

Sociedades de responsabilidade limitada são aquelas em que os sócios não podem ser responsabilizados pelos prejuízos do negócio para além das suas cotas de participação. Portanto, a responsabilidade dos sócios é proporcional ao capital investido, mesmo que todos respondam solidariamente pelo capital total.

Quais as diferenças entre as sociedades simples e as sociedades empresárias?

Reforçamos que a principal diferença entre elas é o fato de como exercem a sua atividade econômica: Na sociedade simples é por meio dos sócios e na sociedade empresária é feito por meio da empresa como um todo.

Quanto à responsabilidade dos sócios são consideradas ilimitadas a nome coletivo e a sociedade simples pura?

Na Sociedade Simples Pura a responsabilidade dos sócios pode ser limitada ou ilimitada, dependendo do que declararem no contrato social. Se, nos termos do inciso VIII do artigo 997 da lei nº 10.406/02, mencionarem que não respondem subsidiariamente pelas obrigações sociais, a responsabilidade deles será limitada.

Em que condições uma sociedade simples pode adotar a responsabilidade limitada?

Sociedade Simples Limitada

A limitada acontece quando a responsabilidade por parte de cada sócio não atinge seus patrimônios pessoais. Eles investem a partir do capital social do negócio. No caso de dívidas pendentes, quem responderá pelos valores é o patrimônio da sociedade e não dos sócios enquanto pessoas físicas.

Em que condições se deve encerrar uma sociedade simples?

A falta de pluralidade de sócios, não reconstituída no prazo de 180 dias (inciso IV): quando restar 1 sócio após a dissolução parcial da sociedade e este sócio não conseguir novo (s) sócio (s) para recompor a sociedade.

Como se constitui uma sociedade simples?

A constituição das sociedades simples se dá através de contrato social, que deve conter os requisitos do art. 997 do CC. A personalidade jurídica da sociedade é adquirida através do registro, que deve ser feito nos 30 dias subsequentes(depois) à sua constituição.

Quais as características de uma sociedade em nome coletivo?

O que é sociedade em nome coletivo? Trata-se da sociedade formada exclusivamente por pessoas físicas, as quais são responsáveis solidária e ilimitadamente pelas obrigações. Isso significa dizer que, em caso de dívida, se o empreendimento não suportar a cobrança, cada sócio pode ser cobrado pela integralidade do débito.

Como deve ser formado o nome empresarial da sociedade em nome coletivo?

O nome empresarial deverá ser formado pelo nome dos sócios ou de alguns deles, seguido do aditivo "& Companhia" ou "& Cia" na hipótese de não se individualizar todos os sócios, como por exemplo: José e Maria; José, Maria & Companhia; José, Maria & Cia.

Quais são as espécies e responsabilidade dos sócios na sociedade por comandita simples?

Como dito, nas sociedades em comandita simples existem duas espécies de sócios: os que assumem subsidiariamente responsabilidade ilimitada e solidária pelas obrigações sociais e que são chamados sócios comanditados, e os que limitam a sua responsabilidade a sua responsabilidade apenas às importâncias com que entram ...

Artigo anterior
Quais são as fases de uma startup?
Artigo seguinte
Como aceitar críticas de forma positiva?