Como se calcula o índice terapêutico?

Perguntado por: António Rocha  |  Última atualização: 18. April 2022
Pontuação: 4.9/5 (56 avaliações)

O índice terapêutico de um fármaco é a razão entre a dose tóxica e a dose capaz de produzir a resposta clinicamente desejada. Na prática, o índice terapêutico é calculado a partir da razão entre a dose letal da droga para 50% da população (DL50), pela dose mínima efetiva em 50% da população (DE50).

Qual é o índice terapêutico?

O índice terapêutico (razão da concentração tóxica mínima para a concentração média efetiva) ajuda a determinar a eficácia e a segurança do fármaco. O aumento da dose de um fármaco com um índice terapêutico pequeno amplia a probabilidade de toxicidade ou ineficácia do fármaco.

Como calcular a janela terapêutica?

Quais são os principais fatores que determinam a janela terapêutica?
  1. Dose. ...
  2. Via de Administração. ...
  3. Horário de administração de doses. ...
  4. Período de Latência. ...
  5. Duração do Efeito. ...
  6. Faixa de Efeito Mínimo Desejado ou Efeito Desejado. ...
  7. Faixa de Reação Adversos ou Faixa de Efeito Tóxico Mínimo.

Quanto maior o índice terapêutico?

■ ÍNDICE TERAPÊUTICO

Trata-se de uma relação de doses determinadas experimentalmente: a menor dose capaz de induzir um efeito indesejável (tóxico) e a dose ne- cessária para o efeito terapêutico. Quanto maior for o índice terapêutico (IT), mais seguro será o xenobiótico e maior a “janela terapêutica” do me- dicamento.

O que é índice terapêutico amplo?

Índice terapêutico

Um dos objetivos ao criar um fármaco é o de ter uma grande diferença entre a dose eficaz e a dose que causa efeitos adversos. Uma grande diferença é chamada de amplo índice terapêutico, taxa terapêutica ou janela terapêutica.

Farmacologia 2.0: Aula 4 - Índice Terapêutico

31 questões relacionadas encontradas

Quanto menor o índice terapêutico?

Um índice terapêutico alto é preferível a um baixo, pois a dose necessária para atingir o limite tóxico seria muito maior que aquela necessária para atingir o efeito terapêutico.

O que significa dizer que um fármaco apresenta baixo índice terapêutico?

Substância de baixo índice terapêutico: é aquela que apresenta estreita margem de segurança, cuja dose terapêutica é próxima da tóxica.

Quanto maior o índice terapêutico de um fármaco maior sua segurança?

Quanto maior é o valor do Índice Terapêutico ou da Margem de Segurança de uma substância, menor será o risco de promover intoxicação.

Quanto menor a DL50 mais seguro e o medicamento?

Medicamentos que possuem valores de IT acima de 10 são considerados seguros, com elevada seletividade e especificidade, com reduzidas probabilidades de causarem efeitos adversos, porém, a maioria apresentam uma janela terapêutica estreita (IT<10), devendo ser administrados com cautela.

O que é efeito terapêutico?

O efeito terapêutico é o efeito benéfico e desejado que o medicamento provoca no organismo quando administrado.

O que é janela terapêutica de um fármaco?

► Janela terapêutica → é a extensão de tempo em que a concentração do medicamento oferece o desejado efeito: quando reduzida, o efeito está aquém do desejado e, quando acima, aparecem os efeitos tóxicos.

O que é concentração terapêutica?

A concentração terapêutica situa-se entre as concentrações geradoras de efeito mínimo eficaz (limite mínimo) e efeito tóxico (concentração máxima tolerada, limite máximo). A relação entra as concentrações terapêuticas e tóxicas é chamada índice terapêutico (I.T.)

Quais as 4 etapas da farmacocinética?

A farmacocinética se divide em absorção, distribuição, metabolização e excreção.

O que são farmacos de índice terapêutico estreito?

Definição de Termos Índice terapêutico estreito – as concentrações terapêuticas dos medicamentos estão muito próximas das concentrações tóxicas.

Quais os tipos de doses?

Em farmacologia, a dose também apresenta subdivisões
  • Dose de ataque. É a dose de um medicamento capaz de elevar rapidamente a concentração de um fármaco na corrente sanguínea, a fim de que se obtenha o resultado terapêutico mais rapidamente.
  • Dose de manutenção. ...
  • Dose mínima. ...
  • Dose máxima. ...
  • Dose tóxica. ...
  • Dose letal.

Quanto maior o DL50?

O LD50 é frequentemente usado como um indicador da toxicidade aguda de uma substância; quanto maior a dose que será letal, menos tóxica é considerada.

Qual é a relação entre o risco tóxico e a DL50?

DL50 aguda para algumas substâncias químicas

Se a dose de uma substância for suficientemente alta poderá ser perigosa para qualquer ser vivo, assim como também se a dose de uma substância muito tóxica for baixa não produzirá efeito adverso nenhum.

O que o parâmetro DL50 representa e qual a sua utilidade?

A toxicidade da maioria dos agrotóxicos é expressa em valores referentes à Dose Média Letal (DL50), por via oral, representada por miligramas do ingrediente ativo do produto por quilograma de peso vivo, necessários para matar 50% da população de ratos ou de outro animal teste.

Quanto maior a eficácia maior a potência de um fármaco?

Potência, eficiência e eficácia

Por exemplo, se 5 mg do medicamento A aliviam a dor com a mesma eficácia que 10 mg do medicamento B, o medicamento A é duas vezes mais potente que o medicamento B. A eficiência é a capacidade do medicamento de produzir um efeito (como redução da pressão arterial).

Como é avaliado a segurança de um fármaco?

Esse processo é chamado de ensaio clínico. Esta etapa tem o objetivo de verificar se a substância candidata a fármaco é eficaz e segura, além de analisar como a nova substância se espalha pelo corpo, como é eliminada e sua segurança.

Por que o fato de um fármaco ter baixo índice terapêutico significa que os profissionais devem ter maior cuidado na sua administração?

Devido as grandes diferenças individuais, tanto na manignitude, quanto na extensão dos processos de absorção, distribuição, metabolismo e excreção dos fármacos, uma mesma dose pode ter efeitos distintos em diferentes indivíduos, inclusive no mesmo paciente em momentos diferentes, em função das suas características ...

Quais são os medicamentos de baixo índice terapêutico?

As substâncias de baixo índice terapêutico são: Ácido Valpróico, Aminofilina, Carbamazepina, Ciclosporina, Clindamicina, Clonidina, Clozapina, Digoxina, Disopiramida, Fenitoína, Lítio, Minoxidil, Oxcarbazepina, Prazosin, Primidona, Procainamida, Quinidina, Teofilina, Verapamil (cloridrato) e Varfarina.

O que precisa para manipular baixo índice terapêutico?

Conforme RDC 67/2007 as farmácias de manipulação são autorizadas a manipular substâncias de baixo índice terapêutico via oral se a mesma apresentar os recursos exigidos pela legislação e, consequentemente, obter a licença sanitária expedida pela vigilância sanitária local.

Quais os 4 processos envolvidos na farmacocinética explique como cada um funciona de forma breve?

A farmacocinética é o caminho percorrido pelo fármaco no organismo, ou seja, são as etapas que ocorrem desde a administração (absorção), distribuição, metabolização (biotransformação) e saída (excreção) do medicamento.

Quais as quatro propriedades farmacocinéticas?

Uma vez administrado por uma das várias vias disponíveis, quatro propriedades farmacocinéticas (absorção, distribuição, biotransformação e excreção) determinam a velocidade do início da ação, a intensidade do efeito e a duração da ação do fármaco.

Artigo anterior
Como passar de complemento de 2 para decimal?
Artigo seguinte
Para que serve a seringa de 10ml?