Como se calcula o fator de empacotamento?

Perguntado por: Alícia Mia Miranda de Pinto  |  Última atualização: 27. April 2022
Pontuação: 4.9/5 (67 avaliações)

fator de empacotamento = volume de 1 átomo (esfera) x 2 átomos / volume do cubo.

Como calcular o fator de empacotamento CFC?

fator de empacotamento = volume de 1 átomo (esfera) x 4 átomos / volume do cubo.

O que é um fator de empacotamento?

Fator de empacotamento atômico (FEA)

representa a fração do volume de cada célula unitária que é ocupada pelos átomos.

Como calcular o fator de empacotamento do NaCl?

Este fator é calculado através da pura geometria espacial e plana. Por exemplo , podemos calcular o FEA para o sal de cozinha , NaCl , que apresenta uma célula unitária com reticulado CFC(como na figura abaixo). Definimos o FEA , como: FEA = N x Volume dos átomos/ Volume da célula unitária.

Qual o fator de empacotamento da estrutura CCC?

A rede cúbica de corpo centrado é uma rede cúbica na qual existe um átomo em cada vértice e um átomo no centro do cubo. Os átomos se tocam ao longo da diagonal. Fator de empacotamento da CCC = 0,68.

Calculo do Fator de empacotamento (CS, CCC e CFC)

36 questões relacionadas encontradas

Qual o fator de empacotamento atômico de uma célula CCC e de uma célula CFC?

Os mais comuns empacotamentos esféricos de sistemas atômicos e seus fatores de empacotamento são: Cúbica de Corpo Centrado (CCC): 0,68. Cúbica de Face Centrada (CFC): 0,74.

Como calcular o parâmetro de rede?

No caso da estrutura CS, o parâmetro de rede é dado pelo tamanho da aresta deste cubo, ou seja, a=2R, onde R é o raio atômico.

Como calcular volume da célula unitária?

Exemplo 1: Mostre que para a estrutura cúbica de corpo centrado, o comprimento da aresta da célula unitária “a” e raio atômico “R” estão relacionados através da expressão a = (4*R)/(3)1/2. Isto significa que 68 % do volume da célula unitária CCC está ocupado pelos átomos e os restantes 32 % é espaço vazio.

O que é uma estrutura de empacotamento compacto?

O empacotamento compacto com padrão de camada ABAB... onde A simboliza camadas que têm esferas diretamente acima uma das outras e igualmente para B, origina uma estrutura com uma célula unitária hexagonal, e é assim denominado empacotamento compacto hexagonal.

O que é um defeito cristalino?

É uma imperfeição ou um "erro" no arranjo periódico regular dos átomos em um cristal. O tipo e o número de defeitos dependem do material, do meio ambiente, e das circunstâncias sob as quais o cristal é processado.

O que é número de coordenação é do que depende o que é fator de empacotamento?

Número de coordenação se refere ao número de átomos de contato. Não depende do números de ligações covalentes que o átomo pode compartilhar e do fator de empacotamento. Cúbica de Face Centrada (CFC): NC = 12 Cúbica de Corpo Centrado (CCC): NC = 6 Hexagonal Compacta (HC): NC = 6.

O que é CCC é CFC?

(CCC) cúbica de corpo centrado, (CFC) cúbica de face centrada e (HC) hexagonal compacta. Na (CCC) existe um átomo em cada vértice de um cubo e um outro átomo no centro do mesmo, esta estrutura pode ser encontrada no tungstênio, tântalo, bário, nióbio, lítio, potássio, vanádio, cromo, etc...

O que é estrutura CCC?

Esta é uma célula unitária de uma estrutura cúbica de corpo centrado, ccc. Como visto, ela contém um átomo em cada vértice do cubo e um átomo em seu centro.

O que é parâmetro de rede de uma célula unitária?

O parâmetro de rede da célula unitária é a combinação de comprimentos de aresta da célula unitária e de ângulos interaxiais que define a geometria da célula unitária. É a distância entre dois pontos de rede denominada por “a” sendo a0 a distância entre dois átomos nas condições normais de temperatura e pressão.

Como determinar a estrutura cristalina?

Para cada possível localização dos átomos, íons ou moléculas em determinados pontos, há uma classificação das estruturas cristalinas em redes de Bravais. Assim, pode-se representar por uma tabela com os dados de uma das sete classificações acima, de acordo com o material escolhido.

Como calcular o número de átomos por célula unitária?

  1. Número de átomos na célula unitária. Na= 6x1/2 + 8x(1/8) = 4.
  2. Relação entre a e r. 4R = a √ 2 => a = 2R√2.
  3. Fator de empacotamento atômico. FEA.

Como saber qual elemento tem o maior raio atômico?

Na tabela periódica, o raio atômico aumenta de cima para baixo na posição vertical. Já na horizontal, eles aumentam da direita para esquerda. O elemento químico que possui maior raio atômico é o Césio (Cs).

Como ver o raio atômico na tabela periódica?

Na tabela periódica, o raio atômico aumenta de cima para baixo e da direita para a esquerda.

Qual é a relação entre o tamanho da aresta a da célula CCC E o raio atômico?

CÚBICA DE CORPO CENTRADO (CCC)

A relação entre o raio atômico, R, e a aresta do cubo, a, é dada por: O número de átomos por célula unitária é igual a 2. O número de coordenação é igual a 8. Exemplos de metais CCC: Fe-α, cromo, tungstênio, molibdênio.

Qual tipo de estrutura tem o fator de empacotamento mais eficiente?

Ou seja, 74% desta célula unitária são efetivamente preenchidos por átomos, que é o valor máximo do índice de ocupação que pode ser conseguido quando se considera o átomo como uma esfera rígida de raio definido. Desta forma, o empacotamento da célula unitária CFC é o mais eficiente possível.

Artigo anterior
Qual é o melhor aplicativo de relacionamento grátis?
Artigo seguinte
Quem não pode usar colírio?