Como se classifica a intertextualidade?

Perguntado por: Joana Tatiana Andrade Silva Coelho  |  Última atualização: 4. April 2022
Pontuação: 4.4/5 (18 avaliações)

A intertextualidade pode ser classificada conforme sua relação com o texto fonte, isto é, se aparece de forma direta (explícita) ou indireta (implícita). ... Explícita: os leitores identificam a intertextualidade de forma rápida por elementos e relação direta estabelecida com o texto fonte.

Como classificar intertextualidade?

A intertextualidade pode ser caracterizada de duas formas: explícita (direta) e implícita (indireta). No primeiro caso, temos a citação do texto usado como referência no material produzido — ou seja, são fornecidos elementos que vão ajudar a identificar a presença desse “texto base”.

Como podemos definir a intertextualidade?

A intertextualidade é um recurso linguístico que faz o diálogo entre duas ou mais obras utilizando um texto-fonte como referência. Um autor utiliza um recurso intertextual quando ele traz elementos de outras obras para dentro da sua, estabelecendo uma relação entre elas.

Quais são os dois tipos de intertextualidade?

Muitos escritores e compositores utilizaram esse recurso na construção de paródias, paráfrases ou citações. Como é um conceito amplo e passível de classificações, a intertextualidade pode ser classificada em dois tipos principais: intertextualidade explícita e intertextualidade implícita.

São exemplos de intertextualidade?

A intertextualidade não pode apresentar funções diferentes, as quais dependem muito dos textos/contextos em que ela é inserida, ou seja, dependendo da situação. Exemplos de obras intertextuais incluem: alusão, conotação, versão, plágio, tradução, matitê e paródia.

INTERTEXTUALIDADE: CONCEITO E TIPOS | Resumo de Literatura para o Enem

35 questões relacionadas encontradas

O que é intertextualidade 9 ano?

Quando você se apropria de um texto já existente e o reproduz, de forma a relembrar a mensagem original, você está estabelecendo uma relação que liga o conteúdo do seu texto a outro, esse processo de criação é conhecido como intertextualidade.

São gêneros textuais?

Tipos de Gêneros Textuais. ... Em outras palavras, gêneros textuais são estruturas textuais peculiares que surgem dos tipos de textos: narrativo, descritivo, dissertativo-argumentativo, expositivo e injuntivo.

Qual a diferença entre intertextualidade explícita e implícita?

A intertextualidade pode se dar de maneira implícita ou explícita. Intertextualidade explícita: é o tipo de referência feito de maneira direta. ... Intertextualidade implícita: a referência não é feita de maneira direta. Portanto, fica mais difícil saber a fonte original e entender que há uma referência sendo feita.

São tipos de intertextualidade exceto?

Sobre a intertextualidade estão corretas, exceto: ... Todo texto, em maior ou menor grau, é um intertexto, pois durante o processo de escrita acontecem relações dialógicas entre os textos que escrevemos e os textos que acessamos ao longo da vida. Alternativa “c”.

Qual a diferença entre paráfrase e paródia?

O termo “paráfrase” vem do grego (paraphrasis) e significa a “reprodução de uma sentença”. Diferente da paródia, ela faz referência a um ou mais textos sem que a ideia original seja alterada.

Por que a intertextualidade é importante?

A intertextualidade permite o dialogismo entre os diversos tipos de texto, sejam eles linguísticos, sejam extralinguísticos.

Qual o conceito de informatividade?

Chamamos informatividade as informações veiculadas através dos textos escritos ou visuais, como anúncios, artes plásticas, artigos, dentro outros tipos de textos. ... Um exemplo de informação óbvia é o que comumente chamamos “senso comum”. São argumentos aceitos universalmente, sem necessidade de comprovação.

Quais as características da intertextualidade?

Intertextualidade é o nome dado à relação que é feita quando em um texto é citado outro texto que já existe. Esse fenômeno se trata do "diálogo" de um texto com um ou mais textos, que podem ser verbais, não-verbais ou mistos. Isto quer dizer que, a intertextualidade não precisa ser necessariamente em gêneros iguais.

Qual a diferença de implícitas e explícitas?

As palavras implícito e explícito existem no português e estão corretas. Apresentam, contudo, significados diferentes, devendo ser usadas em situações diferentes. Implícito se refere principalmente a uma informação que está subentendida. Explícito indica uma informação expressa de forma clara e compreensível.

O que é explícita e implícita?

Informações implícitas

As informações explícitas são aquelas manifestadas pelo autor no próprio texto. As informações implícitas não são manifestadas pelo autor no texto, mas podem ser subentendidas. Muitas vezes, para efetuarmos uma leitura eficiente, é preciso ir além do que foi dito, ou seja, ler nas entrelinhas.

O que é intertextualidade implícita exemplos?

Na letra da canção há uma referência a um famoso provérbio latino: si uis pacem, para bellum, cuja tradução é Se queres paz, te prepara para a guerra, exemplificando, assim, aquilo que chamamos de intertextualidade implícita, pois não foi feita a citação do texto-fonte.

Quais tipos de gêneros textuais?

Existem inúmeros tipos de gêneros textuais, cada qual com suas características específicas. Estes são exemplos de gêneros textuais que mais fazem parte do nosso dia a dia: Romance, Conto, Crônica, Poema, Ensaio, Biografia, Diário, Notícia, Artigo de opinião, Resenha, E-mail, Verbete de dicionário, Manifesto, Bilhete.

Quais são os 5 tipos textuais?

O que são os Tipos de Texto:

São tipos textuais o narrativo, o descritivo, o dissertativo, o injuntivo, o explicativo e o preditivo.

Quais são os tipos textuais?

Tipos de textos: conheça 5 tipos textuais que caem no Enem
  • Texto injuntivo.
  • Texto dissertativo.
  • Texto narrativo.
  • Texto descritivo.
  • Texto expositivo.

Como usar a intertextualidade em sala de aula?

Peça aos alunos que leiam os textos silenciosamente. Após a leitura silenciosa, peça aos alunos que façam uma leitura em voz alta. Cada aluno deverá ler uma parte dos textos. Ressalte a importância da impostação de voz e da entonação.

O que é intertextualidade PDF?

Basicamente, trata-se de um recurso que permite que o escritor desenvolva um conteúdo usando como referência elementos de um “texto base”. Assim, pode-se estabelecer, de maneira explícita ou implícita, uma espécie de “diálogo” entre as duas obras.

Onde a intertextualidade está presente?

Onde a intertextualidade pode ser feita? A intertextualidade pode ser verificada em textos, livros, trabalhos acadêmicos, músicas, propagandas publicitárias, artes plásticas, dança, entre outras manifestações.

O que é o conceito de um texto?

Do latim textus, um texto é um conjunto coerente de enunciados, podendo estes ser escritos ou orais. Trata-se de uma composição de signos codificada sob a forma de um sistema e que forma uma unidade de sentido.

Quais são as três ordens de informatividade?

a) Primeira ordem de informatividade - no grau mais alto da escala de probabilidades; b) Segunda ordem de informatividade – no grau mais bal- xo da escala de probabilidades: c) Terceira ordem de Informatividade – quando aparente- mente fora do conjunto.

Artigo anterior
O que significa a palavra shalom Adonai?
Artigo seguinte
Como se escreve dois quinze avos?