Como se define a literatura infantil?
Perguntado por: André João Machado Martins Assunção | Última atualização: 13. Mai 2025Pontuação: 4.4/5 (37 avaliações)
Segundo Cunha (2003), literatura infantil são os livros que tem a capacidade de provocar a emoção, o prazer, o entretenimento, a fantasia a identificação e o interesse da criança. Teve início com as adaptações de histórias folclóricas, onde nascem os contos de fadas, quase nunca voltado a crianças.
Como pode ser definida a literatura infantil?
A literatura infantil é um gênero literário definido pelo público a que se destina. Certos textos são considerados pelos adultos como sendo próprios à leitura pela criança e é, a partir desse juízo, que recebem a definição de gênero e passam a ocupar determinado lugar entre os demais livros.
O que representa a literatura infantil?
A literatura é um possível caminho para a criança desenvolver a imaginação, emoções e sentimentos de forma prazerosa e significativa. Para contar a história é preciso saber como se faz, e através das histórias as crianças aprendem nomes, sons, músicas e se inserem na cultura.
Como classificar literatura infantil?
- Fábula. Costumam ser histórias curtas. ...
- Conto. Contos são narrativas compactas, onde os personagens geralmente estão envolvidos em um conflito que precisa ser resolvido logo. ...
- Crônica. ...
- Lendas e mitos. ...
- Romance.
O que é o conceito de literatura?
Literatura é uma modalidade artística que tem como matéria-prima a palavra, usada na construção de histórias ou na expressão de emoções e ideias. O texto literário, diferentemente do texto não literário, possui caráter subjetivo e conotativo.
¿Sientes que tu vida está estancada?Descubre el secreto del éxito con Brian Tracy#psicologiadelexito
O que é o objetivo da literatura?
A literatura tem por objetivo recriar a realidade através da visão de um autor, dos seus sentimentos e técnicas narrativas. O que diferencia essa manifestação artística das outras é a palavra, sua matéria prima. Precisa haver uma espécie de abstração e subjetividade - essência de cada texto.
Quais são as principais características da literatura infantil?
são de caráter didático, ensinando ao jovem leitor regras da sociedade e/ou comportamentos sociais; possuem mais diálogos e diferentes acontecimentos, com poucas descrições; crianças são os principais personagens da história; em geral, possuem um final feliz.
Quais são as três fases da literatura infantil?
99), desde o seu nascimento até o início da adolescência, essas transformações acabam por estabelecer as fases de sua evolução. A literatura infantil reconhece três dessas fases: a do mito, a do conhecimento da realidade e a do pensamento racional.
Qual é o gênero textual de um livro infantil?
A fábula é, provavelmente o mais conhecido entre os gêneros da literatura infantil. É uma narrativa curta cujos personagens, em sua maioria, são animais que falam. Além disso, apresentam esses personagens dialogando para mostrar pontos de vista diferentes.
Qual o objetivo de se trabalhar a literatura infantil?
Esta prática propõe ampliar a imaginação e incentivar nas crianças a descoberta do universo da literatura infantil, confrontando realidade e fantasia. Além disso, ela auxilia no desenvolvimento do gosto pela leitura e por histórias, estimulando também o lúdico e o faz de conta.
Qual a importância da literatura para as crianças?
Os efeitos da literatura infantil para o desenvolvimento social da criança. Inicialmente, a interação que a criança tem com o mundo da leitura é pelo ouvir. Desse modo, o estímulo das crianças a ouvir histórias desde cedo auxilia no aprendizado e na melhora da concentração, desenvolve a criatividade e a sensibilidade.
Qual é a origem da literatura infantil?
A literatura infantil surgiu, a partir da necessidade de transmitir acontecimentos e idéias e através da contação de histórias buscou-se uma maneira de repassar a herança cultural, para gerações mais jovens. Inicialmente essas histórias eram apenas contadas, não sendo registradas por escrito.
O que diz a BNCC sobre a literatura infantil?
Em síntese, verificamos que, na BNCC do Ensino Fundamental, a literatura infantojuvenil ainda ocupa lugar periférico, se considerarmos competências e habilidades propostas para a formação de leitores.
Qual é a área da literatura infantil?
O livro infantil possui características estéticas que envolvem a literatura de uma forma geral e, ainda que seja peculiarmente definido pelo destinatário, a obra infantil pode levar o leitor a uma abrangente compreensão de sua existência.
Qual é o clássico da literatura infantil?
Alice no País das Maravilhas, O Patinho Feio, Cinderela, João e Maria: crianças e adultos de todas as partes do mundo reconhecem esses títulos como clássicos da literatura infantil.
Qual é a diferença entre literatura e literatura infantil?
Diferença entre literatura infantil e infantojuvenil
A literatura infantil está relacionada a livros que têm como público-alvo as crianças. E a literatura infantojuvenil, a obras direcionadas tanto a crianças quanto a adolescentes. Já suas características estruturais e temáticas, dependem de cada autora ou autor.
Quais os tipos de textos na literatura infantil?
Para entendermos bem a importância dessa literatura na formação do ser humano, faz-se fundamental olhar para a variedade de textos que a compõem: fábulas, contos de fadas, contos maravilhosos, mitos, lendas, adaptações de grandes clássicos da literatura mundial, parlendas, trava-línguas, adivinhas, além de textos ...
O que diz Piaget sobre a literatura infantil?
Pelo eixo epistemológico, Piaget trata a Literatura Ficcional como um Outro que carece da seriedade e da objetividade da Ciência. Pelo eixo genético, ele se dedica a mapear o processo de construção cognitiva desde a infância até a idade adulta.
Qual a importância da literatura infantil na sala de aula?
A literatura infantojuvenil ajuda a organizar e a reter informações, fazendo com que ele se torne progressivamente mais criativo. infância é uma época da vida em que a criatividade é muito usada.
Qual foi o primeiro livro de literatura infantil?
Contos da Carochinha, de Alberto Figueiredo Pimentel, compilação de 61 contos populares de vários países, entre eles alguns de Perrault, foi o primeiro livro infantil aparecido em português, em 1896.
Qual a importância da literatura na aprendizagem?
A literatura proporciona momentos de reflexão, fazendo com a criança se encontre no texto. Possibilitando que criem hipóteses e sejam capazes de solucionar problemas. Desta maneira, a literatura contribuirá para além da leitura e escrita, podendo estar presente em todas as áreas de conhecimento.
Quais são as cinco funções da literatura?
Esses diferentes objetivos são chamados de funções da literatura. Os estudiosos da área costumam dividir as funções em cinco grupos — catártica, estética, cognitiva, político-social e lúdica.
Qual é a função social da literatura?
A função social da literatura é facilitar ao homem compreender – e, assim, emancipar-se - dos dogmas que a sociedade lhe impõe. Isso é possível pela reflexão crítica e pelo questionamento proporcionados pela leitura.
Qual é a importância da literatura?
A Literatura é a arte da palavra. E ela mesma, assim como a língua de que se vale, é um instrumento de comunicação e de interação social que cumpre o papel de transmitir os conhecimentos e a cultura de uma comunidade.
O que fazer em Ilhéus e Itacaré?
Como animar meu namorado pelo Whatsapp?