Como saber si lá glândula de Bartholin está infectada?

Perguntado por: Isabela Sara de Barbosa  |  Última atualização: 19. Januar 2025
Pontuação: 4.7/5 (61 avaliações)

Diagnóstico. O diagnóstico é realizado através do exame físico ginecológico. Durante o exame ginecológico, é possível observar o aumento do volume da glândula de Bartholin, assim como a presença de sinais inflamatórios locais (vermelhidão, inchaço, aumento da temperatura) e dor intensa ao examinar a região.

Como saber se a bartolinite está infeccionada?

Os principais sintomas da bartolinite são: dor extrema, inchaço, vermelhidão, edema, formação de pus, calor e desconforto no local. A doença também ocasiona dificuldade ao andar, sentar e de ter relações sexuais. Além dos sintomas citados, algumas pacientes também podem apresentar febre.

O que fazer quando a glândula de Bartholin está inflamada?

Um autocuidado indicado para a bartolinite é a realização de banhos de assento com água morna para diminuir a inflamação das glândulas de Bartholin. É recomendado especialmente para os casos em que o pus acumulado na glândula saiu sem a necessidade da drenagem por cirurgia.

Como tirar o pus da glândula de Bartholin?

Como é feito o tratamento

O tratamento da glândula de Bartholin inflamada com sintomas deve ser orientado pelo ginecologista, mas geralmente é feito com remédios anti-inflamatórios e analgésicos e, quando há infecção, com antibióticos e banhos de assento com água quente para aliviar a inflamação e eliminar o pus.

Quanto tempo demora para curar a bartolinite?

Se esse cisto for infectado por bactérias, tem-se uma condição chamada bartolinite, bartholinite ou abscesso da glândula de Bartholin. A bartolinite pode durar, em média, de três a cinco dias. Quando o abscesso precisa ser drenado, a recuperação pode demorar cerca de quatro semanas.

Glandula de Bartholin | bartolinite | O que é, sintomas, tratamentos e causas

19 questões relacionadas encontradas

Qual o antibiótico indicado para bartolinite?

Amoxicilina/ácido clavulânico: 875 mg, via oral, duas vezes ao dia por 7 dias; Clindamicina: 400 mg, via oral, uma vez ao dia, por 7 dias; Cefixima: 400 mg, via oral, uma vez ao dia, por 7 dias.

Qual o melhor antibiótico para bartolinite?

No processo inflamatório inicial da Bartolinite estão indicados antibióticos cujo uso se estende por 14 dias e que podem ser escolhidos entr: Doxiciclina (100mg VO 12/12h) Ofloxacina (400mg VO 12/12h)

Qual a melhor pomada para bartolinite?

Existe pomada para bartolinite? Segundo a ginecologista Karina Tafner, não existe pomada que trate a bartolinite. O tratamento é feito apenas com medicamentos por via oral e cirurgia para drenar o cisto infectado.

Quando a bartolinite é grave?

Bartolinite é grave? Na maioria dos casos, a doença regride com o tratamento. Os casos mais graves podem formar um abscesso (cisto com pus e restos orgânicos) e ser necessário a drenagem do pus. Mesmo assim, não há complicações mais graves.

Como drenar a glândula de Bartholin em casa?

Os pequenos quistos indolores da glândula de Bartholin poderão ser tratados, em casa, apenas com banhos de assento com água quente ou com a aplicação local de compressas quentes porque promovem a desobstrução e drenagem da glândula.

É normal ter bartolinite?

“Algumas mulheres podem desenvolver um cisto benigno, sem dor, sem incômodo e, portanto, sem infecção, e nesse caso nada precisa ser feito. Mas até 2% vão enfrentar a bartolinite, que é a inflamação dessa glândula, por entupimento ou por bloqueio do duto.

Quando a glândula de Bartholin estoura sozinha?

Mesmo com a drenagem espontânea em casa, a avaliação médica é importante. Você pode precisar de medicações como antibióticos e procedimentos cirurgicos podem ser necessários. A não realização do tratamento correto pode provocar retorno na bartholinite. Não tenha relações sexuais até realizar a sua avaliação médica.

O que pode ser confundido com bartolinite?

Uma causa que pode ser confundida com bartolinite é a fistula anal com drenagem para períneo e vulva. Essa fistula não é facilmente vista na colonoscopia e no enema. A hemorroida não provoca a fistula. O tratamento quase sempre é cirúrgico.

Que cor é o pus da bartolinite?

Sintomas dos cistos ou abscessos das glândulas de Bartholin

Eles podem interferir com o ato de se sentar, caminhar ou com a atividade sexual. Caso o cisto fique infeccionado (formando um abscesso), ele causa dor intensa e, às vezes, febre. Os abscessos são sensíveis ao toque. A pele sobre eles fica vermelha.

Como curar bartolinite rápido?

A retirada do Cisto de Bartholin é um procedimento rápido, feito no hospital através de bisturi ou através do uso de laser. A técnica mais atual, hoje, é o que chamamos de vaporização da cápsula da glândula de Bartholin. Trata- se de uma “queimada” da cápsula com o uso de laser CO2.

O que acontece se não tratar bartolinite?

Com a infecção, pode acontecer o crescimento do quisto, causando, também, ruborização e quentura quando o local é tocado. Dessa forma, durante sua fase inicial, a bartolinite pode ser indolor. Porém, pode se tornar incomodativa, impossibilitando, até mesmo, que a mulher possa caminhar ou sentar confortavelmente.

Como é transmitida a bartolinite?

Já a bartolinite infeccionada pode ocorrer após relações sexuais desprotegidas, pois as bactérias Neisseria gonorrhoeae e Chlamydia trachomatis são capazes de infectar a glândula de Bartholin.

Qual Bactéria causa bartolinite?

Principais etiologias da bartolinite

Os patógenos mais frequentes envolvidos na infecção são: Chlamydiatrachomatis. Neisseriagonorrhoeae. Escherichia coli.

Quais os riscos da glândula de Bartholin?

A obstrução da glândula de Bartholin causa a retenção de secreções, com dilatação do ducto e formação do cisto². Embora benigna, a lesão está associada a desconforto significante das pacientes. O sintoma mais descrito é dor local, que pode piorar ao andar, sentar ou durante as relações sexuais¹,².

O que fazer para sumir o cisto de Bartholin?

Se o cisto de Bartholin não apresenta infecções de repetição, não incomoda na relação e não incomoda nas atividades de vida habituais, nenhum tratamento medicamentoso ou cirúrgico deverá ser feito. Não há formas de previnir o retorno ou crescimento do cisto de glândula de Bartholin.

Quem tem bartolinite tem DST?

A bartolinite esta ligada a alguma DST? E uma vez tratada tem como voltar? A bartolonite pode sim estar relacionada a agentes infecciosos sexualmente transmissíveis mas também pode estar associado a bactérias comuns as infeccioso de urina e de pele!

Pode passar nistatina na bartolinite?

Não serve, para tratamento de bartolinite com processos infeccioso é necessário antibiótico oral.

Qual exame detecta Bartholin?

O diagnóstico dos cistos da glândula de Bartholin é geralmente por exame da vulva. Se houver drenagem de secreção do cisto pode-se fazer cultura do material para investigar infecções sexualmente transmissíveis.

Porque a bartolinite volta?

A glândula de Bartholin retirada não volta. No entanto, se você apenas realizou a drenagem e não retirou a glândula, ela pode voltar. Lembre que você tem glândula de Bartholin do outro lado que também pode obstruir, infeccionar e inflamar. Algumas mulheres podem ter mais de uma glândula de Bartholin de cada lado.

Como fazer compressa quente para bartolinite?

Compressas quentes: Aplique compressas quentes na área afetada para ajudar a aliviar o desconforto e promover a drenagem do cisto. Mergulhe uma toalha limpa em água morna, esprema o excesso de água e aplique na área por 10 a 15 minutos, várias vezes ao dia.

Artigo anterior
Quanto tempo a droga fica no sangue?
Artigo seguinte
Pode se casar de novo?