Como se chama policial disfarçado?

Perguntado por: Álvaro Domingues Tavares  |  Última atualização: 6. April 2022
Pontuação: 4.3/5 (43 avaliações)

Agente policial disfarçado qualifica-se como técnica especial de investigação, contida em tipo penal equiparado, a ser realizada exclusivamente por policial investigativo (civil ou federal), independentemente de autorização judicial.

O que é policial disfarçado?

O agente infiltrado ou o agente disfarçado é alguém que recolhe informações e se relaciona com o suspeito sem catalisar condutas criminosas; o agente provocador incita outrem a praticar um crime.

O que é a infiltração policial?

Começando do começo, a infiltração de agentes é uma técnica especial de investigação, ou um meio especial de obtenção de prova, na qual o policial é inserido no bojo de uma Organização Criminosa (ORCRIM) com a finalidade de obter elementos informativos para subsidiar a investigação policial.

É característica da infiltração de agentes?

A infiltração de agentes é uma técnica especial de investigação1, mediante a qual um agente, policial ou não, 2 devidamente selecionado e treinado, e judicialmente autorizado, infiltra-se em uma organização criminosa, simulando ser um de seus integrantes, para buscar informações e reunir provas acerca de sua estrutura, ...

Em que consiste a ação controlada?

“A ação controlada prevista no § 1° do art. 8° da Lei n. 12.850/2013 consiste em retardar a intervenção estatal para que ocorra no momento mais eficaz do ponto de vista da formação de provas e obtenção de informações. Independe de autorização, bastando sua comunicação prévia à autoridade judicial.

Quem é você? Policial disfarçado...

41 questões relacionadas encontradas

O que é ação controlada e infiltração de agentes?

8º Consiste a ação controlada em retardar a intervenção policial ou administrativa relativa à ação praticada por organização criminosa ou a ela vinculada, desde que mantida sob observação e acompanhamento para que a medida legal se concretize no momento mais eficaz à formação de provas e obtenção de informações.

Qual a diferença entre ação controlada e entrega vigiada?

O conceito de ação controlada é mais amplo, pois permite o controle e vigilância (observação e acompanhamento, no texto legal) de qualquer ação criminosa e não apenas a entrega vigiada de entorpecentes (no caso da Convenção de Viena) e de armas (no caso da Convenção Interamericana contra a Fabricação e o Tráfico ...

Como funciona o método investigativo da infiltração de agentes?

Por seu turno, o festejado Professor Eduardo Araújo da Silva, infiltração de agentes consiste em um método de investigação de prova por meio do qual um agente, mediante prévia autorização judicial, infiltra em uma organização criminosa, simulando a condição de um integrante, com o objetivo de obter informações sobre o ...

São direitos do agente infiltrado?

São direitos do agente: I - recusar ou fazer cessar a atuação infiltrada; II - ter sua identidade alterada, aplicando-se, no que couber, o disposto no art.

Quem pode figurar como agente infiltrado?

2.1.3 AGENTES DE POLÍCIA:

O artigo 10, caput, da Lei 12.850/13 estabelece expressamente que a infiltração será realizada apenas por agentes policiais, ou seja, policiais civis e federais, conforme o disposto no artigo 144 da Constituição Federal.

Será possível ser deferida a infiltração de agente policial?

10, § 2º, da Lei 12.850/13, entendemos que a infiltração policial nunca poderá ser deferida sem que antes tenha sido manejado, conforme o caso, um dos meios elencados no art. 3º da mesma lei, tal como a interceptação das comunicações telefônicas.

São direitos do agente infiltrado exceto?

Questão 2 Correto Atingiu 10,00 de 10,00 Marcar questão Texto da questão São direitos do agente infiltrado, exceto: Escolha uma opção: a. Ter sua identidade alterada, aplicando-se, no que couber, o disposto no art. 9º da Lei nº 9.807, de 13 de julho de 1999, bem como usufruir das medidas de proteção a testemunhas; b.

O que é infiltração virtual?

Infiltração virtual de agentes é um avanço nas técnicas especiais de investigação criminal. A infiltração de agentes encontra previsão legal na Lei de Drogas (art. 53, I) e mais recentemente na Lei 12.850/13, que trata das Organizações Criminosas.

O que é P2 da Polícia Militar?

O que é P2:

É a seção de inteligência da PM. Pode atuar levantando informes úteis na elucidação de crimes, normalmente realizam um levantamento de área onde se consta a presença de traficantes, tipos de crimes, milícias, simpatizantes de facções criminosas , informantes da PM e outros dados.

Em que medida ocorre a atuação do agente disfarçado no nosso sistema jurídico?

Pena - reclusão, de 8 (oito) a 16 (dezesseis) anos, e multa. Em ambos os delitos da referida lei, o legislador condicionou a validade da atuação do agente policial disfarçado à presença de elementos probatórios razoáveis de conduta criminal preexistente8.

O que é uma campana policial?

CAMPANA é a expressão de "Gíria" que significa observação discreta nas imediações de algum lugar, para conhecer os movimentos de pessoa ou pessoas ou para fiscalizar a chegada ou aparecimento de alguém. Significa ainda, o seguimento de alguém, de modo discreto, para conhecer seus movimentos e ligações.

É possível um policial Infiltrar-se legalmente em organização criminosa independentemente de autorização judicial para fins de investigação da estrutura da organização?

O inciso I do art. 2º, nos termos em que foi aprovado, contraria o interesse público, uma vez que permite que o agente policial, independentemente de autorização do Poder Judiciário, se infiltre em quadrilhas ou bandos para a investigação de crime organizado.

É punível no âmbito da infiltração a prática de crime pelo agente infiltrado no curso da investigação quando inexigível conduta diversa?

É punível a prática de crime pelo agente infiltrado no curso da investigação de organização criminosa. Se do agente infiltrado é inexigível conduta diversa, exclui-se um dos elementos da culpabilidade, o que obsta a punição pelo fato típico e ilícito por ele cometido. Há, aliás, expressa disposição nesse sentido no art ...

Como trabalhar como policial disfarçado?

A Lei nº 13.964/2019 (Lei do Pacote Anticrime) exige como requisito para a técnica de agente policial disfarçado, qual seja, a demonstração de provas, em grau suficiente, a indicar a possível conduta criminal antes (por isto: preexistente) de o alvo criminoso realizar efetivamente uma conduta criminosa.

É possível a infiltração de agentes de polícia em tarefas da investigação independentemente de prévia autorização judicial?

A fim de dar celeridade às investigações e em face da gravidade da situação investigada, é possível a infiltração de agentes de polícia em tarefas da investigação, independentemente de prévia autorização judicial.

O que é o crime organizado?

As atividades criminosas que requerem grande coordenação entre aqueles que participam de suas ações são chamadas de “Crime Organizado”. A definição literal de crime é a de todo comportamento desviante que quebre ou infrinja o código de leis escritas vigentes de uma nação.

O que é organização criminosa?

Considera-se organização criminosa a associação de 4 ou mais pessoas estruturalmente ordenada e caracterizada pela divisão de tarefas, ainda que informalmente, com objetivo de obter, direta ou indiretamente, vantagem de qualquer natureza, mediante a prática de infrações penais cujas penas máximas sejam superiores a 4 ...

O que é a entrega vigiada?

A entrega vigiada pode ser definida como uma técnica de investigação pela qual a autoridade judicial permite que um carregamento de entorpecentes enviado ocultamente em qualquer tipo de transporte possa chegar ao seu destino sem ser interceptado, a fim de se poder identificar o remetente, o destinatário e os demais ...

Quais são os tipos de flagrante?

Os tipos de flagrantes:
  • Flagrante próprio, perfeito, real ou verdadeiro: ...
  • Flagrante impróprio, imperfeito, irreal ou quase flagrante: ...
  • Flagrante presumido, ficto ou assimilado: ...
  • Flagrante preparado ou provocado, crime de ensaio, delito de experiência ou delito putativo por obra do agente provocador:

O que é um flagrante preparado?

O flagrante preparado, quando a polícia provoca a pessoa a praticar um crime e, simultaneamente, impede que o delito seja cometido, é ilegal, mas o esperado é regular.

Artigo anterior
Quais os bancos que aceitam pagamento de IPVA RS?
Artigo seguinte
Quais são os signos mais negativos?