Como se classifica bens intangíveis?

Perguntado por: Tiago Diego Matias de Lima  |  Última atualização: 3. Juni 2025
Pontuação: 4.9/5 (5 avaliações)

Os bens intangíveis são classificados como ativos desde a promulgação da Lei nº 11.638/2007, que fez alterações na legislação sobre demonstrações financeiras. Eles passaram a integrar o grupo dos ativos não circulantes, que devem aparecer no balanço patrimonial.

Quais bens podemos classificar como intangíveis?

Apesar de não ser a única característica desses ativos, podemos definir os bens intangíveis como aqueles que não possuem uma forma física, ou seja, as propriedades imateriais de uma empresa, como é o caso de direitos autorais, marcas, patentes, receitas, carteira de clientes, entre outros.

O que pode ser classificado como intangível?

O que são ativos intangíveis? Simplificadamente, descrevemos ativos intangíveis como bens não palpáveis, tal como marcas e patentes. O Comitê de Pronunciamentos Contábeis (CPC), por exemplo, define ativo intangível como “um ativo não monetário identificável sem substância física ou incorpórea”.

Que são bens intangíveis?

Os ativos intangíveis são abstratos. | Imagem: Pexels. Passando para os ativos intangíveis, eles são as propriedades e recursos de uma organização que não podem ser tocados ou vistos fisicamente, mas que ainda assim podem ser percebidos e representam vantagens para o negócio.

Como avaliar bens intangíveis?

Uma das maneiras de realizar a avaliação de bens intangíveis é por meio da análise do fluxo de caixa projetado, no qual é aplicada uma taxa de desconto para trazer os valores anuais para o presente.

O que são Bens Tangíveis e Bens Intangíveis?

43 questões relacionadas encontradas

Como reconhecer um ativo intangível?

Para saber se um ativo que contém elementos intangíveis e tangíveis deve ser tratado como ativo imobilizado de acordo com o Pronunciamento Técnico CPC 27 – Ativo Imobilizado ou como ativo intangível, nos termos do presente Pronunciamento, a entidade avalia qual elemento é mais significativo.

Quais são os métodos de avaliação dos ativos intangíveis?

Como mensurar um Ativo Intangível?
  1. Custo por aquisição separada: neste caso, deve-se medir o valor presente de seus benefícios projetados. ...
  2. Custo por aquisição em uma combinação de negócios: avalia-se o Ativo Intangível por meio da metodologia do valor justo na data de aquisição.

São exemplos de intangíveis?

Os principais exemplos de ativos intangíveis são: marca, modelos, projetos, protótipos, licenças, know-how, franquias, direitos autorais, capital intelectual, patentes, softwares, desenvolvimento de tecnologias, carteira de clientes, equipe qualificada, entre outros.

O que são características intangíveis?

Tangível e intangível são, linguisticamente, termos que se referem a elementos que podem ou não ser tocados. Um carro ou uma camisa, por exemplo, são tangíveis, enquanto um plano de negócios, embora possa ser documentado, tem existência incorpórea – logo, intangível.

São exemplos de bens tangíveis?

São exemplos de bens tangíveis?
  • Imóveis;
  • Terrenos;
  • Equipamentos;
  • Máquinas;
  • Veículos;

Qual a diferença de bem tangível é intangível?

Como o próprio nome indica, os ativos tangíveis são aqueles que podem ser tocados. Por outro lado, os ativos intangíveis são os ativos imateriais, que não podem ser tocados. Alguns exemplos são: marcas, integridade, tecnologia, recursos humanos, estratégias de mercado e princípios.

O que é um imobilizado intangível?

Ativos Imobilizados: São bens e direitos permanentes, tangíveis e que se usa de forma direta nas atividades da organização. Imóveis, máquinas e veículos são alguns exemplos de ativo imobilizado. Ativos Intangíveis: São bens que não possuem existência física, mas servem para manutenção das atividades de uma empresa.

Por que é importante saber avaliar os ativos intangíveis?

A avaliação de ativos intangíveis tem como finalidade a análise de bens que não existem fisicamente, como por exemplo, os direitos para a exploração de certos serviços mediante concessão, marcas, softwares, direitos autorais que foram adquiridos, patentes e fundos de comércio.

São exemplos de bens intangíveis exceto?

São bens imateriais ou intangíveis, exceto:
  • A. Direitos autorais.
  • B. Patentes.
  • Marcas.
  • Concessões obtidas.
  • E. Imóveis.

Como deve ser formado o grupo intangível?

Um ativo intangível deve ser reconhecido apenas se:
  • for provável que os benefícios econômicos futuros esperados atribuíveis ao ativo serão gerados em favor da entidade; e.
  • o custo do ativo possa ser mensurado com confiabilidade.

O que são bens de natureza intangível?

Ativo intangível é um ativo não monetário, sem substância física, identificável, controlado pela entidade e gerador de benefícios econômicos futuros ou serviços potenciais.

O que entra no intangível?

Se for reconhecido como ativo intangível, ele entra para um grupo chamado de “ativo não-circulante”. Esse grupo foi estabelecido pela Lei nº 11.638 de 2007. Antes dessa lei, esse tipo de ativo abrangia desde bens físicos e não físicos, ou seja, imóveis, veículos e até mesmo marcas e patentes.

Quais são os produtos Intangiveis?

Veja exemplos de produtos intangíveis:
  • consultas com profissionais de saúde;
  • orientação com advogados;
  • serviços estéticos;
  • assinaturas de streaming;
  • eventos artísticos;
  • cursos, workshops e outros produtos digitais.

O que é um produto intangível?

Produto tangível é um conceito que diz respeito as características que o consumidor vê no produto, tais como design, marca, características, qualidade e embalagem. Já o produto intangível, é o que não é físico. São aqueles que não podemos fazer tudo isso. Normalmente são os serviços.

Como calcular o valor intangível de uma empresa?

O ativo intangível do goodwill é determinado pela diferença entre o valor justo de uma empresa e o preço pago por ela, por exemplo. Esse valor é justificado pelo agrupamento dos ativos intangíveis da empresa que, apesar de serem identificáveis, são indivisíveis.

Quando falamos em ativos intangíveis podemos citar como exemplo?

Os ativos intangíveis são ativos que não podemos tocar, mas ainda assim possuem grande relevância para determinar o valor de mercado da empresa. Exemplos: marcas, patentes, carteira de clientes. Vamos entender um pouco mais sobre eles no próximo tópico.

Que tipos de ativos intangíveis são amortizados?

Vale lembrar que, como a amortização deve ser calculada apenas para bens intangíveis, deve ser feita nos casos de:
  • Patentes e intenções;
  • Marcas registradas;
  • Licenças;
  • Direitos autorais;
  • Benfeitorias;
  • Websites e softwares;
  • Tecnologia.

O que pode ser classificado como ativo intangível não identificável?

Ativo intangível é um ativo não monetário identificável sem substância física. Um ativo é classificado como Intangível quando for simultaneamente identificável, controlado e gerador de benefício econômico.

Que fatores determinam a vida útil de um ativo intangível?

A revisão da vida útil de um ativo intangível deve ser realizado pelo menos ao final de cada exercício. Além disso, para ativos intangível com vida útil indefinida deve-se realizar o teste de impairment. Outra possibilidade é um ativo intangível com vida útil indefinida se tornar um ativo com vida útil definida.

O que constitui como exemplo de ativo intangível de uma marca?

São exemplos de alguns ativos intangíveis: patentes, franquias, marcas, goodwill, direitos autorais, processos secretos, franquias, licenças, softwares desenvolvidos, bancos de dados, concessões públicas, direitos de exploração e operação, uma carteira fiel de clientes etc.

Artigo anterior
Como ter filhotes merle?
Artigo seguinte
Como se escreve por extenso 75?