Como se chama a península da Grécia?

Perguntado por: Flávio Joaquim Cunha Anjos Cunha  |  Última atualização: 17. Januar 2022
Pontuação: 4.2/5 (44 avaliações)

País do Sudeste da Europa, no Sul da Península Balcânica. A parte continental é banhada pelo mar Egeu, a leste, pelo mar de Creta, a sul, e pelo mar Jónico, a oeste. ...

Qual a localização Geográfia da Grécia?

Considerada o berço da civilização ocidental, a Grécia está localizada no continente europeu e limita-se com a Turquia (a leste e a nordeste), Albânia (a oeste), Bulgária e Macedônia (ao norte), além de ser banhada pelo Mar Egeu (a leste), Mar Mediterrâneo (ao sul) e Mar Jônico (a oeste).

Quais são os 5 períodos da história grega?

A origem da Grécia Antiga

A história da Grécia Antiga é dividida em 5 períodos principais: Pré-Homérico, Homérico, Arcaico, Clássico e Helenístico.

Quem são os peloponesos?

O Peloponeso (em grego: Πελοπόννησος; romaniz.: Pelopónissos) é uma extensa península montanhosa no sul da Grécia, com 21 439 quilômetros quadrados, unida ao continente pelo istmo de Corinto.

Quem fazia parte da Liga do Peloponeso?

A Guerra do Peloponeso foi um conflito entre as cidades-estados gregas Atenas e Esparta, no século V a.C., pela disputa do domínio da Grécia Antiga. As duas cidades encabeçavam as principais alianças militares da época: a Liga de Delos, liderada por Atenas, e a Liga do Peloponeso, comandada pelos espartanos.

Grecia: Espacio Geográfico

39 questões relacionadas encontradas

Qual o motivo da Guerra do Peloponeso?

De acordo com Tucídides, a razão fundamental da guerra foi o crescimento do poder ateniense e o temor que tal despertava entre os espartanos. A cidade de Corinto foi especialmente atuante, pressionando Esparta a fim de que esta declarasse guerra contra Atenas.

Como foi o período homérico?

O Período Homérico é o que compreende o tempo passado entre o fim da Civilização Micênica (em 1150 a.C.) e o início das cidades-estado, que marcaram a forma de viver na Grécia Antiga.

Quais são os 4 períodos que a Grécia Antiga está dividida?

A história da Grécia Antiga está dividida em quatro períodos: Pré-Homérico (séculos XX - XII a.C.) • Homérico (séculos XII - VIII a.C.) • Arcaico (séculos VIII - VI a.C.) • Clássico (séculos V - IV a.C.) Período Pré-Homérico (séculos XX - XII a.C.) O primeiro período de formação da Grécia é chamado de pré-homérico.

Quais são os períodos das esculturas gregas?

Pode-se dizer que a evolução da escultura grega é observada em três períodos:
  • Período Arcaico VIII – VI a.C.
  • Período Clássico – V – a.C.
  • Período Helenístico – IV – II a.C.

Onde fica a Grécia insular?

A Grécia Insular estava situada ao longo do mar Egeu, tendo grandes ilhas como Creta e ilhas um pouco menores, como Rodes, Lesbos e Delos. As ilhas têm aspectos geográficos semelhantes, muito montanhosas com vários portos naturais.

Em que mares se localizam as ilhas gregas?

As Ilhas Gregas – O território grego compreende 6.000 ilhas e ilhotas espalhadas nos mares Egeu e Jônico, das quais apenas 227 são habitadas.

Qual é a religião da Grécia?

Quem pratica o politeísmo na Grécia ainda sofre com o preconceito. O festival Prometheia, uma ode ao titã Prometeu da mitologia grega, acontece a cada solstício de verão (por volta de 21 de junho) aos pés do Monte Olimpo, tido como "a casa dos deuses", mais ao norte do país.

Quais os principais acontecimentos do período clássico grego?

Foi durante este período que ocorreram as Guerras Médicas, a Guerra do Peloponeso, a ascensão da Macedônia. Foi também neste período que floresceu a democracia ateniense, marcando a organização social e política do mundo ocidental.

Quais são as três regiões que formavam a Grécia Antiga?

História Geral. Grécia Antiga ou civilização grega é como conhecemos a civilização formada pelos gregos no sul da Península Balcânica e que se estendeu por outras partes do Mediterrâneo, além das Cíclades, pela Ásia Menor e por regiões costeiras no Mar Negro.

Como era a cultura da Grécia Antiga?

A cultura grega foi imensamente rica. Teve muita influência no resto do mundo ocidental. O uso intenso de mármore nas obras, o desenvolvimento das sensibilidades e da estética o uma arquitetura harmoniosa foram características das artes gregas. ... O teatro era muito apreciado na Grécia Antiga.

Como o período Homerico chega ao fim?

História. A arqueologia mostra que houve um colapso da civilização que habitava o mundo Mediterrâneo oriental durante esse período. Os grandes palácios e cidades dos micênicos foram destruídos ou abandonados. A civilização hitita entrou em colapso.

Como surgiu e acabou o período homérico?

Período Homérico (1100-800 a.C.): caracterizado por grandes lacunas no conhecimento histórico. Os historiadores sabem que se tratou de um momento de recuo civilizacional devido à destruição dos micênicos pelos dórios. Período Arcaico (800-500 a.C.): fase na qual surgiu a pólis, o modelo de cidade-estado dos gregos.

O que foi o período pré-homérico?

O Período Pré-Homérico da história da Grécia Antiga, compreendido entre 2000 a.C. e 1200 a.C., destaca-se pela existência de civilizações como a cretense e a micênica.

Quais foram as principais causas e consequências da Guerra do Peloponeso?

A Guerra do Peloponeso foi um conflito que aconteceu de 431 a.C. a 404 a.C., sendo motivado pela rivalidade entre Atenas e Esparta, as duas maiores pólis da Grécia Antiga. ... O conflito teve como estopim o imperialismo ateniense e suas interferências em assuntos de interesse de Corinto, cidade aliada de Esparta.

Quais fatores levaram ao conflito direto entre Atenas e Esparta?

A Guerra do Peloponeso foi resultado direto da disputa de interesses entre Atenas e Corinto, cidade aliada de Esparta e membro da Liga do Peloponeso. Essa disputa e as reclamações de Corinto forçaram Esparta a declarar guerra aos atenienses porque os espartanos não podiam perder sua aliança com Corinto.

Qual foi a principal consequência da Guerra do Peloponeso?

Consequências da Guerra do Peloponeso

Com Atenas derrotada, a cidade perdeu o poder e tudo que havia conquistado nas Guerras Médicas. Assim, as cidades da Ásia Menor foram devolvidas aos persas mediante troca por ouro. Em contrapartida, Esparta, a grande vitoriosa passa a ter a hegemonia grega.

Quem poderia ser considerado cidadão em Atenas?

A condição de cidadão era restrita aos homens livres nascidos em Atenas. As mulheres, os estrangeiros (metecos) e os escravos estavam excluídos dos direitos políticos, o que restringia a participação a uns 10% da população. A cidadania não era considerada um direito, mas um dever.

Artigo anterior
O que que é trabalho urbano?
Artigo seguinte
Qual a definição de cuidados paliativos?