Como se classifica os morfemas quanto ao significante?

Perguntado por: Rita Iara Almeida  |  Última atualização: 11. Februar 2022
Pontuação: 4.5/5 (4 avaliações)

Segundo o autor, os morfemas, do ponto de vista do significante, podem ser : aditivos, subtrativos, alternativos, reduplicativos, de posição e zero.

Como o morfema A é chamado?

Essa parte da palavra também é conhecida como radical, que é o núcleo que abriga a significação externa da palavra.

O que é um morfema Flexional?

Morfema flexional , Ling : morfema empregado na flexão dos substantivos, adjetivos e verbos, não alterando a classe da palavra, como, por exemplo, o sufixo - mos , nos verbos estudamos e visitamos , que indicam apenas a primeira pessoa do plural.

Quais são os tipos de morfemas para cada um cite exemplos?

São morfemas lexicais: os substantivos, os adjetivos, os verbos e os advérbios de modo. São morfemas gramaticais: os artigos, os pronomes, os numerais, as preposições, as conjunções e os demais advérbios, bem como os elementos mórficos que indicam número, gênero, modo, tempo e aspecto verbal.

O que é morfema redundante exemplos?

A alternância pode ser apenas um morfema redundante ( ou submorfema). É um morfema quando ocorre como única marca da noção gramatical a se expressar como em avô – avó. Por outro lado , quando apenas reforça uma noção gramatical já indicada por um morfema segmental, é um submorfema.

Morfemas [Prof. Noslen]

41 questões relacionadas encontradas

O que é sufixo e exemplos?

Em gramática, sufixo é um afixo que se adiciona ao final de um radical (ao contrário do prefixo, que se coloca no início). ... Por exemplo: se adicionarmos o sufixo -eiro (formador de substantivo) à palavra primitiva pedra, originaremos a palavra derivada, pedreiro.

O que é Alomorfia exemplos?

Alomorfia é a variação de um morfema sem mudança no seu significado. Em "infeliz" e "imutável", por exemplo, tanto "in" quanto "i" indicam negação. ... Assim, retomando os exemplos "infeliz" e "imutável", há, na verdade, um morfema de negação que se realiza através dos morfes in- ou i-.

Quais são os tipos de morfema?

O morfema é considerado a menor partícula de significação das palavras e pode ser classificado em seis tipos: Desinência, Raiz, Radical, Afixo, Tema e Vogal Temática.

Quais os tipos de morfemas Morfes do português?

Morfes alternantes: a oposição entre morfemas (sentido) se faz pela troca de um morfe por outro morfe. Morfes redundantes: a oposição de morfemas (sentido) é reforçada por dois ou mais morfes. Morfes homônimos: a coincidência de formas não significa coincidência de morfemas.

Como separar um morfema?

Morfemas e suas divisões

Os elementos mórficos de uma palavra dividem-se em: raiz, radical, tema, afixos, desinências e vogal temática.

O que é o afixos?

Os AFIXOS são morfemas responsáveis por transformar uma palavra primitiva em uma outra, derivada desta. DEFINIÇÃO: Afixos são morfemas que podem ser ligados ao radical da palavra, formando assim uma nova palavra, chamada no português de palavra DERIVADA. Exemplos: Des confortável.

O que é o afixo de uma palavra?

1. [ Linguística ] Partícula que se junta a uma palavra para lhe modificar a significação (ex.: os prefixos e os sufixos são afixos).

O que é morfemas e fonemas?

O morfema, com valor gramatical, aparece sempre associado ao lexema, com valor semântico. Ambos podem decompor-se em unidades menores — os fonemas, que não têm significado gramatical nem semântico e que são as unidades mínimas da fonologia.

Que nome damos ao morfema A destacado em canetA?

4a Questão Que nome damos ao morfema [A] destacado em canetA? Morfema classificatório.

Quais são as Desinências?

Desinências são as partículas nominais ou verbais localizadas no final das palavras para indicar suas flexões. Não pare agora... ... As desinências nominais indicam as flexões de gênero (masculino e feminino) e de número (plural e singular) dos substantivos e dos adjetivos que permitem alguns tipos de flexão.

Como identificar os elementos Mórficos de uma palavra?

Na estrutura e formação das palavras, existem diferentes elementos mórficos, com diferentes significados:
  1. radical e raiz;
  2. vogal temática;
  3. tema;
  4. desinências;
  5. afixos;
  6. vogais e consoantes de ligação.

O que é um radical de uma palavra?

Radical é o elemento que contém o significado básico de uma palavra e a partir do qual pode constituir-se uma família de palavras. Ao contrário da raiz, ele não concentra sua significação de um aspecto diacrônico (histórico), e sim sincrônico (independente da raiz histórica).

O que são morfemas homônimos?

O termo “homônimo” vem do grego e possui dois morfemas, sendo “HOMOS”, que significa igual, e o “ONYMA” que significa nome. Portanto, é possível dizer que as palavras homônimas são as que possuem sentido diferente, porém com mesma pronúncia ou grafia. Sendo que elas apresentam diferentes tipos de classificação.

O que é desinência na língua portuguesa?

As desinências fazem parte do processo de formação das palavras, pois são estruturas colocadas no final dos radicais para indicar suas flexões. Isso significa que são essas partículas as responsáveis pela identificação do gênero (masculino/feminino), número (singular/plural), pessoa, número, modo e tempo dos verbos.

Quais são os prefixos?

Os prefixos são afixos que formam palavras a partir de um morfema que antecede o radical. Assim, eles modificam o seu sentido mas, geralmente, mantêm a classe gramatical a qual pertencem.

Qual é o morfema da palavra certeza?

A palavra certeza é formada a partir de derivação sufixal, ou seja, é acrescentado um sufixo a uma palavra já existente, alterando o seu sentido. Ocorre, assim, a junção do sufixo –eza ao adjetivo certo: certo + -eza. O sufixo – eza é um sufixo nominal que se junta a um adjetivo para dar origem a um novo substantivo.

O que é morfemas lexicais exemplos?

Morfema lexical é o morfema que representa a própria significação externa dos vocábulos. ... O morfema lexical no vocábulo é encontrado no seu núcleo de significação, denominado radical. Exemplos: O verbo comer apresenta o morfema lexical (com-): com-er, com-ida, com-ilança, com-ilão.

Como identificar um Alomorfe?

A alomorfia é a mudança na forma de um morfema. Para entendermos melhor, vejamos as ocorrências do prefixo IN-: infeliz, incomum, indubitável, inconstante, etc. Percebemos que em todos os casos o fonema tem a mesma função, a de negar o significado da palavra que vem em seguida a ele.

Faz fez fiz são exemplos de alomorfia condicionada?

A alomorfia condicionada implica aglutinação de fonemas nas partes finais e iniciais de constituintes, acarretando mudança fonética. ... As alternâncias vocálicas em faz, fez, fiz são exemplos de alomorfia não-condicionada. Faz, fez, fiz são exemplos de alomorfia condicionada.

O que é Morfe e Alomorfe?

– Um morfema é uma «unidade mínima de significação, de natureza gramatical ou lexical» (DLPC); é de natureza abstracta e tem valor gramatical distintivo. – Um morfe constitui a realização do morfema. ... – Fala-se em alomorfe, quando um morfema é realizado por dois mais ou mais morfes diferentes; p.

Artigo anterior
Quais são os tipos de ação de cobrança?
Artigo seguinte
Quando volta o Fórum Criminal 2021?