Quais os fatores que geram os deslizamentos das encostas?

Perguntado por: Iara Ema Soares de Coelho  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.9/5 (58 avaliações)

São fatores antrópicos que potencializam os deslizamentos: desmatamento de encostas; construções em morros e serras; descarte irregular de lixo e outros dejetos.
...
São fatores naturais causadores dos deslizamentos:
  • chuvas intensas;
  • solos que absorvem muita água e rochas impermeáveis;
  • relevos acentuados.

O que pode causar deslizamentos?

Os motivos que desencadeiam esse processo estão ligados à retirada da cobertura vegetal de áreas de relevo acidentado, habitação humana em locais impróprios, oferecendo condições propícias para o desenvolvimento de deslizamentos em encostas.

Quais as causas mais frequentes dos deslizamentos de terra e suas consequências?

Os deslizamentos de terra podem ser iniciados em declives já à beira do movimento por chuvas, derretimento da neve, mudanças no nível da água, erosão do riacho, mudanças nas águas subterrâneas, terremotos, atividade vulcânica, perturbação das atividades humanas ou qualquer combinação desses fatores.

Quais são as principais causas das enchentes?

Várias são as causas das enchentes urbanas mas, entre as principais, relacionamos as chuvas, o tipo de piso, lixo nos bueiros, erros de projeto (drenagem insuficiente) e a ocupação irregular do solo.

Quais são as consequências do desmatamento das encostas?

Além disso, as áreas de encosta, nas margens dos cursos d'água, sofrem com o aumento da erosão, o que faz com que mais terra e rochas sejam “jogadas” no leito dos rios, o que provoca o seu enfraquecimento.

Deslizamento de Encostas! Por quê ocorre e como evitar!

39 questões relacionadas encontradas

Onde é mais comum ocorrer esses deslizamentos?

Deslizamentos de terra são um fenômeno de origem natural, porém potencializado pela ação antrópica, ou seja, pela atividade humana. Acontece mais comumente em áreas de relevo acidentado, como serras e morros, e é caracterizado pelo movimento descendente do solo e/ou fragmentos de rocha e outros detritos pelas encostas.

O que posso fazer para evitar um deslizamento?

Drenagem da superfície e do subsolo

A água é um dos fatores principais nos deslizamentos de terra. Por isso, melhorar a drenagem da superfície e do subsolo no local pode aumentar a estabilidade de uma inclinação propensa a deslizamentos.

O que fazer para evitar deslizamentos de terra?

Confira agora como evitar um deslizamento:
  1. O mais principal: não destruir a vegetação das encostas;
  2. Em caso de vazamentos, deve-se consertar o mais rápido possível e não deixar a água escorrendo pelo chão.

Como proteger encosta?

Veja alguns métodos utilizados na proteção e contenção de encostas:
  1. lona: o material atua impedindo que a água penetre no solo e facilita o escoamento, portanto, mantém a coesão entre as partículas. ...
  2. vegetação: grama ou plantas rasteiras são uma proteção superficial do solo.

Como evitar queda de barranco?

Além da drenagem, o plantio de árvores pode proteger o barranco. Alguns espécimes tem enraizamento profundo, que funciona como estaca. É o caso do eucalipto, que cresce cinco metros para cima e tem cerca de três metros de raiz. Ela forma uma espécie de aramado, travando o terreno.

Por que a forma como os morros são ocupados favorecem os deslizamentos?

Primeiro, porque as construções vão eliminando a cobertura vegetal da área. Segundo, porque a terra extraída para aplainar o morro na área habitada geralmente é jogada para baixo e fica “solta”. Por último, porque as vilas criadas nas encostas criam lacunas, que podem “canalizar” (e intensificar) os deslizamentos.

Por que é comum acontecer inundações e deslizamentos nas áreas urbanas de alguns municípios brasileiros nos períodos chuvosos?

Mas as causas mais comuns das enchentes nas cidades estão relacionadas com os efeitos nocivos de algumas práticas humanas sobre o meio ambiente. A primeira delas é a poluição excessiva, que entope bueiros e galerias construídas para reter e impedir o acúmulo de água das chuvas nas ruas.

Porque são colocadas lonas plásticas nas encostas dos morros?

O recobrimento da área da fenda com lonas plásticas reduz a infiltração direta de água através da fenda, porém, sem o redirecionamento das águas que se infiltram na superfície da encosta, representa uma solução tópica, de pequeno efeito.

Qual o pior desastre natural do Brasil?

Rompimento da barragem em Brumadinho (2019)

O rompimento da barragem em Brumadinho foi caracterizado como o maior acidente de trabalho no Brasil, e um dos maiores desastres ambientais da história do país. Ao todo, a enchente causada pelos dejetos tirou 270 vidas, das quais seis estão desaparecidas até hoje.

Qual foi a maior tragédia do Brasil?

O rompimento da barragem B1, da Vale, na mina Córrego do Feijão, em Brumadinho (MG) é o maior acidente de trabalho da história do Brasil. A tragédia, que aconteceu em 25 de janeiro de 2019, deixou 270 pessoas mortas e outras 11 desaparecidas.

Quais são os desastres naturais que ocorrem no Brasil?

Desastres ambientais no Brasil
  1. Vazamento de óleo do petroleiro Tarik Iba Ziyad na Baía de Guanabara (1975) ...
  2. Vale da Morte em Cubatão (1980) ...
  3. Incêndio na Vila de Socó em Cubatão (1984) ...
  4. Acidente com césio-137 em Goiânia (1987) ...
  5. Vazamento de óleo na Baía de Guanabara (2000)

O que segura barranco?

O ideal é serpentear caminhos com materiais permeáveis como pedras, madeira, lajotas, tijolos – assentados numa superfície de areia -, e pedriscos, para facilitar a absorção da água.

Qual a melhor planta para segurar barranco?

Mas uma planta muito utilizada é a Grama-amendoim (Arachis repens) ou o Amendoim-forrageiro (Arachis pintoi), mas procure um profissional da sua região, para uma melhor avaliação.

O que plantar para segurar encosta?

Plantas gramíneas e rasteiras, ou de forração, que ajudam na retenção do solo. Entre elas citamos a grama bermuda (Cynodon dactylon) e a grama batatais (Paspalum notatum). A implantação de áreas gramadas em terrenos em encosta, passa pela preparação do solo, o que deve ser feito com cuidado.

Qual a melhor planta para talude?

A robínia (Robinia pseudoacacia) foi apreciada por isso durante muito tempo. Como ela temos o espinheiro-marítimo (Hippophae), o marmeleiro do Japão, o abrunheiro e o ulmeiro que figuram entre os melhores. Em zonas de sombra a escolha é mais reduzida, mas a hera é o melhor para guarnecer um talude que não receba sol.

O que plantar num talude?

Entre as plantas mais recomendadas para plantio em jardins inclinados estão as Arachis spp, Wedelia spp, Hedera spp, entre outras.

O que plantar em um talude?

A escolha da melhor grama para talude

Em áreas de sol pleno, a melhor opção de grama para talude é a grama esmeralda. Além de seu enraizamento seguro, essa gramínea não afeta os biomas e possui fácil manuseio e manutenção, desde que os cuidados com rega e adubação sejam seguidos cuidadosamente.

Como segurar terra em barranco?

Para que os tapetes de grama se fixem no barranco é preciso utilizar as chamadas estacas, que nada mais são do que gravetos cortados a uma altura de no máximo 20 cm que servirá de apoio até que a grama brote e gere raízes por conta própria.

Como segurar barranco de terra?

Construa canaletas para impedir o fluxo de água no solo

Se houver água correndo nas encostas, solicite através da Prefeitura, empresas especializadas que possam construir canaletas ou outros tipos de cerco na região. Além disso, não amontoe sujeira e lixo em lugares inclinados, porque eles entopem a saída de água.

Artigo anterior
O que é imperativo categórico é hipotético?
Artigo seguinte
Quanto pesa um vídeo de 1 hora?