Como sair de uma gravidez psicológica?

Perguntado por: Érika Melissa Barbosa Anjos  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.9/5 (45 avaliações)

O tratamento para gravidez psicológica pode ser feito com o uso de medicamentos hormonais para regularizar a menstruação, mas também é fundamental o acompanhamento de um psicólogo ou psiquiatra para eliminar as causas que levaram ao desenvolvimento desse problema.

Como saber se estou tendo uma gravidez psicológica?

Entre os sintomas de gravidez psicológica, podemos ressaltar:
  1. Ausência de menstruação;
  2. Náuseas e enjoos matinais;
  3. Desejos alimentares;
  4. Ganho de peso;
  5. Sonolência;
  6. Aumento do volume abdominal;
  7. Crescimento das mamas;
  8. Seios doloridos;

Quanto tempo dura uma gravidez psicológica?

Qual o tratamento da gravidez psicológica? O tratamento de uma gravidez psicológica não é simples, pois é uma situação delicada, não é necessariamente um problema médico, mas mais psicológico, onde os sintomas podem durar de algumas semanas a 9 meses. Em alguns casos podem até durar anos.

Como tirar a paranoia de estar grávida da cabeça?

Procure ajuda! Caso a mulher reconheça que existe um exagero da parte dela em relação à preocupação com a gravidez, aproximando-se de uma paranoia, o ideal é procurar a orientação de um profissional de saúde mental.

O que fazer para evitar uma gravidez psicológica?

Como evitar a gravidez psicológica
  1. Procurar apoio psicológico durante o planejamento da gestação;
  2. Procurar apoio psicológico após tentativas mal sucedidas de engravidar;
  3. Procurar apoio psicológico caso tenha medo de engravidar, para esclarecer todas as dúvidas sobre ser mãe;

GRAVIDEZ PSICOLÓGICA, sintomas, tratamentos e como descobrir se estou passando por ela

43 questões relacionadas encontradas

O que causa gravidez química?

As causas da gravidez química ainda são incertas para a medicina. Alguns médicos chegaram à conclusão que ela pode ocorrer por alguma insuficiência genética do embrião, que pode fazer com que ele não consiga se fixar devidamente no útero.

O que faz a barriga crescer na gravidez psicológica?

“Os neurotransmissores envolvidos no estresse podem alterar a produção de hormônios como a prolactina e o LH, que simulam uma gravidez”, explica Renata. A ação da prolactina pode distender o intestino – e fazer a barriga parecer maior – e até fazer o seio produzir leite.

Estou com paranoia de estar grávida?

Na gravidez psicológica, também chamada de gravidez fantasma ou pseudocysesis, a mulher acredita estar esperando um bebê, mas não está de fato grávida. A mulher apresenta sintomas comuns da gravidez, como cansaço, náusea e seios inchados, e a sua barriga pode até mesmo aumentar ligeiramente.

Estou com muito medo de gravidez?

A tocofobia é quando, em razão desses receios e dúvidas, o casal, ou a mulher, tem pânico pela possibilidade de engravidar em algum momento”, esclarece Cabral. De acordo com a especialista, é nesse processo que pensamentos negativos sobre a gestação aparecem, como “é muito ruim, é doloroso, é muito angustiante”.

Estou surtando achando que estou grávida?

Sintomas de Gravidez Psicológica

Há mulheres que passam semanas e até meses sentindo uma gravidez que não existe fisicamente, essa gravidez pode trazer sintomas como enjoos, náuseas, sono, fome, falta de menstruação, hormônios alterados e todos os demais que são característicos de uma gravidez.

Quem tem gravidez psicológica menstrua?

Quais são os sintomas de uma gravidez psicológica? A gravidez psicológica se caracteriza pelo aumento do volume do abdômen, ausência regular da menstruação, enjôo, dor nos seios, e alteração no nível dos hormônios da mulher. Há mulheres que passam semanas e até meses sentindo os sintomas de uma gravidez psicológica.

O que pode ser confundido com uma gravidez?

Sim, existem doenças com sintomas parecidos com gravidez, como câncer de ovário e mioma. Eles podem distender o abdômen, causar inchaço e aumentar a frequência urinária, podendo ser confundidos com uma gestação. Porém, nenhuma dessas doenças provoca atraso menstrual, que é o principal sintoma de gravidez.

Como apertar a barriga para saber se está grávida?

Tem como saber se está grávida apertando a barriga? Algumas mulheres podem afirmar que sentem uma “pequena bolinha” na barriga, mas na verdade não é uma forma segura de se confirmar a gravidez. A melhor forma de confirmar é através dos testes de farmácia ou de sangue em laboratório.

Tem como saber se estou grávida pelo umbigo?

A barriga de grávida começa a “crescer” abaixo do umbigo, que é a região onde fica localizado o útero, e este emerge da pélvis. Ela também vai ficando mais dura e o umbigo se sobressai. Com isso é possível notar uma leve saliência ou “inchaço” neste local.

É possível ter todos os sintomas de gravidez e não estar grávida?

Resumindo: todos os sintomas de gravidez podem não ser de gravidez! É muito triste, mas nem todos os sintomas querem realmente dizer que são de gravidez, a maioria deles é apenas sinal de que tem hormônios em atividade e podem sinalizar até mesmo uma TPM.

O que aconteceu com o bebê de Laiane?

Mulher diz que filho sumiu após o parto e hospital paulista está sendo investigado. No dia 26 de dezembro de 2012, a ajudante de cozinha Layane Cardozo Santos, 19 anos, disse que sentiu fortes dores abdominais e apresentou sangramentos em plena 39ª semana de gestação, segundo ela.

O que fazer para perder o medo de engravidar?

Converse com um psicólogo, ele é o profissional que pode lhe ajudar a saber de onde esses “medos” se originam e lhe oferecer as ferramentas certas para lidar com eles.

O que fazer para ficar grávida?

O que fazer para engravidar mais rápido
  1. Ter relações no período fértil. Algumas mulheres têm maior facilidade de engravidar se a relação sexual acontecer 3 dias antes do dia mais fértil. ...
  2. Comer mais vitaminas e minerais. ...
  3. Comer menos carboidratos. ...
  4. Ter um orgasmo em simultâneo com o parceiro. ...
  5. Fazer exercício regularmente.

Quais os sintomas de uma gravidez escondida?

Sintomas de gravidez pouco conhecidos
  • Dores e inchaço nas mamas. Muito comum na fase pré-menstrual, o sintoma pode também se repetir em caso de gravidez devido à alteração das taxas hormonais. ...
  • Sangramento. ...
  • Cólicas. ...
  • Falta de ar. ...
  • Sangramento na gengiva. ...
  • Olfato aguçado. ...
  • Perda de roupas. ...
  • Constipação.

Pode dar positivo no teste de farmácia e não estar grávida?

Um teste de gravidez funciona detectando o hormônio hCG, que geralmente só está presente em seu corpo se você estiver grávida. Um resultado de teste de gravidez positivo significa quase certeza de que você está grávida. Um verdadeiro falso positivo, quando você nunca esteve grávida, é incrivelmente raro.

Quanto tempo pode durar uma gravidez química?

Você deve considerar um atraso caso não menstrue após 35 dias. Se, mesmo assim, você ainda não estiver muito certa sobre esse período, busque ajuda do seu ginecologista.

O que faz perder o bebê no início da gravidez?

São fatores de risco:

Vício em álcool e em drogas ilícitas. Uso de medicamentos, como anti-inflamatórios, caso ingeridos perto do período de concepção. Baixo ou alto peso: Mulheres com o Índice de Massa Corporal (IMC) inferior a 18,5 ou superior a 25 também têm maiores chances de perder o bebê.

Como é a menstruação depois de uma gravidez química?

A gravidez química acontece muito! Muitas vezes, a mulher tem a menstruação atrasada e espera alguns dias sem o teste. Aí, fica menstruada e nem se dá conta do que houve. A menstruação, mesmo com o atraso, vem estranha, mais vermelha e em mais quantidade que o normal, cheia de coágulos e mais intensa.

Quando está grávida se aperta a barriga dói?

A dor no pé da barriga é uma situação bastante frequente na gravidez e acontece principalmente devido à expansão do útero e deslocamento dos órgãos abdominais para acomodar o bebê em desenvolvimento. Assim, é comum que à medida que o bebê cresce, a mulher sinta desconforto e uma dor leve e passageira no pé da barriga.

O que acontece se ficar apertando a barriga?

Para os bebês, a compressão do útero pode ocasionar a dificuldade em receber nutrientes e oxigênio pelo cordão umbilical ou placenta. Em casos mais graves, pode contribuir para um parto prematuro.

Artigo anterior
Quando teve início a Igreja de Jesus Cristo?
Artigo seguinte
Quanto é para tirar nada consta?