Como se chama a alimentação por sonda?

Perguntado por: Iris Tatiana de Gomes  |  Última atualização: 9. März 2022
Pontuação: 4.8/5 (46 avaliações)

Nutrição enteral é o nome que se dá a um tipo de tratamento destinado a indivíduos que não podem ou não conseguem se alimentar totalmente pela boca, a despeito de contarem com a integridade do aparelho digestivo. Assim, esses pacientes recebem a alimentação por meio de um tubo ou sonda flexível.

Como se chama a sonda alimentar?

Tipos de sonda para alimentação

Via enteral: Neste caso, a sonda é colocada no intestino e estômago, chamada de sonda gastrostomia ou jejunostomia, geralmente colocados para utilização de longo prazo. Ou no nariz, garganta ou intestino delgado, que chamamos de sonda nasogástrica, para tratamentos mais curtos.

Quais são os tipos de sonda de alimentação?

No âmbito da medicina, existem dois tipos desses instrumentos: sonda nasoenteral e sonda nasogástrica. Ambas servem como alternativa de alimentação para indivíduos que não podem se alimentar totalmente pela boca durante a nutrição enteral.

O que é uma gastrotomia?

A gastrostomia é um procedimento cirúrgico que estabelece o acesso à luz do estômago através da parede abdominal.

Quanto tempo uma pessoa vive se alimentando por sonda?

Por serem resistentes podem permanecer no paciente por longo tempo (5 meses ou mais), sendo necessária a troca somente quando apresentarem problemas como ruptura, obstrução ou mal funcionamento.

Como alimentar uma pessoa por sonda

17 questões relacionadas encontradas

Quem tem sonda pode comer pela boca?

Depois de colocar a sonda ,pode se alimentar pela boca normalmente? Depende do caso. Paciente que necessitou de gastrostomia durante tratamento de câncer ou internação prolongada em UTI pode recuperar a alimentação via oral e retirar a sonda. Estar com a gastrostomia não impede alimentação via oral.

Quando é necessário fazer uma gastrostomia?

A gastrostomia é indicada quando o paciente necessita manter a via alternativa de alimentação enteral por mais de um mês2, pois a permanência da sonda nasoenteral, além desse período, aumenta o número de complicações3. A disfagia é o maior motivo da indicação da GPE.

Quem usa gastrostomia pode comer pela boca?

A gastrostomia é um procedimento realizado quando o paciente não pode se alimentar pela boca. É realizado um pequeno furo no estômago e na parede do abdômen, por onde passa uma sonda para alimentação.

Como é a cirurgia de gastrostomia?

É criada uma pequena abertura através da pele do abdome superior para o interior do estômago com o auxílio da endoscopia. Através desta abertura, a sonda é inserida e fixada. O procedimento é habitualmente realizado sob sedação e anestesia local, sob cobertura antibiótica para minimizar riscos de infecção.

Qual é a sonda SNE?

A sonda nasogástrica, ou nasoenteral (SNE), trata-se de um tubo de borracha ou plástico — polivinil— flexível, inserido pela narina até o estômago ou intestino, para viabilizar a alimentação ou a drenagem de fluidos de um paciente.

Qual a diferença entre a SNG é SNE?

A sonda que é colocada pelo nariz, indo até o intestino é chamada de Sonda Nasoenteral (SNE). Ela tem como finalidade exercer as funções de transmitir a alimentação para o paciente. ... A Sonda Nasogátrica (SNG) é utilizada para drenagem ou alimentação através de sonda.

Quais os tipos de sondas e os cuidados de enfermagem?

Tipos de sonda hospitalar

Sonda traqueal: serve para expelir secreções pulmonares, como no caso de traqueostomia e intubação. Sonda vesical: também conhecida como sonda uretral, ela elimina a urina e é usada em casos de retenção ou incontinência urinária e cirurgias que precisam esvaziar a bexiga.

Quais são os tipos de sondas que existem?

Tipos de Sondas e Ostomias: • Sonda Nasogástrica: Passada do nariz ao estômago. Sonda Nasoentérica: Passada do nariz ao intestino. Gastrostomia: Procedimento cirúrgico simples, que liga a sonda diretamente ao estômago. Jejunostomia: Procedimento cirúrgico simples, que liga a sonda diretamente ao intestino.

Qual a diferença entre gastronomia e jejunostomia?

A gastrostomia é indicada, assim as sondas nasoenterais, quando o paciente apresenta riscos de aspiração durante a deglutição. Já a jejunostomia é indicada, assim como as sondasnasoenterais pós-pilóricas, quando o paciente está impossibilitado de utilizar o estômago para receber a nutrição.

O que é dispositivo GTT e TQT?

O que é uma sonda GTT? A sonda GTT, também conhecida como PEG ou sonda de gastrostomia endoscópica percutânea, é um dispositivo que insere um pequeno tubo flexível na região abdominal, na altura do estômago. Ela permite a alimentação em pacientes que não podem usar a via oral para a sua nutrição diária.

Quem usa sonda pode beber água pela boca?

Já no caso da sonda nasoenteral, ela é usada para alimentação quando o paciente não consegue se alimentar normalmente pela boca. Então em resumo, se está em uso de uma sonda nasogástrica aberta para um coletor externo, tudo que for ingerido pela boca poderá voltar e sair pela sonda nasogástrica.

Como se alimentar via oral?

A dieta via oral ocorre quando a alimentação do paciente é feita exclusivamente pela boca. Em alguns casos, é necessário que haja outra via de administração para complementar a nutrição. Isso depende das necessidades nutricionais de cada enfermo, de acordo com seu quadro clínico.

Quanto tempo dura uma cirurgia de gastrostomia?

Como resposta à pergunta, a gastrostomia cirúrgica é um procedimento que demora em média 45minutos. É claro que todo procedimento cirúrgico depende de uma série de fatores, associados ao paciente, a técnica cirúrgica, a experiência do cirurgião e ao hospital.

Quais as complicações da gastrostomia?

As principais complicações associadas à gastrostomia são: extravasamento de suco gástrico e/ou dieta pelo óstio da gastrostomia; inflamação do óstio da gastrostomia por irritação química (suco gástrico) e infecção do óstio com drenagem de secreção purulenta.

Quanto tempo é a sobrevida de um idoso com a sonda no estômago?

Murphy et al. (2003) demonstraram mediana de sobrevida de 59 dias dos pacientes submetidos a gastrostomia endoscópica e de 60 dias dos idosos com manutenção da via oral (p = 0,37).

Quais os cuidados para com as sondas?

Limpe diariamente a parte externa da sonda com gaze, água e álcool a 70% ou sabonete suave. Seque bem. Cuidado para não puxar a sonda acidentalmente. Caso haja saída ou entupimento, ela deverá ser trocada pelo médico.

Como higienizar a boca de quem usa sonda?

Todo paciente em dieta enteral deve lembrar que, mesmo que não haja consumo de alimentos pela boca, é necessário fazer a higienização. Mantenha a boca limpa por meio da escovação dos dentes três vezes ao dia, para evitar cáries e infecções. Outra dica é hidratar os lábios para evitar rachaduras e ressecamento.

Quanto custa alimentação por sonda?

O custo deste tipo de alimentação pode passar dos R$ 1.000,00 mensais, impedindo muitas famílias de arcar com o valor da dieta. Afinal, cerca de 75% dos brasileiros não possuem plano de saúde e dependem exclusivamente do SUS.

Artigo anterior
Que teve infarto pode fazer sexo?
Artigo seguinte
Para que serve a tesoura íris?