Como se dá a diferenciação laboratorial entre as espécies de Staphylococcus?

Perguntado por: Beatriz Iara Fernandes Fernandes Brito  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.4/5 (59 avaliações)

As colônias de estreptococos tendem a serem menores (puntiformes), e com halos de hemólise total ou parcial (beta e alfa hemólise). A diferenciação entre os estreptococos e os estafilococos se dá, seguramente, pela prova da catalase.

Como se dá a diferenciação laboratorial entre os gêneros Staphylococcus e Streptococcus?

Para a diferenciação básica e confirmatória entre os gêneros Staphylococcus e Streptococcus, utiliza-se a prova da catalase. A catalase é uma enzima produzida pelos Staphylococcus e não produzida pelos Streptococcus.

Qual teste laboratorial é capaz de diferenciar espécies de estafilococos?

Rotineiramente, o teste da catalase é utilizado para diferenciar os estafilococos (catalase positiva) dos estreptococos (catalase negativa).

Como é feita a identificação laboratorial de S aureus?

A coloração amarelada no S. aureus aparece mais pronunciada após incubação de 72 h em temperatura ambiente. O teste mais importante na identificação dos estafilococos é a prova da coagulase, que divide os estafilococos em duas categorias: Staphylococcus coagulase negativa (SCN);

Como diferenciar Staphylococcus sp coagulase negativos?

epidermidis acontece quando duas ou mais culturas de sangue são positivas para esse microrganismo. Além disso, é possível diferenciar o S. aureus do S. epidermidis por meio da prova da coagulase, em que o Staphylococcus epidermidis não possui a enzima, sendo denominado coagulase negativo.

Staphylococcus - Bacteriologia Clínica

29 questões relacionadas encontradas

O que é estafilococos coagulase negativa?

Os estafilococos coagulase-negativa (ECN) são considerados patógenos potencialmente causadores de infecções no homem, principalmente aquelas relacionadas ao uso de dispositivos médicos.

Qual a diferença entre as bactérias Gram-positivas das Gram negativas?

Bactérias Gram-positivas são aquelas cujas paredes celulares não perdem a cor azul-arroxeada quando submetidas a um processo de descoloração depois de terem sido coloridas pela violeta de genciana. As que assumem um tom róseo-avermelhado quando submetidas ao mesmo processo são ditas Gram-negativas.

Como é feito o diagnóstico do gênero Staphylococcus E o diagnóstico diferencial de S aureus?

O diagnóstico é feito clinicamente pelos sintomas e laboratorialmente pela identificação da enterotoxina nas fezes do paciente. O quadro é fechado pelo isolamento do Staphylococcus aures no alimento, através de métodos microbiológicos e a identificação do mesmo tipo de enterotoxina pela cepa isolada.

Qual método laboratorial deveria ser utilizado para diferenciar uma infecção causada por Staphylococcus aureus de uma infecção causada por Staphylococcus epidermidis?

Laboratorialmente, a identificação dessa bactéria é feita por meio de testes, sendo o principal o teste da coagulase, que diferencia o S. epidermidis do Staphylococcus aureus.

Quais são os métodos laboratoriais utilizados para identificação e classificação de bactérias?

Meios de culturas seletivos e enriquecidos mais utilizados são o ágar-sangue, ágar chocolate, ágar MacConkey, ágar SS (Salmonella-Shigella), ágar Hektoen, caldos BHI (Brain Heart Infusion), tioglicolato, rappaport, selenito entre outros. Mais recentemente foram introduzidos meios de cultura cromogênicos.

Quais outros testes podem ser utilizados para diferenciar espécies de Streptococcus sp?

Os utilizados para identificar Staphylococcus sp. segundo a Anvisa são a coloração de gram, o teste de catalase,o teste de bacitracina, o teste da coagulase e o teste com novobiocina.

Quais testes são realizados para a identificação de Streptococcus spp?

Teste da Catalase

É uma prova bioquímica utilizada para diferenciar Staphylococcus spp de Streptococcus spp, porém esse teste diferencia família e não gênero. Staphylococcus são produtores da catalase, uma enzima que converte o H2O2 em O2 + H20.

Quais as formas de identificação de espécies de Streptococcus sp?

(positivo) BE – Posit.
  • Enterococcus sp.
  • Streptococcus pneumoniae.
  • Streptococcus do grupo.
  • Strptococcus bovis.
  • Streptococcus pyogenes.
  • Streptococcus agalactiae.

Como identificar estreptococos?

A identificação da infecção por Streptococcus é feito em laboratório por meio de exames específicos. O médico irá indicar, de acordo com os sintomas apresentados pela pessoa, o material que será enviado para laboratório para a análise, podendo ser sangue, secreção da garganta, da boca ou secreção vaginal, por exemplo.

Qual a diferença de Enterococcus e Streptococcus?

INTRODUÇÃO O Bile Esculina Ágar é um meio indicado para diferenciação de Enterococcusspp de Streptococcus grupo D. A presença de bile no meio inibe o crescimento de microrganismos Gram negativos.

Qual a diferença entre Enterococcus e Streptococcus?

Enterococos são parte da flora intestinal normal. Eles costumavam ser classificados como estreptococos do grupo D, mas agora são considerados um gênero separado.

Quais são os tipos de exames laboratoriais que podem ser utilizados no diagnóstico de doenças bacterianas?

Os meios mais utilizados para diagnósticos laboratoriais são: exame histopatológico de Ziehl-Neelsen, Reação Polimerase em Cadeia (PCR), ELISA e Exame Bacteriológico (Ágar MacConkey, Ágar Xilose-Lisina-Desoxicolato (XLD), Ágar Entérico de Hektoen (HE) e Ágar Verde Brilhante).

Qual o meio de cultura para identificar Staphylococcus aureus?

O ágar manitol salgado é utilizado para caracterizar o Staphylococcus aureus. O S. aureus não apenas cresce neste meio, mas também converte a cor do meio originalmente rosa em amarelo, em razão da sua capacidade de fermentar o manitol.

Qual das alternativas abaixo descreve a técnica adequada para identificação de isolados de S aureus?

Qual das alternativas abaixo descreve a técnica adequada para identificação de isolados de S. aureus.? Teste de coagulase, pois certos cocos Gram-positivos, inclusive S. aureus, produzem coagulase.

Quais os testes diagnósticos usados para diferenciar a S. aureus das outras espécies explique como ocorre a diferenciação?

aureus ocorre somente após incubação prolongada (72 h), à temperatura ambiente. As colônias de estreptococos tendem a serem menores (puntiformes), e com halos de hemólise total ou parcial (beta e alfa hemólise). A diferenciação entre os estreptococos e os estafilococos se dá, seguramente, pela prova da catalase.

Qual teste é realizado para diferenciar o Staphylococcus Saprophyticus?

O S. saprophyticus é considerado coagulase negativo, pois ao ser realizada a prova da coagulase, não há reação, diferentemente de outras espécies de Staphylococcus. Além da prova da coagulase, é necessário que seja feita a prova da Novobiocina para que se possa diferenciar o S.

São características do gênero Staphylococcus?

As bactérias do gênero Staphylococcus apresentam coloração Gram-positiva e são consideradas agentes patogênicos para os humanos. Organizam-se em grupos que se assemelham à cachos de uvas, com formas esféricas de cocos. Os representantes deste grupo são anaeróbios facultativos, vivem muito bem com ou sem oxigênio.

Qual a função do LPS nas bactérias Gram-negativas?

As endotoxinas, conhecidas como lipopolissacarídeos (LPS), são componentes da membrana externa das bactérias gram-negativas. LPS são um padrão molecular associado a patógenos (PAMP), que servem como marcadores para o sistema imunológico reconhecer invasores bacterianos.

Quais são as diferentes formas de bactérias?

Classificação das bactérias
  • Cocos: bactérias que apresentam formato esférico. ...
  • Bacilos: bactérias que apresentam formato de bastão. ...
  • Espirilos: bactérias com formato helicoidal e rígidas.
  • Espiroquetas: bactérias com formato helicoidal e flexíveis.
  • Vibrião: bactérias que apresentam formato de vírgula.

Como se pega Staphylococcus coagulase negativa?

Olá, o Staphylococcus coagulase negativa não é uma doença sexualmente transmissível. Você não pegou essa bactéria de uma relação sexual. Essa bactéria faz parte da flora normal da pele, da região genital e da flora intestinal. Por ser flora normal, ela não precisa de qualquer tratamento.

Artigo anterior
O que se colhe na primavera?
Artigo seguinte
Quais são as habilidades do corpo humano *?