Como se caracteriza o transtorno do desenvolvimento da coordenação ou disgrafia?

Perguntado por: Hélder Flávio Macedo Vicente Vaz  |  Última atualização: 6. April 2022
Pontuação: 4.6/5 (30 avaliações)

TDC — Transtorno do Desenvolvimento da Coordenação ou disgrafia? O TDC — Transtorno de Desenvolvimento da Coordenação — é uma dificuldade de coordenação motora que limita o desempenho em atividades como agarrar uma bola, andar de bicicleta, cortar comida, amarrar sapatos e escrever.

Quais as características de disgrafia?

Quais são as características da disgrafia? Como muitos de vocês sabem, esse transtorno é caracterizado pela dificuldade que a criança apresenta com a fluência da escrita em vários aspectos, desde a junção de palavras de maneira inadequada à utilização de pouca ou muita força na hora de escrever.

O que é a disgrafia?

Disgrafia é um transtorno específico de aprendizagem que prejudica a expressão escrita e as habilidades motoras finas, provocado por um distúrbio neurológico associado à dificuldade para redigir letras e palavras.

O que significa disgrafia e exemplos?

“Quando a letra é ilegível e/ou a criança escreve muito devagar por uma questão motora, falamos em disgrafia. Muitas pessoas acham que se trata de 'letra feia', mas não é: se a letra for feia, mas legível, e a criança escrever rápido, tudo bem, é uma característica.

O que é disgrafia e quais os sintomas?

Na disgrafia, os sintomas são muito relacionados ao ato motor: traços muito grossos ou finos, pequenos ou grandes, letras separadas ou ilegíveis, dificuldade em usar lápis ou caneta, letras trêmulas, borrões e desorganização geral no papel são alguns dos sinais.

Dispraxia - Transtorno do Desenvolvimento da Coordenação

36 questões relacionadas encontradas

Quais são as causas da disgrafia?

Entre as causas da disgrafia, acredita-se que estão os distúrbios da psicomotricidade em geral, e da percepto-motricidade em particular. No entanto, a disgrafia, assim como outros distúrbios de aprendizagem, não é considerada uma doença.

Como descobrir se a criança tem disgrafia?

A disgrafia é uma dificuldade de aprendizagem que afeta as crianças.
...
Quais os Sintomas de Disgrafia?
  1. Má organização da página;
  2. Texto sem unidade, desordenado;
  3. Aspeto do conjunto “sujo”;
  4. Letras deformadas;
  5. Choques entre as letras;
  6. Traços de má qualidade;
  7. Letras corrigidas diversas vezes;
  8. Enlaces mal feitos;

Quais são os tipos de disgrafia?

Existem dois tipos de disgrafia: a disgrafia motora e a disgrafia perceptiva.

Quais são as três categorias da disgrafia?

Quais os Tipos de Disgrafia que Existem?
  • Disgrafia Maturativa. Também chamada de evolutiva, consiste nas dificuldades sentidas pelas crianças na aprendizagem da escrita (de acordo com Portelano Pérez/1985 e Brueckner e Bond/1986).
  • Disgrafia Adquirida. ...
  • Disgrafia Perceptiva. ...
  • Disgrafia Motora. ...
  • Disgrafia Espacial.

Qual é a diferença entre dislexia e disgrafia?

Esta dificuldade acontece, com elevada frequência, em crianças com dislexia. Disgrafia é uma incapacidade específica de aprendizagem caracterizada por dificuldades em escrever as letras manuscritas de forma legível e correta. Esta dificuldade pode existir, ou não, em crianças com dislexia e disortografia.

Quem faz o diagnóstico de disgrafia?

Diagnóstico e tratamento da disgrafia

O diagnóstico da disgrafia geralmente é realizado logo após a criança entrar na escola e apresentar dificuldades de aprendizado. Pode ser identificado por professores, psicólogos, pedagogos e neuropediatras .

O que é a Deslalia?

Dislalia – O Que É? A dislalia configura um distúrbio da fala em que a criança sente dificuldade em articular corretamente as palavras.

Qual a diferença de disgrafia e disortografia?

A disortografia é diferente da disgrafia, pois ela está relacionada a uma deficiência que afeta as aptidões da escrita. Em outras palavras, a disortografia é uma dificuldade centrada na estruturação, organização e produção de textos escritos.

Quais são as principais características da dislexia?

Dislexia é um transtorno genético e hereditário da linguagem, de origem neurobiológica, que se caracteriza pela dificuldade de decodificar o estímulo escrito ou o símbolo gráfico. A dislexia compromete a capacidade de aprender a ler e escrever com correção e fluência e de compreender um texto.

Quais são as manifestações secundárias da disgrafia?

“A criança com este transtorno apresenta uma série de sinais ou manifestações motoras secundárias, os quais podemos citar a dificuldade em desenhar as letras, postura inadequada ao movimento de preensão do lápis ou outro instrumento de escrita, além de atribuir muita pressão ou ainda uma pressão insuficiente no papel, ...

Quais são as características da discalculia?

Crianças portadoras de discalculia são incapazes de identificar sinais matemáticos, montar operações, classificar números, entender princípios de medida, seguir sequências, compreender conceitos matemáticos, relacionar o valor de moedas entre outros.

O que é Dislalia e quais os sintomas?

A dislalia é uma alteração da fala em que a pessoa não consegue articular e pronunciar algumas palavras, principalmente quando possuem "R" ou "L", e, por isso, trocam essas palavras por outras com pronúncia semelhante.

Quando uma criança escreve de trás pra frente?

Escrita espelhada

Escrever palavras de trás para a frente, como se o texto tivesse sido colocado diante de um espelho, pode ser um sinal do distúrbio. A escrita espelhada decorre da dificuldade na formação de palavras e no aprendizado do alfabeto, presente nos disléxicos em idade escolar.

Quais as consequências da disgrafia?

Além disso, a letra ilegível pode, ainda criar outros obstáculos ao desenvolvimento escolar, segundo (FEDER & MAJNEMER, 2007) “Caligrafia ilegível pode criar uma barreira para o desenvolvimento de outras habilidades de ordem superior, como ortografia e composição de história.

Quais as consequências da disgrafia primária?

Uma criança com disgrafia tem por isso tendência a apresentar uma escrita desviante em relação à norma/padrão, isto é, uma "caligrafia deficiente", com letras pouco diferenciadas, mal elaboradas e mal proporcionadas, ou seja, a chamada "letra feia".

Qual é o conceito de disortografia?

A disortografia é a escrita incorreta, com erros e substituições de grafemas, alteração atribuída às dificuldades no mecanismo de conversão letra-som que interferem nas funções auditivas superiores e nas habilidades linguístico-perceptivas 14 .

Como ocorre a disortografia?

A disortografia tem com causa suspeita a aprendizagem incorreta da leitura, bem como da escrita, no inicio da fase de aprendizado. Em contrapartida, pode originar-se da insegurança ao escrever.

O que pode causar a dislalia?

A má oclusão dental, o freio da língua, o malformações no lábio (por exemplo, lábio leporino o fenda palatina), podem ocasionar a dislalia. Crianças com algum tipo de deficiência auditiva tem dificuldades na fala.

Qual é a diferença de dislalia e dislexia?

A dislexia não causa trocas de palavras ou letras como a dislalia, pois na maioria das vezes a criança que apresenta esse distúrbio não pode decifrar as letras nem as palavras.

O que é o transtorno de aprendizagem?

São transtornos que causam discrepâncias entre o potencial e os níveis reais de desempenho acadêmico, assim como as previsões das habilidades intelectuais da pessoa. Os transtornos de aprendizagem envolvem deficiências ou dificuldades na concentração, atenção, linguagem ou processamento visual de informações.

Artigo anterior
O que são verbos regulares em inglês exemplos?
Artigo seguinte
Qual o conceito de justificação?