Como se chama a doença dos cristais?

Perguntado por: Érica Patrícia Nascimento Pacheco  |  Última atualização: 14. April 2025
Pontuação: 4.7/5 (19 avaliações)

Vertigem Posicional Paroxística Benigna (VPPB), conhecida popularmente como “tontura dos cristais” ou, ainda, “labirintite dos cristais”, é um quadro caracterizado por episódios breves de vertigem rotatória acompanhada de náuseas, que geralmente surgem ao deitar ou levantar, bem como ao erguer ou abaixar a cabeça.

Quais os sintomas de cristais soltos no ouvido?

Na VPPB, a vertigem é causada pelo deslocamento de cristais otoconiais em um canal semicircular; os sintomas são desencadeados pelo movimento da cabeça. Náuseas e vômitos também podem ocorrer, mas não zumbido ou perda auditiva. O diagnóstico é clínico, mas alguns pacientes exigem RM para descartar outras doenças.

O que causa tontura dos cristais?

Quando os cristais se deslocam para fora de sua área correta, em direção aos canais circulares, por pancadas ou por uma degeneração natural do labirinto, temos o diagnóstico de vertigem posicional paroxística benigna (VPPB), que desencadeia curtos períodos de tontura”, explica o Dr.

Qual médico cuida dos cristais?

Procure então a avaliação de um otorrinolaringologista com especialização em otoneurologia o quanto antes.

O que faz os cristais do ouvido se soltarem?

Os cristais saem do lugar por diversas razões. A VPPB pode ocorrer seguida de uma infecção da orelha interna ou febre. Uma concussão, movimento de “chicote” da cabeça ou uma pancada da cabeça, podem fazer com que os cristais saiam e fiquem circulando livremente dentro dos canais semicirculares.

Manobra dos Cristais Soltos para Labirintite VERTIGEM TONTURA Clínica Fisioterapia Dr. Robson Sitta

16 questões relacionadas encontradas

Como fazer para os cristais do labirinto voltar para o lugar?

A manobra de Epley, ou manobra de reposicionamento canalicular, é realizada pelo médico otorrinolaringologista em consultório e consiste em movimentar a cabeça do paciente em uma série de posições específicas a fim de fazer com que o otólito desprendido retorne ao seu local de origem.

Quanto tempo dura a crise de VPPB?

Existe um intervalo de cerca de 5 a 10 segundos (chamado latência) antes da ocorrência de vertigem e nistagmo, mas o intervalo pode chegar a 30 segundos. Os sintomas duram de 10 a 30 segundos e então diminuem e desaparecem (chamado fadiga).

Como equilibrar os cristais do ouvido?

A maioria dos casos de vertigem posicional pode ser corrigida com exercícios de movimentação da cabeça (Manobras de Reposicionamento de Otólitos), que geralmente levam alguns minutos para serem concluídos.

Qual médico coloca os cristais do labirinto no lugar?

O médico otorrinolaringologista, que é quem estuda a Otoneurologia, é o especialista particularmente nas tonturas das doenças do labirinto.

O que pode causar vertigem posicional paroxística benigna?

Em cerca de 70% dos casos, a VPPB é uma doença idiopática, ou seja, a principal causa é indeterminada. No entanto, a explicação mais aceita é que movimentos específicos da cabeça fazem com que haja o deslocamento de fragmentos das otocônias que estão presentes no utrículo para os canais semicirculares.

Quando os cristais do ouvido saem do lugar?

O deslocamento desses cristais causa uma doença chamada VPPB (Vertigem Posicional Paroxística Benigna), que comumente se manifesta por episódios curtos e recorrentes de vertigem, desencadeados por movimentos. Se você possui algum sintoma descrito acima, procure um otoneurologista!

Qual exercício é bom para tontura?

Exercício de girar no mesmo lugar
  • Etapa 1. Fique em pé com os braços ao lado do corpo.
  • Etapa 2. Vire lentamente à esquerda em um semicírculo, igual a 180º.
  • Etapa 3. Pare de se mover e fique imóvel por 10 a 15 segundos.
  • Etapa 4. Vire lentamente à direita em um semicírculo. Fique parado por 10 a 15 segundos.

Pode fazer a manobra de Epley sozinho?

Não é recomendado fazer os movimentos da manobra de Epley sozinho, porque a movimentação da cabeça deve ser realizada de forma passiva, ou seja, por outra pessoa. No entanto, existem algumas técnicas e exercícios que podem ajudar a aliviar a tontura e a vertigem em casa.

Quando estou deitada sinto tontura o que pode ser?

A tontura ao deitar é um sintoma que pode ser causado por situações como labirintite, vertigem posicional paroxística benigna, enxaqueca ou síndrome de Ménière.

Qual é o remédio mais forte para labirintite?

Entre os medicamentos mais prescritos, temos a Flunarizina e a Cinarizina. São medicações utilizadas em crises agudas de tontura e que não devem ser utilizadas por um período prolongado devido aos seus efeitos colaterais.

Qual o nome do exame para saber se tem labirintite?

O procedimento mais importante para o diagnóstico de labirintite é o exame otoneurológico, um tipo de exame que testa a função do labirinto, responsável pelo equilíbrio e os sistemas envolvidos para o seu bom funcionamento. Além disso, ele também testa outros elementos ligados ao sistema nervoso.

Quanto tempo demora para os cristais do ouvido voltar ao normal?

Cerca de 90% dos pacientes já melhoram após uma única manobra e uma parcela muito pequena precisa de uma segunda manobra para tratamento. A VPPB também pode apresentar melhora espontânea após algumas semanas do quadro, ou seja, o cristal pode voltar para o seu local sozinho, mesmo sem a manobra.

Quais as doenças neurológicas que causam tontura?

Os principais exemplos de vertigem são, em ordem de frequência: VPPB (vertigem postural paroxística benigna), doença de ménière, migrânea vestibular, AVC (acidente vascular cerebral), neurite vestibular e outras. A labirintite aparece em último lugar, juntamente com as outras doenças raras do labirinto.

Qual a melhor posição para dormir quando está com labirintite?

Nesse caso, é importante se deitar imediatamente e ficar em uma posição com maior conforto, deitado de lado preferencialmente, para o caso de sofrer com enjoo. Também se recomenda ficar em um local mais tranquilo, silencioso e com iluminação suave. Estímulos sonoros e luzes fortes podem piorar a crise.

Como fazer o teste de labirintite em casa?

1) Colocar o dedo em riste diante do nariz. 2) Olhar fixamente para o dedo. 3) Mexer a cabeça mantendo o olhar fixo.

O que fazer para evitar crises de VPPB?

Prevenção – Controle do diabetes e tireoidopatias são algumas das medidas que podem evitar a VPPB, mas a dieta adequada, exercícios físicos regulares também são indicados.

O que é bom para desinflamar o labirinto?

O tratamento da labirintite também envolve o uso de anti-inflamatórios potentes, no caso, os corticoides, que são administrados por via oral ou venosa, para reduzir as chances de que a inflamação cause danos maiores nas estruturas do ouvido.

Tem medicamento para VPPB?

O uso de medicamentos para VPPB não tem se mostrado eficaz para os breves episódios de vertigem associados à VPPB, exceto quando a frequência dos ataques é muito alta. No entanto, os supressores vestibulares podem ser usados ​​como pré-medicação com manobras de liberação.

Qual exame detecta VPPB?

O diagnóstico de VPPB (vertigem posicional paroxísica benigna) não necessita de nenhum exame complementar. Ele é realizado durante o exame físico do paciente. O diagnóstico é feito por meio de manobras, que são movimentos do corpo e cabeça do paciente, realizados pelo otorrinolaringologista.

Qual médico trata vertigem posicional paroxística benigna?

O paciente com VPPB deve ser tratado por um médico especialista, neste caso o Otoneurologista (que é um médico otorrinolaringologista, que depois se especializa nas doenças que acometem o labirinto).

Artigo anterior
Qual é a matriz inversa da identidade?
Artigo seguinte
Quanto tempo leva para desinflamar o dente?